Um Amor para Recordar - Nicholas Sparks.

Título: Um Amor para Recordar.

Original: A Walk to Remember.
Autor: Nicholas Sparks.
Editora: Novo Conceito.
Nota: 4/5 (muito bom).

“Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.”


Eu não sou muito de ler esses romances água com açúcar, mas sempre acabo abrindo uma exceção pros livros do Nicholas. Comecei a ler esse livro de manhã e de noite, como mesmo dia, já tinha terminado.

Um Amor Para Recordar conta a história de Landon Carter, um garoto bad boy, que teve sua vida virada de cabeça para baixo depois de ter conhecido (e se apaixonado) Jamie Sullivan, a filha do pastor da sua cidade. No livro ele já está velhinho, ainda morando na mesma cidade, e lembrando do seu passado. Isso é um resumo, eu creio.

Posso começar falando dessa capa? Posso. É estranha, muito estranha. Creio que a maioria das pessoas não gostou dessa capa, mas tudo bem, eu tento não julgar o livro pela capa (em vão na maioria das vezes, ok? Eu sei que vocês também fazem isso). A capa é estranha, mas o livro é muito bonito e super fininho, tem menos de duzentas páginas. O que é bom quando você não está afim de algum muito grande pra ler - como foi meu caso ao pegar esse livro. O começo da história é um pouco lento, Landon fica apenas contando alguns fatos que não tem lá muita importância e que parecem até bobinhos. Só mais pro final quando ele descobre o segredo dela (apesar de acreditar que a maioria já assistiu o filme e sabe do 'segredo', não vou falar aqui) é que as coisas vão ficando um pouco mais sérias e interessantes. Daí pronto, quando esse segredo é revelado você não consegue mais parar de ler o livro - afinal já está quase no final, então você tem que ler tudo pra saber o que acontece.

Eu não gosto de ler livros muito rápido, mas esse você lê em apenas um dia - ou dois se você estiver com muita preguiça. A narrativa é boa, eu gosto do modo como o Nicholas escreve. Tudo muito bom.

É, minha síndrome está atacada e esse livro foi uma das suas vítimas fatais. Os personagens são tão tediosos que eu nem sei o que falar deles gente. Landon só se faz de bad boy, né? Porque de bad boy mesmo o coitado não tem é nada. Jamie é uma garota da igreja, sempre boa com todos, sempre ajudando todos e isso me irritou um pouco. Não que eu não gosto de gente assim (eu gosto, só acho difícil de existir nos dias de hoje), mas ela me deu nos nervos em alguns momentos.

Isso ai, leiam, eu recomendo. Mas só pra aquelas pessoas que realmente gostam desse gênero romance-com-açúcar-e-sofrimento. Pra quem não gosta vai ser muito chatinho. Um Amor para Recordar foi lançado aqui no Brasil pela editora Novo Conceito, que aliás lançou outros livros do Nicholas (Querido John, Noites de Tormenta, Diário de uma Paixão e A Última Música).

47 comentários:

Chel Lima disse...

Danger, síndrome dos personagens atacada! USHAUSHUASHUAHS. Eu estou doida com ele, na verdade. Quero ler e ver as diferenças filme/livro, porque aquele filme me fez chora bastante SUAHUSHUAH. Gosto destes romances açúcar-e-sofrimento, são os melhores, ho. E ainda, é do Sparks! Tinha que ser foda. Ótima resenha, ness. Beijos.


Rachel Lima
http://etcoetra.blog.br

Luana Feres disse...

Então, eu não curto muito os romances agua com açucar do Nicholas, curti Querido John, mas só. A ultima musica me desapontou pra caramba. Mas sei lá, Um amor pra recordar é o filme da minha pré adolescencia, haha, quem sabe não seja bacana? Vou pensar seriamente.

Beijos
Mulher gosta de falar

Sora Seishin disse...

Oi Vanessa!!
Eu concordo com tudo que você escreveu na resenha, mas ao contrário de você, eu gostei do livro xD
Ainda não assisti o filme!
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Obs: hoje tem sorteio novo no blog ;)

Fê Caetano. disse...

Ahhn, eu li esse livro há poucos dias! Até postei lá no blog sobre...
Eu não gostei da capa não, achei que poderia sido mais bonita! rs.
E comparado ao filme, eu achei que o filme tem muito mais coisas legais e fofas, o que deu mais vida. É uma raridade, eu gostar mais do filme que o livro. rs.
Beijo grande!

Aione Simões disse...

