A Hospedeira - Stephenie Meyer

A resenha de hoje vai ser de A Hospedeira, um livro de Stephenie Meyer a autora da saga Crepúsculo. Demorei um pouquinho com a resenha, mas finalmente ela está saindo aqui. O livro tem muitas páginas, que isso. Enfim, vamos ao que interessa.


A Terra foi dominada por um inimigo que não podemos determinar. Melanie era um dos humanos que ainda resistia a essa 'possessão', mas não duro muito tempo. Durante uma das suas saídas, um grupo de buscadores a encontrou. Foi então que Peregrina, a alma, foi colocada no corpo de Melanie que serviria de 'hospedeiro' para ela. Só que nem tudo estava terminado. A humana não quer deixar de existir dessa maneira e fica junto com Peg no corpo, como se fosse a voz da consciência dela. Uma voz que estava querendo a todo custo recuperar o seu corpo. Quando Peg vê que ela não desistirá tão fácil se entrega aos desejos dela: vai atrás de um refúgio de humanos para ver se as pessoas que ela ama estão em segurança. O caminho até lá é complicado, elas quase não aguentam, mas conseguem. Só que Melanie esquece que Peg é um inimigo pra eles agora e isso não vai ser nada fácil de aceitar.

Achei o livro muito confuso e complicado no começo. As informações simplesmente foram jogadas em cima do leitor como se ele soubesse de tudo que estava se passando. Já vi muitas pessoas que desistiram do livro por causa disso. Mas isso foi um erro, com o passar dos capítulos você vai se acostumando e entendendo melhor as coisas do mundo dos 'alienígenas'. Outro ponto negativo é que muitas vezes parecia que eu estava lendo a mesma coisa toda hora. O livro é bem grande e algumas coisas ficaram repetitivas, o que vai cansando. A narrativa da Stephenie também é muito cansativa. Tem mais narração do que falas! Isso incomoda.
Tirando isso, o livro tem seus pontos positivos. A história é completamente diferente de qualquer coisa que eu já tenha lido antes. Almas que invadem os corpos dos humanos e se apoderam totalmente deles. De todas as hipóteses de 'como a raça humana vai acabar' essa é a mais louca delas. Ambas as protagonistas, Melanie e Peg, são legais. Apesar de Melanie ser muito rebelde e Peg muito boazinha pro meu gosto. Mas passei a gostar delas durante o livro.
Os outros personagens são totalmente idiotas no começo. Para eles Peg é uma inimiga que 'matou' a colega deles, então eles são muito rudes com ela. Coitada, ela apanhou tanto que eu sentia a dor dela! Mas depois as coisas foram se acalmando e as pessoas voltaram a seu estado normal. Destaque para Jared, que era o homem por quem Melanie é apaixonada; Jamie, o irmão dela; e Ian, um dos amigos que Peg acaba fazendo lá no refúgio.
Nunca pensei que iria falar isso porque aquela saga de vampiros da Stephenie não me atrai muito, mas ela realmente mandou muito bem nesse livro. Conseguiu unir romance com ficção científica e nos mostrar um pouco do que é ser um 'ser humano'. Recomendo! E se você desistiu do livro, pode começar a ler novamente e tenha paciência no começo, porque isso vai te levar a um final fantástico.

Título: A Hospedeira.
Título original: The Host.
Autora: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca.
Nota no skoob: três estrelinhas de bom.

39 comentários:

Marina Oliveira disse...

Nunca li esse livro... E vou confessar: nem tive vontade. Gosto da escrita da Stephenie Meyer, mas esse não é meu estilo literário favorito... Mas talvez eu leia um dia.
Beeijos ;*

Anónimo disse...

Ahh, você leu esse livro? Que bom, eu adorei quando li, eu até pensei assim: Ah, não parece ser tão legal quanto a série twlight, mas eu amei quando li. Adorei a resenha!
Beijos!

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Vanessa! Já li A Hospedeira, mas achei ele muito confuso, sem pé e sem cabeça. Beijos!

Caverna Literária disse...

Adoreeei sua resenha! Há muito tempo estou com vontade de ler esse livro. Uma vez vi na saraiva numa promoção por 9,90. Enlouqueci, haha. Mas aí já era tarde demais e nem consegui comprar. Mas a curiosidade só aumentou mais ainda - se possível - com sua resenha!

xx carol

João Paulo disse...

gostei bastante desse livro, ouvi dizer que teria até continuação!

é, realmenteem alguns momentos, fica tão cansativo...mas a história é tão original, pelo menos pra mim, que vale a pena.

J.
-theeaterofbooks.blogspot.com

Camila Lemos disse...

Van, eu juuro que estou tentando, mas não estou conseguindo ler A Hospedeira
Estou bem no começo, capitulo oito ou nove... Quando Melanie e a Peregrina vão atrás do namorado e irmão para ver como eles estão
TODO mundo fala que o livro é legal... mas está muuito chato!
O problema é que eu tenho outros livros super legais para ler, e isso acaba atrapalhando a leitura da hospedeira... Eu fico pensando “poxa, estou lendo esse livro parado, chato e repetitivo enquanto tenho outros suuuper legais na minha prateleira”
Deixei A Hospedeira de lado... Já li Fallen e agora estou lendo Um Amor de Detetive... Acho que preciso de um super incentivo para retomar minha leitura!

