Longe de Você - Emily Hainsworth.

Título: Longe de Você.
Original: Through to You.
Autora: Emily Hainsworth.
Editora: Galera Record.
Nota: 3/5.

Camden Pike tem uma surpresa ao retornar ao local do acidente que matou Viv, sua namorada: ele encontra uma garota exatamente igual a ela. Nina vem de uma realidade paralela onde Viv está viva – mas não é bem Viv. Mas Cam está disposto a mantê-la ao seu lado. Mas eles fizeram escolhas bastante distintas em suas vidas, e quando Nina revela um segredo perigoso, fica claro que a Viv que Cam amava não é a mesma pessoa que ele reencontra. Mas será que ele conseguirá escolher entre essas duas realidades? (SKOOB)




Esse livro foi um dos lançamentos de Setembro da Galera Record e quando vi a sinopse logo me interessei. O lance é que sou completamente louca por universos paralelos. Fringe me deixou assim. Então, quando vi que o livro abordava um pouco sobre esse assunto, mesmo que fosse mais puxado pro romance e não pra ação e teorias de conspiração (?), resolvi dar uma chance. Resultado: foi uma leitura bem proveitosa.

O livro conta sobre Camden, um garoto que perdeu sua namorada em um acidente de carro, no qual ele também estava. Um dia, enquanto visitava o local do acidente, ele vê uma garota toda verde e transparente chorando, mas ela desaparece. Ele pensa que está louco ou que é uma pegadinha de mau gosto, mas depois descobre que na verdade aquela garota é de uma realidade paralela. Nessa realidade, sua namorada, Viv ainda está viva e logo ele vê a oportunidade deles finalmente ficarem juntos. Só que isso não parece tão certo quanto deveria e, para completar, o portal para essa outra realidade está se fechando, o que faz Cam ter que escolher entre a vida na realidade que conhece ou então ficar com a garota que ama.

Eu gostei desse livro, de verdade. Não foi uma das minhas melhores leituras, mas acho que consegui aproveitar e tirar minhas lições com esse livro, então isso com certeza me deixou feliz. O livro é narrado em primeira pessoa pelo Cam e no começo é tudo muito misterioso. Ele cita ou alguém fala algo sobre o que aconteceu antes do acidente – e sobre o próprio acidente – e isso fica no ar, não é logo explicado, o que me fez ficar cada vez mais curiosa e comecei a me empolgar com a leitura. A escrita da autora é boa e achei a trama muito interessante, porque já disse que adoro esse lance de realidade paralela, mais autores deveriam escrever sobre isso, é fantástico. Começou bem o livro, só que demorou muito para que as coisas fossem se desenvolvendo e quando acontece, parece que tudo passa muito rápido e isso me incomodou um pouco, como se ela tivesse corrido para poder terminar o livro.

O final foi fantástico, eu achei super digno do livro. Ok, assumo que estava esperando e torcendo loucamente para que terminasse assim, então quando de fato aconteceu eu fiquei bem feliz e achei que terminou o livro de uma maneira muito boa. A realidade paralela em que a Viv esta é pouco explorada. Na verdade o livro tem uma trama incrível e a autora poderia ter usado bem mais coisas para enriquecê-la, porém não aproveitou todas – a meu ver. Claro que creio que tenha sido pouco explorado devido as peculiaridades de cada um dos personagens em ambos as realidades, o que dificultava uma interação maior. Só que isso não me fez ficar menos carente de mais ação e aventura pelos mundos! Eu adoro esse tema, simples assim (?).