Eu ainda preciso ler esse livro!
Eu gosto de romances água com açúcar e já vi tanto pessoas dizerem que o livro é maravilhoso como outras que não gostaram nem um pouco. Você pelo visto faz parte dos que gostaram, mas também não gostaram de muitas coisas rs...
Espero poder ler logo e ver o que acho!
Beijos!

Sthaelle disse...

Oi!

Adoro Sparks, adoro chorar com os liros dele hahahahaha

Eu vi o filme deste livro e adorei! :)


beijos
Thata e os Livros ~

Gabriela Morgante disse...

A Jamie também me irritou um pouco nessa história, não conseguia imaginar uma pessoa tão santa e boa ! kkkkkk
Gostei do livro, mas ele é bem assim mesmo, um romance água com açúcar com o grande toque de drama no final ! rs
Gostei da resenha :)

Beijos,

Gabi
Mundo Platônico
http://gabiiem.blogspot.com/

Rapha disse...

Oi Vanessa :)

Ah.. sei lá, talvez vc nao tenha entendido a proposta do livro, ou nao tenho gostado mesmo hahaha
Pq o Landon nao se faz de Bad boy, é que pra época ele é como se fosse...
Enfim.. cada um tem uma opinião, né?
Eu por exemplo nao vi graça nenhum em Sussurro e td mundo se apaixonou pelo Patch ¬¬ hahaha

Mas valeu a sinceridade.

Beeijos
Rapha - Doce Encanto

j disse...

Vanessa, não li o livro ainda, mas vi uma crítica sobre ele falando que o bad boy na época em que a história se passa, é realmente muito mais leve do que na nossa, tanto que mudaram várias coisas para fazer a versão atual do filme, que eu, por sinal, amo!
Estou com o livro em mãos, só falta tempo para ler ;)

Beijos
Conjunto da Obra

Mandy disse...

Quero muito ler este livro!
Para começar, durante a minha pré-adolescência, 'Um Amor para Recordar' foi o meu filme preferido! Sonhava em ter um Landon Carter para mim.. ahaha
Quando vi que o filme se baseava neste livro, baixei o livro em portugês de Portugal AHAHA.. E tive uma minidecepção quando descobri que a história verdadeira se passava na década de 50!
Superado o trauma, quero ler agora a versão em português brasileiro... É bem água com açúcar e tal, mas por ser um filme que me marcou muito, estou super curiosa para ler o livro! :)
Adoro o seu blog - desculpe passar tanto tempo lendo-o anonimamente ehehe :)

Mandy
http://i--libri.blogspot.com

Just Books disse...

Ah, concordo com o que você disse. Eu me decepcionei um pouco com esse livro também...

Os outros livros do Nicholas são tão bonitos, eu achei super legal de lê-los e esse foi meu decepcionante.

O filme por outro lado é lindo e bem mais emocionante de ver que o livro.

Enfim, adorei a resenha!

Beijoos;*
Naty - Just Books !

Unknown disse...

Eu nunca li nada de Nicholas Sparks, acho realmente que sou meio anti-romances sofridos.
Mas acho que vou ler Um Amor para Recordar, também porque ainda não assisti o filme!
Mas claro, já sei tudo o que não deveria saber por causa de minhas amigas, na 7ª serie era tanta modinha esse filme!

Beijos
Marta
http://aspalavrasfugiram.blogspot.com/

Isabella disse...

Por incrível que pareça eu vou dizer que prefiro o filme, e olha que isso é uma coisa bem rara de acontecer, mas é sério eu não gostei, acho que é porque eu tenho uma birra com o autor, mas é bom saber que tem pessoas que gostam, acho que se fosse narrado de forma diferente me ganharia. Falando no livro, a capa ficou estranha mesmo.

http://isa-bella.com

Miriam disse...

Oi, Vanessa,

Terminei de ler esse livro ontem, e ao contrário de você não li num dia só, mas concordo que é possível ler num dia mesmo.

Eu gostei muito da estória, já havia assistido o filme e sabia o que me esperava.

beijoO

Thaís Varine disse...

Eu amo o filme e adorei o livro! Fiquei emocionada quase o tempo todo e gostei muito dos personagens ;D

Beijos

Angela Graziela disse...

Acho que esse era o livro mais esperado
Todos que já assistiram ao filme, são super apaixonados!
E eu já estou louca para ler!
Beijos

Anónimo disse...

Oi Van!

Eu vi esse filme e amei, como muitos, tenho certeza. Mas tenho muito receio de ler esse livro, aliás, receio de ler qualquer um de Nicholas Sparks. Não sei porque, posso estar perdendo muita coisa, mas não tenho vontade. Se um dia eu tiver a oportunidade leio sim, mas não vou correr atrás dele.

