As Bruxas de Oxford - Larissa Siriani.

Título: As Bruxas de Oxford.
Autora: Larissa Siriani.
Editora: Literata.
Nota: 4/5.

A antiga Casa Azul nunca foi cenário de boas histórias. Há mais de cem anos, dizem, era lar de sete bruxas que foram queimadas na fogueira e que juraram vingança. Mas é quando Malena, seus pais e seus seis irmãos mais velhos se mudam para lá que a lenda se prova verdade. Coisas estranhas começam a acontecer sempre que ela se exalta, e, de repente, ela se descobre cercada por um passado que ela até então desconhecia, e condenada a consertar os erros de uma vida passada. E, quando os velhos inimigos começam a aparecer, Malena vai perceber que certos sentimentos se carregam para além da vida. (SKOOB)

Eu sempre quis ler esse livro gente, vocês não têm noção. Entretanto, só consegui de fato tê-lo em mãos na Bienal do Livro desse ano, quando passei no estande da Literata no qual a Larissa estava autografando. Resolvi que essa seria minha leitura horripilante para o mês de Outubro, que teve o Halloween, então consegui finalmente lê-lo. Foi a melhor coisa que eu fiz, esse livro é muito bom.

O livro conta sobre Malena, uma garota albina que tem uma família enorme, ela tem seis irmãos mais velhos, sendo a única menina. Que difícil. Eles se mudam para Oxford, a cidade onde seus pais cresceram, e é lá que as coisas começam a ficar complicadas. A nova casa deles tem uma fama não muito boa, na verdade é bem aterrorizante. Teria sido lar de bruxas que foram queimadas na fogueira e juraram vingança. Malena então começa a ter ‘acidentes’ estranhos, principalmente quando está nervosa. Porém ela logo vai descobrir que isso é muito mais do que ela sequer imagina, e que está cercada por um passado desconhecido e agora precisa consertar os erros cometidos há muito tempo. Essa sinopse não ficou a altura do livro, mas eu tentei.

Estava com altas expectativas para esse livro e ele conseguiu atendê-las, ainda bem. A narração é feita em primeira pessoa, pela Malena, e fiquei feliz por ela ser uma mocinha bacana. A trama é incrível, me surpreendi bastante e achei tudo muito bom. Eu adoro o tema bruxas em um livro, mas ultimamente não tinha lido alguns bons o suficiente, só que esse conseguiu me agradar. Eu estou feliz, de verdade. O livro é todo lindo por dentro e por fora, tem umas imagens em cada começo de capítulo, tem detalhes cinza em todas as páginas, muito lindo.

Bom, nem sei por onde começo a falar dos pontos positivos, então vou começar falando de um único detalhe que eu acabei não gostando. O final. Não foi completamente ruim, eu só estava esperando alguma coisa diferente, porém deixou uma ponta solta para o próximo livro da trilogia, que eu já estou mega ansiosa pra ler (ainda bem que já o tenho aqui em casa também). Foi só isso também, de resto eu achei tudo muito bem desenvolvido. Estava preocupada sobre como a história das bruxas que antes ali moravam ia se entrelaçar com a de Malena. Isso é praticamente o centro de todo o livro, então claro que eu estava torcendo pra ser algo muito incrível e foi. Não me lembro de ter lido nada parecido com o que aconteceu nesse livro e foi muito interessante. Teve flashbacks, que eu adoro, então já ganhou meu coração. Eu não quero falar muito sobre essa ligação entre as famílias, porque acho que é muito spoiler, então só vou falar pouca coisa pra não adiantar muito o livro para quem ainda não o leu. Enfim, elas têm essa ligação, sendo a Malena em especial com a Dorothi, uma das irmãs bruxas que ali morava. Essa ligação foi muito bem explorada e eu gostei bastante. Eu gostei de tudo, fica difícil de falar alguma coisa diferente disso.

O encerramento de toda a trama desse primeiro livro foi inesperado. Eu achava que poderia acontecer algo do tipo, mas não estava esperando por isso. Então me surpreendeu e quero ver como isso será abordado no próximo livro, estou curiosa. Adorei o livro, não consegui expressar o quando eu gostei do livro e fiquei envolvida por sua trama de bruxas, heranças e famílias. Foi uma surpresa incrível. Sinto que estou me repetindo aqui, só que foi isso que eu achei do livro, pronto.

As personagens foram bem aproveitadas. Tinha muita gente já que a família da Malena é enorme. Sério, eu me perdia no meio de tantas pessoas, só depois fui me adaptando e sabendo melhor o parentesco entre elas. Adoro livros que tem todo esse lance de problemas em família, são os melhores, devem ser mais aproveitados, o tema é incrível. Eu sei que fico tagarelando coisas sem sentido no meio da resenha, estou consciente desse fato (?). A Malena é uma garota que se vê de repente com poderes estranhos que não consegue compreender de onde vieram e o motivo de só aparecerem agora quando se mudaram para Oxford. Ansiava por respostas assim como ela e com o passar dos capítulos, quando ela vai começando a entender melhor a situação das coisas, ficava apreensiva e achava que ela não iria conseguir sair dessa enrascada. Ainda tem um gato misterioso que ela encontra, o Toy, que parece compreender o que ela fala e vai lhe indicando o caminho várias vezes. Esses felinos! Na escola nova ela logo faz novos amigos, como a Yara e o Patrick, que são os primeiros a conhecê-la. Tem a Kathi, uma garota meio gótica de quem ninguém queria ficar perto, mas logo Malena faz amizade com a garota e tenta incluí-la no seu novo círculo de amizade. E, claro, tem o mocinho da história, o Sam, que é uma graça, mas aparece pouco no livro.

Falando um pouco das bruxas, tem a Dorothi, com quem a Malena tem uma ligação maior e que é simplesmente uma chata. Teve uma cena que eu fiquei com tanta raiva dela que precisei dar uma pausa na leitura para me acalmar. Fortes emoções esse livro. As irmãs delas são tantas, mas a que mais era inimiga da Dorothi era a Jane e eu senti falta de mais aparições dela no livro. Teve algumas, claro, só que senti falta, foi isso. Gosto de barraco em família nos livros, então é isso (?).


Resumindo: LEIAM, AGORA! Eu adorei o livro, achei simplesmente incrível e bem desenvolvido. Estou ansiosa para o segundo livro e torcendo para ser tão bom quanto esse primeiro. As Bruxas de Oxford é o primeiro livro de uma trilogia, que chama O Coração da Magia, cujo segundo livro tem o mesmo nome. É isso, nada mais a falar, fim.

4 comentários:

Unknown disse...

cara eu simplesmente adoro essa capa.
a história desse livro me agrada muito, tenho o ebook no meu kindle, mas ainda não tive tempo de ler. assim que der vou dar uma conferida!

Seguindo o Coelho Branco

thales disse...

Amo livros que envolve bruxas e essas coisas, e com essa sua recomendação deu mais vontade ainda!

http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

Criticando por aí - Caroline disse...

Vanessa, os autores nacionais estão dando um baile, não é mesmo? Estou surpresa com novos talentos e ótimas histórias. Falta mesmo é divulgação e credibilidade para eles. Também espero poder ler este livro, pois você o elogiou demais! rs

Beijos,
Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

Helana Ohara disse...

Tudo que envolve bruxas me chama atenção.
Preciso ler este livro, ainda mais por ser nacional ♥

Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

 
Layout de Giovana Joris