Cam é um garoto que está desolado pela morte da namorada, se culpando a cada segundo. Para completar, seus pais ainda se separaram e sua mãe está se afundando no trabalho, sobrando pouco tempo para passar com ele. Era realmente sofrido ver como ele estava deprimido com tudo isso acontecendo ao mesmo tempo, não deve mesmo ser fácil. Durante a trama isso vai se modificando e quando ele descobre que a Viv está viva nessa outra realidade, ele acha que o destino deu uma segunda chance ao amor deles e que dessa vez não vai deixar nada separá-los. A Viv dele, da sua realidade, só conhecemos pelas suas lembranças, então fica difícil compará-la com a da outra realidade, porém no final eu consegui ver muitas semelhanças entre as duas. Esta o ajudou quando ele sofreu um acidente e largou o futebol, ficando sempre ao seu lado. A Viv do lado B tem uma vida diferente, as escolhas que ela fez nessa outra realidade levaram a um final diferente. Eu adoro quando o livro mostra o quanto as escolhas podem mudar a vida de uma pessoa, principalmente quando mostrado em realidades paralelas. Já disse que adoro esse tema? (?).

A menina que ele vê toda verde e transparente no local do acidente não é a Viv, o nome dela é Nina. Ela é toda gracinha e vemos também o quanto a vida dela não está nada fácil daquele lado. No mundo de Cam ele não chegou a conhecê-la, mas do outro lado eles se conhecem. Ainda tem o Mike, que é amigo do Cam, só que ele aparece pouco no livro já que o Cam se distanciou de todo mundo depois do acidente.


Resumindo: o livro é bom, a leitura é proveitosa, alguns pontos poderiam ter sido mais explorados, mas tudo bem. Recomendo, é claro. Bom, é só isso por hoje, fim.

7 comentários:

Livy disse...

Oi Van =)

Adorei sua resenha. Eu também adoro estas histórias que exploram mundos alternativos e/ou paralelos. Com realidades diferentes. Este livro me chamou atenção logo de início pela premissa e capa. E gostei de saber sua opinião.

Acho que, apesar de alguns detalhes de que o livro poderia ser melhor, parece ser sim um bom livro. Espero ler em breve =) Dica anotada =)

Beijos,
Livy
No Mundo dos Livros

Caline disse...

Oi vanessa

Agora fiquei super dividida. Li uma resenha super negativa sobre esse livro e já tinha desistido da ideia de lê-lo. Sua opinião, pesar de não ser 100% me dei um ânimo para não descartar a possibilidade.
Existe a hipótese de leitura futura, mas nada de pressa.

Beijos
Mundo de Papel

Caverna Literária disse...

Ao contrário de você, eu não boto muita fé nisso de realidade paralela, então acabei não me interessando muito :( mas a história parece ser uma premissa envolvente e que deixa a leitura fluir com facilidade

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Venha conferir o Especial de Halloween que tá rolando na Caverna! A resenha da vez é de "Boneca de Ossos".

Sofia disse...

Jurava que esse livro fosse da Novo Conceito O.o Mas enfim.. premissa dele é interessante, mas não tãaao original. Não sabia praticamente nada a respeito. Decisão difícil a do protagonista </3

Beijão

Girlene Viey disse...

Esta capa e tão lindona!
Estou apaixonada por ela!
Cheia de vida e brilho!
Quero muuuito ler este livro, quando vi no lançamento ja fiquei bastante louca pra ler esta historia esta incrivel

Unknown disse...

Olha também gosto muito desse tema de realidades paralelas e também devido a séries de tv, a premissa me atraiu muito, imagino como deve ser louco para Camden encontrar Nina depois de perder Viv, acompanhar a decisão dele de ir ou não, descobrir aos poucos o que aconteceu no acidente, deve aumentar e muito a curiosidade do leitor, uma pena a autora não ter explorado a outra realidade tão bem, pelo menos desenvolveu bem os personagens que apareceram com mais frequência, anotei aqui para ler um dia quando conseguir comprar em alguma promoção.

Sil disse...

Não me lembro de ter lido nenhum livro com realidade paralela. Mas me interessei por ele, apesar de você dizer que o universo paralelo é pouco explorado. E fiquei curiosa para saber esse final que você tanto gostou.

Blog Prefácio

 
Layout de Giovana Joris