E a capa é estranha mesmo rs, ótima resenha.

Beijos!!!

Raphaela disse...

HAHAHAHA

Vaaaan! *_____________* Ri muito da sua resenha, mas em parte eu concordo com você. E creio também que um dos fatores que prejudicaram o lançamento do livro aqui no Brasil foi a demora e o lançamento do filme antes, que convenhamos, é bem mais legal. Acho que a minha opiniao é até influenciada por isso. Nao é um dos melhores livros do NS, mas com certeza é uma lição de vida imprescendível e muito linda. Se algum ser humano teve a capacidade de viver uma historia assim, com certeza é um ser com sorte, não pelo sofrimento que passou, mas poder dizer que um dia teve um grande amor.

Beijokas:*

Raphaela
Equalize da Leitura
@EqualizeLeitura

júpiter disse...

Já vi o filme desse livro e adoro a história, é super bonitinha, mas não sou muito fã Nicholas Sparks não. Minhas amigas são loucas pelos livros dele, mas eu tenho me contentado com os filmes.
Mas ótima resenha a sua!

beijos!

Mikaela Brasil disse...

Já vi o filme, não sou muito fã da história. O Sparks é muuito melodramático que às vezes se torna clichê. Eu leria sem qualquer compromisso, mas não compraria esse livro. Também achei a Jamie(do filme) meio chatinha, quase não- humana.
Adorei seus comentários!
Bjs!

Thais Priscilla disse...

este livro é tão fofo. eu amei. demais mesmo!!

Beijocas,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

Bianca Sampaio disse...

Só quero ler esse livro porque é do Nicholas Sparks e por ter adorado o filme, então espero que o livro seja tão bom quanto ou melhor. Apesar de tudo, eu adoro um romance água com açúcar sabe? haha

Beijos, Bianca
epilogosefinais.co.cc

Anónimo disse...

Mais um do Nicholas que, com certeza, lerei.
Acho lindo o filme e, apesar de saber que é um pouco diferente, sou louca, louca, louca pra ler.
Beijos

book disse...

Nessa! Aiii, fiquei com dó da Jamie ahahah, como assim tu não gostou dela?? D: Claro, como tu disse ela é uma garota de igreja e tals, mas mesmo assim... Sei lá haha
Eu amei o livro, mas sabes que eu spi fã desse tipo de romance aguá com açucar e sofrimento né? hahahahaha XD
Nicholas é divo! (L)
Beijoca!

www.estantechick.com

Anónimo disse...

Olá que ria perguntar se vc puder ser minha parceira?
bjsss

Luciana Mara disse...

Ei Vanessa!
Já li este livro em e-book há muitooooo tempo e ele é bom msm.
O Nicholas sempre arrasa né?! (Inclusive com a gente que chorar horrores).
Tb não gostei da capa. Preferia a do filme.
Bjins

Ariane Gisele Reis disse...

Eis um livro que quero muito ler!!! Já ouvi diversas opiniões sobre ele, até que o livro não é tudo aquilo rs...

Mas quero ler e tirar minhas proprias conclusões.

Ótima resenha Vanessa ^^

bijinhos ^^

anereis.

mydearlibrary | bookreviews • music • culture
@mydearlibrary

Gabi Orlandin disse...

Realmente, não é um livro cheio de ação e tal, mas gosto desse tipo de narrativa também, é bom de vez em quando, rs. Eu gostei do livro.
Beijo!

Mari Abreu disse...

ah, o único livro do Sparks que eu li (e tenho) é Querido John. Ele realmente escreve muito bem, mas eu nunca vou me adaptar a esses finais tristes que ele escreve. haha

Um Amor Para Recordar só vi o filme. E já que o filme é baseado no livro (e chorei litros) não quero nem passar perto do livro. iashdoias

Beijos, Mari.

Leticia Ferreira disse...

Eu adoro um romance, mas tem que ser muito dramático, e acho que vou gostar do livro, pretendo pegar para ler em breve.
Sua resenha esta ótima, e eu também não gostei da capa, se fosse para escolher pela capa, eu certamente não o pegaria, mas tento não fazer isso. #tenso

Bjs.
Ticia- ObsessionValley

Karine Marinho disse...

Jura que você achou isso? Eu amei o livro achei tão fofinho *-* Tudo bem que eu achei o Landon diferente do filme, o que não me fez "desgostar".
Beijos,K.
Girl Spoiled

Marina Oliveira disse...