Evellyn disse...

Hahah
eu disse, a Hospedeira é meio confuso mesmo, mas depois a gente acaba gostando...
Ri com 'De todas as hipóteses de 'como a raça humana vai acabar' essa é a mais louca delas.' kkkkkk
por isso não me ligo em ficção, é tudo mt fora da minha capacidade de imaginação....
Mas realmente não é um livro pra se desitir pq no final ele vai melhorando!
bjs
♥ Evellyn - heyevellyn.blogspot.com

Mayara disse...

Demorei 6 meses pra ler esse livro por causa desse começo chato!!
Logo logo vou fazer resenha dele tbm :)
Adorei a forma como vc levantou os pontos negativos, tirou as palavras da minha boca!!

Mariana Ribeiro disse...

Eu já tenho o marcador e botton do livro então obviamente falta ter o exemplar dele!! rsrs
Adorei a resenha e fiquei curiosa para conferir uma história bem diferente do que a gente está acostumado a ler vindo de Stephenie Meyer.
Parece ser bem interessante e já vai pra minha imensa lista!
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Juan disse...

Nunca li nada da autora, mas esse livro foi o único dela que despertou meu interesse, talvez eu ainda o leia.

http://sempre-lendo.blogspot.com/

Abraços
Juan

Letícia disse...

Eiiii!!!

Deixei um selinho para o seu blog!
Olha lá!


nesse link vai direto para o post do selinho:

http://plift.blogspot.com/2011/01/selinho.html

Monnie Lobo disse...

Oiee, adorei o blog, seguiindo ( e tô curiosa pra ler A Hospedeira agora, uhsauh )
;*

Glaucea Vaccari disse...

Ainda não li esse livro.
Na verdade nem tenho vontade. Já li várias resenhas falando que é bom e tal, mas nao sei porque ele nao despertou meu interesse =/

book disse...

Não li esse livro :X Acho ele tão grande que me dá sono só de olhar para o tamanho da criança :S hahahahaha
Já tinha ouvido falar que era meio viajão e sem pé nem cabeça haha, acho que eu não iria gostar muito então... Mas quem sabe num futuro distante, num dia de muito tédio... :P
A resenha ficou ótima, como sempre né :)
Beijocas!

Giovana Joris disse...

Ah, nunca tive vontade de ler esse livro, talvez pela história nada atraente, ou pela capa que me dá medo (oi -q), ou talvez ainda pela narração super boring da stephenie que me faz ter sono. Mas, eu adorei sua resenha, Ness! *-* Tá mara, você explica tudo direitinho, mesmo que eu ainda não tenho vontade de ler ehehe

Beijos!
Gi Joris
http://ispirazione.org/journal

Caroline Juliane Bonifácio disse...

Concordo que o livro é confuso no começo... mas dpoiss ! OMG! Sou apaixonada por este livro.. achei que foi um trabalho BEM mais maduro da Stephenie .. e ficou maravilhoso .. SUPER favorito ! hehe
Beijos
Carol {SobreUmLivro}

Mayara disse...

Nunca li o livro nem me interessei por ele. Sei lá, não aguento a Steph, eu realmenten canso da narração dela. Provavelmente dormiria lendo, que nem aconteceu com crepusculo O:
Então nem tento, hahaha
Adorei a resenha, ficou um arraso <3

Angélica Roz disse...

Oi Van! Adorei a resenha!
Sempre tive dúvida se vou ler ou não esse livro...
Mesmo lendo a resenha, ainda não consegui me decidir.
Acho que depois que diminuir bastante a minha fila de livros para ler, talvez eu o pegue. :)
Eu estava pensando... o que achas de sermos parceiras? Assim, consigo passar por aqui mais seguido! E simplesmente adoro o seu blog!!
Bjss!

Letícia Iauch disse...

Oi Vanessa!

Faz muito tempo que eu li "A Hospedeira" e na época eu amei, não vi defeito nenhum. Nem a narrativa muito estendida, nem nada.
Mas acho que se eu lesse esse livro novamente, enxergaria os mesmos defeitos que você apontou.
Eu também achei que a Tia Steph arrasou em "A Hospedeira". É, sem dúvidas revolucionário rs
Ai, eu também senti a dor de Peg, tadinha rs
Adorei a resenha :}

Bjoos'
Lee Iauch - ϟ●•Giяl's•●ϟ

Juliana Caroline disse...

Oi Van,

Tem selinhos para ti lá no blog,

Beijokas.

Ju

http://caminhosdaimaginacao.blogspot.com/2011/01/mais-selinhos.html

Art Deluxe disse...

Ahhh.. A Hospedeira é muito boooom!
adoro adoro.
;D

Paradoxo Perfeito disse...

