O Diário Secreto de Lizzie Bennet - Bernie Su e Kate Rorick.

Título: O Diário Secreto de Lizzie Bennet.
Original: The Secret Diary of Lizzie Bennet.
Autores: Bernie Su e Kate Rorick.
Editora: Verus.
Nota: 5/5 .

Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries. Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet. De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto...~ "O Diário Secreto de Lizzie Bennet é, com certeza, a melhor adaptação literária de Orgulho e Preconceito de todos os tempos. Um livro inteligente, muito divertido, muito Jane! Os amantes de Lizzie e Darcy precisam tê-lo na estante." - Carina Rissi, autora de Procura-se Um Marido e da série Perdida. (SKOOB)

Eu peguei esse livro com o desconto que eu tinha na Livraria Curitiba e depois da leitura fiquei super feliz por ter escolhido esse dentre todos os outros que eu fiquei na dúvida. Já conhecia a websérie e pensei ‘porque não?’, então comprei e esse ano pude finalmente ler. E sim, é simplesmente maravilhoso e apaixonante. Nem sei se metade das coisas que eu falar nessa resenha vai fazer sentido, só sei que o livro é lindo e todos deveriam ler. Vamos lá.

O livro é baseado na websérie The Lizzie Bennet Diaries (TLBD) que é uma releitura moderna do clássico Orgulho e Preconceito da Jane Austen. No livro, Lizzie é uma jovem estudante que resolve fazer vídeos na internet sobre as coisas que acontecem em sua vida para ser o seu projeto de último ano na faculdade. Tudo começa quando dois amigos ricos chegam a cidade e a Sra Bennet começa a perseguição para achar um marido para suas filhas, o que vai deixar a vida das três irmãs Bennet bem agitada. Lizzie logo começa a ganhar seguidores e a se tornar uma figura pública. Nem tudo ela mostra nos vídeos, obviamente, por questões básicas de um pouco de privacidade, mas por sorte resolveram transformar o diário dela em livro e aqui está tudo o que você precisa saber.

Que livro mais cheio de amor, eu simplesmente amei. Eu tentei ler Orgulho e Preconceito há algum tempo, porém acabei não progredindo com a leitura e não a concluí. Mas eu quero muito conseguir terminar de ler, então recorri a outros métodos para me concentras na trama posteriormente: fui assistir a sua releitura moderna, TLBD. Antes de ler o livro, eu tinha assistido apenas 18 episódios e não conhecia direito toda a trama, então isso enriqueceu ainda mais a minha leitura. É basicamente como a websérie, porém tem mais detalhes, podemos ver, por exemplo, o que tem na tão misteriosa carta do Darcy. Eu amei tanto o livro quando a série, que corri para terminar de assistir depois de finalizar essa ótima leitura.

O livro é escrito em forma de diário, porque como o título diz esse é o diário da Lizzie com a Lizzie contando sobre seus vídeos, as dificuldades, saída com suas irmãs e tudo mais o que se passa na cabeça dela. Ainda ressalto que o livro me veio em um bom momento, já que a Lizzie está cheia de dúvidas e assustada com o que o futuro lhe reserva depois dos estudos e me identifiquei bastante com ela em relação a isso. Adorei cada detalhe a mais do que vemos nos vídeos, é uma leitura obrigatória para quem assisti a série. É bom ler o livro e assistir a série, antes ou depois tanto fez, para que os detalhes dos dois acabem se juntando e tornando tudo ainda melhor. E claro, precisa ver a série porque está no Youtube e não tem desculpa para fazer, é ótima e os vídeos são curtos. Então ‘bora lá.

