Heresia - S.J. Parris.

Título: Heresia.

Original: Heresy
Autora: S.J. Parris.
Editora: Arqueiro.
Nota: 3 (bom).

Inglaterra, 1583: o país enfrenta um período conturbado, marcado por conspirações para derrubar a rainha Elizabeth, que é protestante. Muitos de seus súditos estão insatisfeitos com o governo e anseiam pelo retorno do país à religião católica. Em meio a esse clima de conflitos religiosos, o monge italiano Giordano Bruno chega a Londres, tentando escapar da Inquisição, que o acusou de heresia por sua crença num Universo heliocêntrico. O filósofo, cientista e estudioso de magia logo é recrutado pelo chefe do serviço de espionagem real e enviado a Oxford. Oficialmente, ele vai participar de um debate sobre as teorias de Copérnico, mas, em sigilo, deve se infiltrar na rede clandestina dos católicos e descobrir o que puder sobre um complô para derrubar a rainha. No entanto, quando um dos membros mais antigos de Oxford é brutalmente assassinado, a missão secreta do filósofo é desviada de seu curso. Enquanto ele tenta desvendar o crime, outro homem é morto e Giordano Bruno se vê envolvido numa sinistra perseguição. Alguém parece estar determinado a executar uma sofisticada vingança em nome da religião. Mas, afinal, de qual religião? À procura de pistas, o monge percorre os labirintos da biblioteca de Oxford e visita tabernas infames e livrarias misteriosas fora dos muros da universidade, chegando a lugares que ele nunca soube que existiam e fazendo descobertas que poderiam ameaçar a estabilidade da Inglaterra. Envolvido em uma rede de intrigas e traição, ele percebe que às vezes nem mesmo os mais sábios conseguem discernir a verdade da heresia. Alguns, no entanto, estão dispostos a matar para defender suas crenças. Baseado em fatos reais da vida de Giordano Bruno, Heresia exigiu uma pesquisa minuciosa da autora, que investigou a fundo a trajetória do monge e o contexto político e religioso da época em que ele viveu. O resultado é um suspense histórico repleto de reviravoltas surpreendentes.

Eu realmente não sei como começar essa resenha. Geralmente eu tenho a resenha pronta na minha cabeça depois que eu termino de ler o livro, mas sobre esse eu não sei o que escrever. Eu li várias resenhas de Heresia antes de ler o livro e fiquei super empolgada já que todas falavam super bem sobre o livro. Mas acho que acabei criando muitas expectativas e o livro não atendeu completamente a todas elas, então acho que ficou faltando alguma coisa.

A escrita da autora não é ruim, mas não é tão boa. Nada que me prendesse completamente ao livro. Mas deu pra ver que ela fez uma boa pesquisa sobre o modo de vida naquela época e fez personagens com fortes características. Gostei do modo como a história começou e até o meio estava indo com um ritmo bacana, mas o final deixou a desejar. Acho que eu escreveria um final melhor e olha que eu sou uma péssima escritora.

Estava esperando algo impactante, mas o previsível aconteceu.

Bom, nenhum personagem mereceu minha atenção especial. Eles são bem feitos, mas não gostei de nenhum. O Bruno, personagem principal, é tedioso. Sophia foi a personagem que eu mais 'gostei', mas acho que ela foi pouco explorada - apesar de ela aparecer em quase todo o livro. E claro, eu já desconfiava 'do estado dela' desde o começo do livro. Mas enfim, não vou falar mais nada porque senão os spoilers acabam saindo.

Só pra falar de mais um personagem: o vilão, o causador de todas as mortes. Sério? Eu já desconfiava do vilão, mas não achei realmente que ela fosse colocar a pessoa que mais estava na cara - pelo menos pra mim. Mas fazer o que, minha síndrome de personagens está realmente atacada.

Gostei do livro, mas como eu disse antes, poderia ter sido melhor. Não sei se recomendo esse livro, mas se você gostou da sinopse, leia e tire suas próprias conclusões.

Heresia é um dos livros da editora Arqueiro, que é uma das editoras parceiras aqui do blog.

20 comentários:

Lu disse...

ESSE LIVRO NÃO CHAMA MUITO MINHA ATENÇÃO VANESSA, TALVEZ UM DIA LEIA POR CURIOSIDADE, MAS POR ENQUANTO PASSO, ^^
BEIJOS.

Lipe Ralf disse...

Não li a sinopse pois me pareceu tediosa, então nem tentarei ler este livro. Livros cujo os personagens são óbvios é uma droga não é?!
A capa é bonita, fora isso não tenho interesse em ler.

Ralf
meus-erros.blogspot.com

Juan disse...

Esse é o tipo de livro que me chama a atenção, gostei da sinopse e pretendo dar uma chance ao livro.

http://sempre-lendo.blogspot.com/

Abraços
Juan

Evellyn disse...

hm..
eu nunca tive mt vontade de ler esse livro.. mas tb li resenhas positivas!!
Poxa Van, acho que vc não deve mais ter expectativas nenhuma!! haha pq qnd temos expectativas é maior a chance de se decepcionar né!!
e acho que vc deve estra esperta demais pq descobriu tudo!! eu sou meio dã pra isso!

Bjsss
HeyEevellyn

Marina Barcelos disse...

