Desafio - C.J. Redwine.

Título: Desafio.
Original: Defiance.
Autora: C.J. Redwine.
Editora: Novo Conceito.
Nota: 3/5.

No interior das muralhas de Baalboden, à sombra do brutal Comandante da cidade, Rachel Adams guarda um segredo. Enquanto as outras garotas fazem vestidos e obedecem a seus Protetores, Rachel é capaz de sobreviver nas florestas e de manejar uma espada com destreza. Quando seu pai, Jared, é declarado morto em uma missão, o Comandante designa para Rachel um novo Protetor: Logan, o aprendiz de seu pai, o mesmo rapaz a quem Rachel declarou o seu amor há dois anos, e o mesmo que a rejeitou. Com nada além da forte convicção de que seu pai está vivo, Rachel decide fugir e encontrá-lo por conta própria. Mas uma traição contra o Comandante tem um preço alto, e o destino que a aguarda nas Terras Ermas pode destruí-la. (SKOOB)

Depois de ter lido um livro distópico que foi uma completa decepção pra mim COF Divergente, eu disse que não iria ler nada desse gênero por algum tempo, mas acabei que resolvi ler Desafio, que também é meio desse tipo. Eu sei que não gosto desse gênero literário, mas eu tento, vocês sabem. Resultado: não foi tão ruim quanto eu esperava que seria, na verdade acho que foi um dos distópicos mais originais que já li até agora.

O livro se passa num futuro que foi devastado por criaturas malignas e as pessoas agora moram em muralhas, e no caso da nossa protagonista Rachel, no interior das muralhas de Baalboden, que é comandada por um terrível comandante. Rachel não é como as outras garotas, que ficam escolhendo vestidos e sabendo costurar, ela sabe como sobreviver na floresta lá fora e a lutar. Eis que as coisas estavam bem na vida dela, até que seu pai, Jared, é declarado morto por não ter voltado de sua missão a tempo e o Comandante designa que Logan, o aprendiz de seu pai, seja seu novo Protetor. Só tem um probleminha, Rachel não vai muito com a cara de Logan, na verdade eles eram até que amigos, só que ela revelou que estava apaixonada por ele, só que o pobre aprendiz a rejeitou. Ela acaba não tendo outra escolha a não ser ficar sobre os cuidados desse rapaz que ela tanto odeia, porém não planeja ficar muito tempo no local. Rachel está convicta de que seu pai ainda está vivo e planeja fugir para encontrá-lo, quer Logan a ajude ou não. Só que seu plano acaba não dando certo, Logan acaba se tornando um prisioneiro, ambos precisam enfrentar as consequências desse ato rebelde. Tentei o melhor que eu pude, esse livro tem muitas coisas e daí não queria falar demais, sei lá, enfim.

Eu estava completamente engana a respeito desse livro. Achei que era uma coisa e se mostra outra. Isso foi bom, já que apesar de estar curiosa pela leitura, não esperava que fosse ao menos apreciá-la devido a minha decepção com distopias. Entretanto, achei a trama muito bacana, gostei de como explicaram o fato de o mundo ter quase sido destruído, por mais bizarro que isso possa ter sido. Achei diferente e eu gostei disso. A narrativa é intercalada entre Logan e Rachel, sendo suas narrações em primeira pessoa. Eu assumo que preferia quando o Logan estava narrando, apesar dos pensamentos da Rachel serem mais legais, ela tendia a ser um pouco chata as vezes. Gostei de como foi desenvolvendo o livro, os planos deles e de como tudo podia falhar de uma hora para outra. Não podiam confiar em ninguém, só um no outro. Então toda essa tensão, planos e falhas que os fizeram sofrem, me fizeram aproveitar a leitura.

Claro, nem tudo foi perfeito, infelizmente. Achei que muitas cenas foram prolongadas ao nível máximo e sentia que estava sendo enrolada, porque tinha partes que não aderiam nada a trama, segundo meu ponto de vista, claro. Então, algumas coisas poderiam ter ocorrido de uma forma mais dinâmica, deixando assim o livro com um ritmo melhor. O final me deixou bem curiosa, apesar de alguns fatos bem estranhos terem acontecidos e ainda não me acostumei com esse cenário pós-apocalíptico, mas estou curiosa para ver o que eles vão aprontar nos próximos livros. Se eu não me engano, é uma trilogia. Distopias tendem a ser trilogias, né? Não sei por que estou divagando desse jeito hoje, credo (?).

Os personagens principais são bons, eu gostei deles. Rachel é uma menina corajosa e determinada, está bolando mil e um planos para sair das muralhas e encontrar seu pai, já que não acredita que ele esteja morto. Ela é bem rebelde e por mais que eu gostasse disso, às vezes tinha vontade de socá-la e falar ‘segue o maldito do plano, menina burra’. Sabe, esse tipo de coisa, normal. Logan é super querido. Ele tenta manter toda a pose de durão perto da Rachel e quer mantê-la longe do perigo, mas ao mesmo tempo também quer fazer seus próprios planos para ir procurar Jared. Eles dão certo, de uma maneira diferente, mas acabou dando certo, eu acho. O romance demora a acontecer, vai tudo de uma maneira vagarosa e às vezes dei murros mentais na Rachel enquanto a esse assunto, e no Logan também, claro. Qual o sentido de gostar dos personagens se você não sentir pelo menos um pouco de raiva deles? (?) Não entendi o que eu falei, mas tudo bem. Tem mais personagens, porém vou citar apenas um, que é o vilão de toda a trama, o Comandante. Que cara mais mala de todos, gente. Não agüentava ele. Sempre tinha uma carta na manga pra ameaçar e destruir a vida das pessoas, que cara detestável. Isso foi bom pra trama, um vilão bom. Vamos ver se aparece alguém pior do que ele nos outros, nunca se sabe.