Já li esse livro e adorei, concordo com você sobre o começo do livro ser meio confuuso, mais tirando esse detalhe eu amei o livro ^^

beijo.

Viviane Freitas disse...

Confesso que comprei esse livro por impulso porque estava muito barato, rs. Mas não tinha vontade de ler... Só que tenho visto boas resenhas dele, dizendo que no final vale a pena, talvez eu pegue pra ler :)

Beijos,
Vivi
http://livrosdavivi.blogspot.com/

Kerlynha disse...

Olá!
Adorei o blog, e já estou seguindo! Com certeza passarei mais vezes por aqui!

Bjos!

Kerlynha Maciel do Deputamadre
http://kerlymaciel.blogspot.com/

Larissa B, disse...

Me disseram que esse livro é bom.
Mas nunca tive oportunidade de ler.
Talvez eu peça emprestado mês que vem. Depois que terminar de ler os dois livros pendentes aqui em casa.
Gostei do blog.
Estou te seguindo. Me segue?
Beeeijos ;*

Luiza Corral disse...

Você me mandou um recado no Skoob e eu vim aqui conferir...

Então, acho que sou a unica pessoa na face da terra que ainda não leu A Hospedeira! Preciso muito ler, adorei demais a história.. E quero ler para julgar melhor a Stephenie..

Enfim, amei o blog e já estou seguindo! Beijão.

Luiza - Express Coffee

Anónimo disse...

oii, então, lançaram esse livro e eu fiquei morrendo de vontade de ler mas dai vi que ficava mofando nas livrarias e que falavam mal dele e desisti, mas se voce diz que fica bom depois, vou conferir.
Voce é como eu, mesmo que não goste do começo do livro continuo, pois tudo pode mudar neah.

Beeijoo
Jaine - Little Things
(little-things-for-you.blogspot.com)

Anónimo disse...

Vou ser sincera.
Comprei o livro super empolgada e abandonei na metade (e olha que não sou disso!)
Também achei confuso e não me senti presa à história.
Uma pena, a Stepheny prometia!

@thaorteg

Unknown disse...

Já vi muitas críticas positivas sobre esse livro, mas nunca tive a oportunidade de ler! Estou te seguindo... dá uma passada no meu blog?


http://tvfabulous.blogspot.com

Bjs, Sté

anna disse...

Oi Vanessa! Ah, eu amei o livro! A steph conseguiu fazer uma história fantástica! Só é meio chato a confusão no início! Enfim.

http://myevery-thing.blogspot.com

Camila Lemos disse...

Tem selinho pra você lá no Blog :D
http://camilemos.blogspot.com/2011/01/selinho.html
Beijoo, beijo

Karine Marinho disse...

Achei esse livro por 12 reais, ai pensei, 'não custa nada tentar' resultado é uma das minhas próximas leituras!
Bjs, K.
Girl Spoiled

Karine Marinho disse...

Achei esse livro por 12 reais, ai pensei, 'não custa nada tentar' resultado é uma das minhas próximas leituras!
Bjs, K.
Girl Spoiled

Letícia disse...

Sei esse problema de narração, foi a razão pela qual eu abandonei Lua Nova... D: A Hospedeira me chamou atenção, mas sua resenha foi tão empolgante que já vou marcar como "Vou ler" no Skoob. HAHA. Não custa tentar, não é?
Beijão :*

Rafaelle disse...

Comprei esse livro tá com um tempinho, acho que uns 6 meses, mas acabei adiando a leitura. Nem sei pq, acho que por ouvir criticas, sobre ele ser confuso. Mas tbm escuto falar bem, por isso logo vou dar uma chance.

Mii disse...

Caaara, eu ADORO esse livro!
Steph linda!

Me lembro quando fui comprar a Hospedeira, no primeiro dia de pré venda, já joguei o cartão de crédito no meio e fui gastar com o maior prazer! hehehe (Nem gosto de gastar quase nada viu?)

Desde aquele dia, acho que já li umas 56785463 vezes! HUAHHUSUA

Super Beijo Van!

- Ao infinito... e além?-

Books Journal disse...

Quando eu li Crepúsculo em 2008 e soube que iria lançar um livro novo da mesma autora, fiquei louca para ler, mas com todas as resenhas negativas, e alguns conhecidos dizendo que abandonaram o livro por monotonia, acabei desistindo.
Talvez, se houver alguma oportunidade, eu leia. É como você disse, a história é bem diferente, isso foi o que me atraiu, mesmo depois que Crepúsculo perdeu o encanto para mim, a história da Hospedeira ainda me parecia atraente, enfim. :)

Beijos
Julie
http://booksjournal.blogspot.com/

Niii disse...

Eu adoreiii the host! *_*
Ian forever!

hahaha
Tem post novo lá no blog

Bjocas

@whosthanny disse...

Esse livro é maravilhoso, sem mais. Um dos meus preferidos. E apesar de gostar bastante da saga Crepúsculo, não tem como comparar, até parece que não é da mesma autora HAHAHAHA E como disseram, Ian forever <3


xx thanny in wonderland
http://www.whosthanny.com/

 
Layout de Giovana Joris