Enfeitiçadas (As Crônicas das Irmãs Bruxas #1) - Jessica Spotswood.

Título: Enfeitiçadas (As Crônicas das Irmãs Bruxas #1).
Original: Born Wicked.
Autora: Jessica Spotswood.
Editora: Arqueiro.
Nota: 3/5.

Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido? Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas. (SKOOB)

Fazia tanto tempo que eu não lia um livro que falava de bruxas, que me vi tentada a dar uma chance a este, mesmo que uma das minhas leituras anteriores tinha sido um livro sobre bruxas que foi sofrível de ler nem sei se vou fazer resenha para este. Este não foi tão sofrível, foi até que bem legal se você desconsiderar algumas coisas e pular para o final que me deixou com vontade de ler o próximo logo.

O livro conta sobre três irmãs que são bruxas, Cate, Maura e Tess. Elas vivem em um lugar (?) comandado pela Fraternidade, tipo uma sociedade que assumiu o lugar das bruxas no comando (?) e condena qualquer tipo de bruxaria, chegando a prender algumas meninas por conta disso. Será que elas conseguem guardar esse segredo ao mesmo tempo em que ainda tem que se preocupar com seus futuros pretendentes e em parecerem moças boas para a sociedade? Foi o melhor que eu consegui fazer, sabem que sou péssima nisso.

Eu gostei do livro, sério, gostei. É narrado em primeira pessoa pela Cate, a irmã mais velha. A narrativa da autora é boa e a trama é interessante, têm bruxas, sociedades que odeiam bruxas, profecias e afins. O que realmente me deixou confusa do começo ao fim, foi a época em que se passa o livro. Ok, é antes do século XX, mas ainda assim fiquei confusa. Me parecia uma distopia louca, isso sim. Ela fala no livro que antes de a Fraternidade assumir eram as bruxas que estavam no comando, mas só também, nada mais, nenhum detalhe. A pobre pode não saber também, coitada, eu entendo. Porém, esse detalhe me incomodou muito e minha leitura foi dificultada porque eu não conseguia estabelecer um cenário ideal na minha cabeça (?) – e isso é muito importante para mim enquanto leio. Outra coisa que me incomodou foi o fato de que as coisas demoram a acontecer e o livro fica bem arrastado. Eu queria mais bruxas em ação e menos mimimi ele me quer mimimi ele não me quer. Adoro romances, sério, não estou mentindo, porém achei que deveria ter mais poderes e escapadas secretas para saber como usá-los, e menos mimimi não posso tê-lo mimimi.

Então porque três estrelas? Já classifiquei livros com notas baixos com menos defeitos do que esse livro, porém eu vejo que essa trama ainda tem pano pra manga. Quero saber mais sobre essa profecia, sobre a Fraternidade, Irmandade e sobre as bruxas que antes estavam no poder. O final do livro foi muito tentador. Acho que o segundo pode ter muito mais coisas para desvendar e fiquei realmente curiosa. Outro motivo, é que eu gostei do romance, apesar de achar que não merecia todo esse espaço. Eu sou confusa, por isso nunca sei o que vou achar das minhas leituras, principalmente de séries.

A Cate é a irmã mais velha que eu sou. Chata, mandona e sempre brigando com as irmãs. Mas ela faz isso para protegê-las desse mundo cruel em que elas vivem, apesar das pobres meninas não achar isso. Então, eu entendia porque ela era chata com as irmãs e faria tudo para protegê-las. Gostei dela. Tem uma personalidade forte e é corajosa, enfrentando tudo e todos quando sua opinião não é nem ao menos ouvida pelas pessoas. Sendo a protagonista, ela é quem fica dividida entre dois lindos mocinhos a cortejá-la. Um deles é Paul, amigo de infância dela e que lhe garantiria uma boa e protegida vida. Eu gostei dele no inicio, parecia ser bem cavaleiro, porém depois simplesmente enjoei dele e de suas atitudes. Sou assim, enjoo fácil. O outro, sua paixão proibida, é Finn, o novo jardineiro de sua casa. Ele é encantador, fala coisas bonitas para ela a todo o momento, muito atrevido. Com ele aconteceu ao contrário, não gostava dele no início, mas simplesmente o adorei depois. Acontece.

Maura e Tess são as outras irmãs. Maura é teimosa, espontânea e a mais chata das três. Eu entendia muitas das vezes em que ela ficava brava, só que isso não a deixava menos chata. Tess é a caçula e pouco aparece. Creio que ela ainda tem muito potencial, então não desprezem essa menina tão cedo. E as vezes eu falo dos personagens como se eles fossem de verdade, apesar deles serem quando estou lendo e não sei porque estou falando disso, hora de mudar de assunto.


Resumindo: eu recomendo. Tem sim seus defeitos, mas é um livro com uma trama boa e espero que os próximos livros nos traga mais respostas e bruxas usando seus poderes. É isso por hoje, nada mais a declarar, fim.

6 comentários:

Raquel Machado disse...

Oi flor,
Sabe que quando esse livro ia sair eu me interessei por ele exatamente por ele falar de bruxas só que como vc eu já peguei tanto livro ruim que me desiludi e infelizmente parece que nenhum chega aos pés do que eu imagino ser um livro realmente de magia. Apesar de esse ser legalzinho não colocaria ele na minha lista nesse momento.
Beijos
Rauqel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

Raquel Machado disse...

Oi flor,
Sabe que quando esse livro ia sair eu me interessei por ele exatamente por ele falar de bruxas só que como vc eu já peguei tanto livro ruim que me desiludi e infelizmente parece que nenhum chega aos pés do que eu imagino ser um livro realmente de magia. Apesar de esse ser legalzinho não colocaria ele na minha lista nesse momento.
Beijos
Rauqel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

Sofia disse...

Desde o lançamento, "Enfeitiçadas" me chamou atenção, não sei exatamente o motivo, já que a temática não me é muito atraente. Quando as resenhas começaram a sair, confesso que desanimei um pouco com a leitura, mas ainda assim espero gostar.

Beijão,
Sofia - Lendo de Tudo

Just Listen disse...

MEU DEUS É NOSSO LIVRO TATA
CRÔNICAS DAS IRMÃS ENFEITIÇADAS :O

Just Listen disse...

A capa do livro é muito linda! Tenho vontade de lê-lo.

Beijos, Juliana.
http://bloggirlpop.blogspot.com.br/

Janna disse...

Oiii a primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro quando lançou foi a capa, a achei linda, mas nem por isso solicitei, achei que estava muito alvoroço em cima dele e resolvi esperar, li algumas resenhas negativas e tal, mas a sua resenha apesar de ter citado vários pontos negativos me deixou curiosa para conhecer a história, sendo assim logo irei ler para conhecer Cate e seu mundo.

Beijos!!!

@jannagranado
http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

 
Layout de Giovana Joris