Tenho esse livro, mais ainda não li pois meu pai esta lendo, me parece ser bom ;)

Correio-Coruja - http://migre.me/571uY

Beijos e Boa Leitura!!
Marina Barcelos
contato: marysbarcelos@hotmail.com
Blog: http://www.livrospelacasa.blogspot.com
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000120207580
Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/173535
twitter: @mary_gattuso

Angela Graziela disse...

Nossa, o personagem principal é tedioso.
Com isso já perde algum pontos comigo, pois coloco muita expectativa no personagem principal
E acho que só teria uma opinião fixa desse livro se pega para ler
Beijos

Bianca Sampaio disse...

Não curto muito essas histórias, prefiro nos filmes. Mas a capa é muito bonita, acho que foi a única coisa que despertou meu interesse por ele '-'

Beijos
Epílogos e Finais

Dyana Colares disse...

A história desse livro parece ser bem interessante.. gostei da resenha. :)
Pode até ser que eu leia ele algum dia, mas não está nas minhas prioridades ;)

bjs
www.booksemporium.blogspot.com

Nana Barcellos disse...

Oieee Van, td bom?
Ah eu comecei esse livro essa semana e ainda não estou perto de terminar..
E eu também só li resenhas nesse estilo mesmo...e eu também fui super empolgada.

Gostei da sua resenha, concordo!

Ah pelas resenhas de PLL que li os 3 livros lançados aqui o conteúdo acontece tudo na primeira temporada
É aquela série que não vai 1 livro ´primeira temporada HAHA livro 2 segunda temporada.

Até pq a ABC não é de levar séries assim tãão adiantes a única sobrevivente lá é The Secret Life Of American Teenager tem umas 4 ou 5 season já.

bjs
Nana - Obsession Valley

book disse...

Uhh, ja nao pretendia ler esse livro, agora entao! hahahahahaha XD
Anyway, realmente acho que nao faz meu tipo, e se tu, que adora esse genero, não achou lá grande coisa.... Nem vou me empenhar $$ para ler o livro haha :P
Ótima resenha Nessa!
Beijoca!

Regiane Cristina S. disse...

Sabe Van, assim como você, eu criei muitas expectativas com esse livro.

Eu gostei dos detalhes, do trabalho de pesquisa da autora para com a época que se passa a história, mas sei lá, não está tão empolgante o quanto imaginei. Não terminei de ler ainda. O começo flui bem, mas agora quase já na metade, parece que a leitura se arrasta.

Espero que ao menos eu tenha uma opinião diferente da sua, quando chegar no final.

Adoro suas resenhas, e essa não ficou para trás.

Beijinhos

Ler e Almejar

Bookaholic World disse...

Eu gostei da sinopse do livro, mas o que você comentou me deixou um tanto com o pé atrás :\
Se eu for lê-lo, já sei vou fazer isso sem grandeeees expectativas.

beeijos,
Jéssica ;*

João Paulo disse...

estou com o livro aqui me esperando, só não sei quando vou começar a ler.

J.
-The Eater of Books

Fernanda Assis disse...

Ei Vanessa,

Eu também li várias resenhas elogiando, mas mesmo assim não me deu aquela vontade de ler. Acho que temos que cortar alguns ne, já que não da tempo mesmo de ler todos os livros lançados rsrs.

bjos
Nanda

j disse...

Eu sempre tive uma pontinha de curiosidade para ler esse livro. Mas as resenhas que tenho lido estão acabando com ela.
As que dizem que é bom, não mostram empolgação nenhuma. Acho que a sua foi bem sincera.

Beijos

Books Journal disse...

Awn cara, eu curti o tema. Adoro histórias que envolvam tempos antigos, de muita polêmica, de coisas escondidas e tal. Curto essa coisa bem Dawn Brown, hehe. Mas parece que a narrativa não corresponde ao tema né. Uma pena mesmo )): Fiquei com vontaade de ler o livro, só pelo tema. :)

Kaká
Xxx

Fellipe disse...

é muito ruim quando um livro nao alcança nossas expectativas, né??! Sei como é isso, as vezes crio tanta expectativa com o livro que quando ele termina acabo nao gostando e outras vezes nem fico com vontade de ler o livro mas quando leio acho incrivel!

Heresia esta sendo falado bastante ultimamente e eu fiquei com vontade de ler ele!

Eu também acho muito bom abrir um livro e dar de cara com uma boa diagramação, é tão bom né?!
E eu também valorizo muito a capa do livro, embora dizemos que a capa não influencia, influencia sim! srsr
Eu ja desisti de alguns livros por que também nao estava me identificando com ele, como você!
Me identifiquei com suas respostas!

Fellipe- All About Me
http://www.danifuller.com

Nathália Risso disse...

Oi Van :)
Acabei Heresia ontem e fiquei um pouco decepcionada com o fim e as descrições me incomodaram, mas gostei da história! Achei bem bacana a pesquisa que a autora fez!
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo no blog: Resenha - Heresia
Dá uma passada por lá :)
Beijos, Nath
@brgnat
Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

Sora Seishin disse...

Oi Vanessa!
Eu pensei que esse livro seria bom, mas pelo jeito não é muito empolgante... Vou deixar passar :)
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Miriam disse...

Oi, Vanessa,

Esse não é meu estilo literário preferido, também já é a segunda resenha que diz que o livro deixou a desejar. Sendo assim, passo.

beijoO

 
Layout de Giovana Joris