Resumindo: eu gostei do livro, mas tem alguns pontos que poderiam ter sido diferentes. No geral foi até que interessante e estou curiosa para ver como a trama vai andar. O segundo livro é Deception e tem a capa tão linda quanto a primeira, sou apaixonada por essas capas. Não vi previsão de quanto será lançado por aqui e se será, mas vamos esperar e ver, lança Novo Conceito! É isso por hoje, fim.

13 comentários:

Casos Acasos e Livros disse...

Oi, Vanessa!
Estou doida para ler esse livro. Mas ao contrário de você, sou fã do gênero (e adorei Divergente, sorry, haha). Achei bem legal que mesmo não sendo seu gênero preferido, você dá chance aos livros. A maioria das pessoas não faz isso.
Quando você disse que algumas cenas se prolongam muito, me deu certa peguicinhas, mas, enfim, não vou deixar de ler por causa disso.
Sinto que vou adorar e me apaixonar pelo Logan, haha.
:D

Beijoooos

www.casosacasoselivros.com

Livy disse...

Oie Van =D

Olha, não vou negar que ultimamente tenho me decepcionado com muitas distopias. Primeiro pelo enredo fraco, segundo por não conseguir convencer, terceiro por ser mais do mesmo.

Legal saber que este é pelo menos original, e se você gostou, mesmo não gostando tanto do gênero, então já é um fator super positivo ;) Apesar dos pontos negativos, acho que no geral iria gostar desta leitura, por isso vou ler :) Você me convenceu hahah.

Beijos,
Livy
nomundodoslivros.com

Caverna Literária disse...

Eu não tinha esperança alguma com esse livro, mas que bom saber que tem potencial! Porque né, se você gostou, mesmo que em partes, é porque é bom mesmo hahah Gostei dessa relação dela com o Logan, e inclusive da coragem e bravura dela. Acho que alguém vai acabar lendo mais uma recomendação sua ein kkk

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br
Tem resenha nova no blog de "Seis anos depois", vem conferir!

Raquel Machado disse...

Oi querida,
Então estou com esse livro aqui em casa e pretendo ler ele logo, parece ser bem legal. Mas para tudo se não gostou do divergente mesmo???rsrs...eu amo esse tipo de história por isso acho que vou adorar esse também.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

Sora Seishin disse...

Oi Vanessa!
Eu gosto de distopias, mas ainda não li esse livro nem Divergente. Na verdade, nem sabia que O Desafio era uma distopia!
Parece interessante, mas o fato de ser trilogia me deixa um pouco receosa, pois tenho muita preguiça de ler todos os livros!

Obs: Te indiquei para uma tag no blog - http://www.meujardimdelivros.com.br/2015/03/tag-se7e-coisas.html

Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Nana Barcellos disse...

Oi Van,
Nossa esse é um dos livros que super leio resenhas controversas.
Confesso que minha curiosidade bateu pela capa, acho linda...
Mas ainda bem que a protagonista tem pontos bons, já anima pra encarar a leitura.

Ótima resenha :D

bjs e tenha um ótimo final de semana
Nana - Obsession Valley

DESBRAVADORES DE LIVROS disse...

Confesso que não me senti atraída pelo livro, mesmo você dizendo que gostou em alguns pontos e mesmo ele tendo te surpreendido.

M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

Carol Cristina disse...

Oi Vanessa!
Eu já me dou bem com distopias sempre! hahaha. Até agora não li nenhuma que não gostei XD Essa especificamente eu não me interesso muito lendo só a sinopse, mas gostei da sua resenha!
A parte do romance deve ser interessante, e é muito bom quando a história nos surpreende!
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

Janna disse...

Oi Van =)
Essa foi a primeira resenha que li do livro, achei bem interessante, fiquei curiosa para conhecer Logan, você ter gostado dele já vale a pena a leitura rsrs.
Agora vamos esperar pelos próximos livros, espero que as estrelinhas aumentem e a série seja uma prazerosa leitura.

BeijOs!!!
@jannagranado
@lpdiversao
http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

Luiza disse...

ADORO essa capa, mas ainda não tive tempo para ler e como uma amiga minha gostou mas ficou "meio decepcionada" desanimei um pouquinho
Bjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

(Ava) Amanda V. Almeida disse...

Oi Vanessa, tudo bem?
Eu gostei desse livro, e concordo com vocês. A leitura poderia ser mais dinâmica, e algumas coisas poderiam ser desenvolvidas um pouco mais rápido. Também espero pela continuação, e também não entendo porque precisa ser uma trilogia. rsrs
abraços,
Amanda Almeida
http://amanda-almeida.com.br

Bianca Sampaio disse...

Oi Vanessa!
Não sabia que esse livro é uma distopia! Foi a primeira resenha que li dele e fiquei bem curiosa, pois gosto muito do gênero.

Beijos,
Epílogos e Finais

Jordana Salamon disse...

Olá!
Já estava doida pra ler esse livro quando vi o lançamento no skoob, mas agora com sua resenha fiquei mais ainda!
Não fazia ideia que tinha uma pegada meio distópica, amo distopias haha
Sobre o seu problema com o gênero, pelo menos você tenta ler, não o descartar porque um livro não te agradou :D
Bom, espero poder conferir esse livro logo!
Beijos
http://addictionforbooks.blogspot.com.br

 
Layout de Giovana Joris