Não tenho a mínima vontade de ler esse livro... E exatamente pelos pontos negativos que você disse na resenha. Sei lá, não é meu estilo. E não suporto personagens assim... usahsausha. Sim, eu sou chata! :X
Beeeijos

Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

Niii disse...

não curtiu?
huahua
o sparks tem uma sindrome gente! ela tem algum trauma sei lá... escreve tanta história triste =x
mas eu gostei do livro! =) gosto do gênero 'vamos chorar'

hah
bjs

Lu disse...

ei Vanessa,
eu corro de livros do Nicholas, rsrs.
São muito tristes para o meu gosto, por isso não garanto que eu vá ler UM AMOR PARA RECORDAR. Vi o filme e chorei, imagina se eu ler o livro então? kkk

beijos.

Glaucea Vaccari disse...

Eu acho que minha opinião sobre esse livro foi fortemente influenciada pelo filme. Eu já gostava muito do filme, então meio que imaginei os personagens com as caracteristicas dele, porque no livro realmente foi tudo muito rápido.
A capa é estranha mesmo...
Bjo

Unknown disse...

Ao contrário de você eu adorei esse livro, achei muito fofo apesar de preferir o filme que é mais completo. Não achei a capa estranha apesar de já ter visto outras pessoas reclamando disso.
O livro é fácil mesmo de se ler e acabei em um dia tbm.

Bjs
www.frozenlivros.blogspot.com

Camila C. disse...

Eu gosto de livros que me façam chorar, porque isso mostra que eles conseguiram tocar meus sentimentos - embora não seja lá muito difícil... - mas eu DETESTO personagens bonzinhos demais. Sério. Quer uma coisa chata, coloca um santo como personagem, argh!

Eu não li e não vi o filme, mas sei que todo mundo chora horrores! hahaha

Um beijo!
Pool of words

Lipe Ralf disse...

Tenho medo de ter esse livro, pois dizem que ele é muito triste.
Além disso não gosto de sofrimento, rs

Lipe Ralf
meus-erros.blogspot.com

Unknown disse...

Gosto muito do Nicholas Sparks mas esse não é nem de longe meu livro preferido!

Marina Barcelos disse...

Nicholas Sparks é sempre Nicholas Sparks. Maravilhoso s2

Adorei a resenha ^.^

Salomé Fernandes disse...

O negócio é um seguinte, já havia lido o livro, mas não foi. Não consegui gostar dos personagens como no filme é o 1° livro onde com toda certeza o filme é melhor!
E olha que eu gosto de romances, mas não sinto empolgação em ler livros do Nicholas! rs
Gostei da resenha. E concordo com o que vc falou dos personagens!
Beijos;*

Delírios de Salomé

Nathália Risso disse...

Oi Van :)
Hahahaha síndrome de personagens atacada! Realmente né hehehehe
Mas eu adorei o livro, foi o primeiro do Nicholas que li e já amei! A narrativa é ótima, a leitura é bem rápida, e a história é emocionante :D
Adorei a resenha!
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo no blog: Filmes e séries #1
Participe das promoções do blog -> http://migre.me/5e4eo
Passa lá :)
Beijos, Nath
@brgnat
Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

Carol Ardente disse...

Eu já conhecia a história por causa do filmes, mas ler o livro foi muito bom. Nicholas sempre nos traz histórias tristes, mas que nos conquistam, pelo menos para mim. Eu gostei da capa do livro, mas acho que eles poderiam ter feito melhor.
Adorei a resenha!
Beijos ;*

Ana Carolina
http://loucospor-livros.blogspot.com

Mayara disse...

NHAAAAAA, eu amo Um amor para recordar, o filme né, pq livro ainda não li O:
Nossa, ultimamente os livros do Nicholas estão sendo bem curtinhos, hahaha...
Um amor para recordar parece igualmente lindo. No entanto, acho que vou preferir o filme hm*
Ah, eu sei lá, acho que pessoas bondosas demais me irritam, pq não acredito que exista gente bondosa demais sem segundos interessas, but okay!
Ótima resenha o/

Hellê disse...

queria muito ler por causa do filme, é um dos meus filmes favoritos, mas também não tenho muito empenho de ler esse tipo de livro, maaaas, quem sabe, vamos ver =D

bjooos

Patricia Ferreira disse...

Oiii !
Nossa concordo plenamente com vc de bad boy ele não tem NADA. uashsauhasuhas'
E ela também me deu nos nervos algumas vezes no livro... hehehe'
Ótima resenha flor *-*

Beijoos, Patty
Cartas para Ficção

Bookaholic World disse...

Gostei muito da resenha!
Apesar que não pretendo ler o livro..
Mas já o filme, e acho lindo! :D

beeeijo, Nayanne =*
http://www.bookaholicworld.com/

 
Layout de Giovana Joris