A Lizzie amadurece muito durante o livro e isso vai se tornando tão visível, eu senti orgulho dela (?). Como não li o clássico, não posso comprar as coisas, mas depois de ler eu com certeza vou comparar e falo para vocês, claro. Além dela, tem a Jane que é toda bondosa e está sempre preocupada com os outros, e a Lydia que é um ser cheio de personalidade própria e não consegue parar quieta, está sempre falante e animada. Elas têm personalidades diferentes e isso faz com que sejam ótimas, cada um do seu jeito, formando uma boa parceria. Esse é um daqueles livros no qual me mostra que ter irmãos é uma das maiores bênçãos que poderíamos receber nesse mundo. Claro que não posso esquecer a querida Charlotte, que é a melhor amiga da Lizzie e sempre a ajuda com os vídeos. Tem o Bing Lee e eu não consigo não ler/pensar/escrever o nome dele sem pensar na Janice, uma das personagens icônicas da série Friends, e do seu jeito próprio de falar, principalmente ‘Bing’ que é o sobrenome de um dos principais. Sério, não consigo, impossível. Enfim, meus sentimentos pelo Bing mudaram durante a trama, mas percebi que até que gostei dele. Tem a Caroline, que é a irmã dele e totalmente exibida. Ainda preciso citar o detestável porém agradável aos olhos George Wickham, eu já não tinha gostado dele nas poucas páginas que li do livro clássico, então já era de se esperar. Por ultimo, mas não menos importante, tem William Darcy e toda sua arrogância e egoísmo, que com o tempo se mostra ser puro amor. Impossível não gosta dele.


Resumindo: leiam, o livro é super incrível, altamente recomendado. É isso, nada mais a declarar hoje, ainda vou fazer um post falando somente sobre a websérie porque sim, eu gosto de surtar com as coisas que eu gosto, então é isso. Fim.

8 comentários:

Luiza disse...

Li e AMEI esse livro, divertido e fofo <3
Bjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

Sofia disse...

Aain, esse livro é muito amor <3 Gosto bastante de Orgulho e Preconceito, então amei a ideia da websérie. Também gostei bastante dessa adaptação, ri horrores e me apaixonei (de novo) pelo Darcy <3
Realmente uma boa dica.

Beijão

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Vanessa! Estou ansiosa para ler O Diário Secreto de Lizzie Bennet! Beijo!

www.newsnessa.com

(Ava) Amanda V. Almeida disse...

Oi Vanessa, tudo bem?
Gente, como assim ainda não assisti a websérie e nem li esse livro? Depois da sua resenha a vontade que me deu foi de ir correndo assistir e ler o livro. Sou apaixonada por OeP, e acredito que vou amar esse livro. Dica mais do que anotada, e seu surto é completamente compreensível.
Abraços,
Amanda Almeida
http://amanda-almeida.com.br

Mari Mei disse...

MAH MEODEOS preciso muito comprar esse livro, aí você vem e faz uma resenha dele. Ai meu coraçãozinho. Haha

Beijos, Mari.
www.papersblood.com

Inês Gabriela A. disse...

Olá,
Quero MUITO ler esse livro, parece ser super bacana e divertido, tentei agendar uma troca, mas não deu certo, rsrs. Adorei a resenha, me deixou mais curiosa.
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

Sil disse...

Eu amo Orgulho e Preconceito o filme. Eu até gostei do livro, mas o filme continua sendo meu preferido. Comprei esse livro depois que li uma resenha dele e quis ele na hora, mas ainda não li hehe. Espero gostar assim como você gostou.

Blog Prefácio

Nilda Maia disse...

OI,VA.
Sou nova no mundo dos Blogs e estou agora começando a conhecer outros Blogs sobre livros. Gostei muito do seu. Está bem montado. Acabei de dar o larga no meu e ficaria feliz se vc. o visitasse. http://oslivrosdaminhabiblioteca.blogspot.com.br/ . Beijo NILDA.
Sou nova no mundo dos Blogs e estou agora começando a conhecer outros Blogs sobre livros. Gostei muito do seu. Está bem montado. Acabei de dar o larga no meu e ficaria feliz se vc. o visitasse. http://oslivrosdaminhabiblioteca.blogspot.com.br/ . Beijo NILDA

 
Layout de Giovana Joris