Percy Jackson e os Olimpianos: Guia Definitivo - Rick Riordan e Mary-Jane Knight.

Título: PJ e os Olimpianos - Guia Definitivo.
Autor: Rick Riordan e Mary-Jane Knight.
Editora: Intrínseca.
Nota: 4/5.

Vida de semideus não é fácil! Combater monstros, decifrar profecias e lançar-se em perigosas jornadas para salvar o mundo são tarefas rotineiras, e um herói não pode vacilar. Afinal, nunca se sabe quando o mundo estará em perigo. Colorido, com fotos, mapas e ilustrações, o Guia definitivo mostra como descobrir quem é seu pai ou mãe divino, como detectar um sátiro e quais são os dez sinais de que talvez você seja um meio-sangue, além de informações sobre os personagens, as criaturas mitológicas — deuses, espíritos e monstros — e os lugares lendários que todo herói precisa saber de cor. (SKOOB)


Quando eu fiz essa resenha ainda não tinha terminado de ler a série PJ. Sim, nas férias eu li os três últimos livros que faltavam um seguido do outro. Adorei, ainda preciso postar as resenhas aqui, me cobrem. Enfim, esse pequenino aqui me ajudou a relembrar alguns fatos ou monstros que apareceram nos dois primeiros livros e eu não me lembrava. Eis a resenha.

Bom, o livro é um guia da série Percy Jackson. Conta sobre os deuses, monstros, o Acampamento Meio Sangue e até tem um teste básico para saber qual dos deuses é seu pai/mãe. É isso.

Estava sem fazer nada de tarde e peguei esse livro para descontrair. É fininho e super rápido de ler, menos de uma hora. Adorei tudo, principalmente a parte que falam um pouco mais sobre os deuses e sobre o Mundo Inferior. Por mais que eu já tivesse lido e escutado sobre esses caras do Olimpo, eu só parei agora para pensar o quanto eles são safados. Sério. Zeus casando com a própria irmã, Hera. E ainda a trai com tudo quanto é mulheres. Sério, eles têm problemas nesse quesito. Enfim, é interessante saber mais sobre mitologia e essas coisas doidas deles.

Outra coisa que devo citar são os desenhos. Eles são incríveis, sem mais. Os desenhos das criaturas são muito bem feitos. Um guia muito bonitinho para quem gosta da série. Não sei se é meramente parecido com outro nesse estilo que lançaram, que foi “Os Arquivos do Semideus”, porque eu não cheguei a ler. Então não posso falar nada e nem fazer comparações.

Estão vendo aquele lago azul e reluzente ali no meio, com as três ilhotas? Aquelas são as Ilhas Abençoadas – as pessoas que vão para lá escolheram renascer três vezes e, em cada uma delas, chegaram ao Elísio. Aposto que vocês não se importariam de se unir a esse pessoal. Sejam corretos e firmes, é o que eles dizem”. (Página 126 – Seção do Mundo Inferior)

Resumindo: é uma gracinha de livro com informações muito bacanas e desenhos incríveis. Muito bem feito, recomendo para todo mundo que curtiu a série. Ficou bem pequena essa resenha, eu sei, mas não é como se tivesse muita coisa para falar de um livro que é sobre informações gerais das séries, monstros e afins. É só isso mesmo. Fim.

A Batalha do Apocalipse - Eduardo Spohr.

Título: A Batalha do Apocalipse.
Autor: Eduardo Spohr.
Editora: Verus.
Nota: 4/5.

Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o dia do Juízo Final. Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas, o dia do despertar do Altíssimo. Único sobrevivente do expurgo, o líder dos renegados é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na batalha do Armagedon, o embate final entre o Céu e o Inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro do universo. Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano; das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval. A Batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana, mas é também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, cheio de lutas heróicas, magia, romance e suspense. (SKOOB)


O último livro que eu li em 2012 foi este, assim você percebe o quanto eu sou lerda para postar as resenhas. Já tinha comprado fazia um tempinho, aquela versão sem orelhas mesmo, por indicação de uma amiga que tinha lido e adorado. Mas só tomei coragem mesmo para ler quando no clube do livro do mês de Dezembro houve uma discussão básica sobre dois pontos de vista diferentes: um amou e outro odiou. Eu precisava saber qual seria a minha opinião, entendem? Então eu li e vou contar o resultado.

Não vou colocar minha versão da sinopse hoje, o livro é muito tempo para essas coisas. Já tem uma ali em cima, então tudo certo. Isso é apenas desculpa para preguicite eterna, minha nova síndrome

Eu adorei o livro, a trama é ótima e tem tudo o que eu mais gosto: guerreiros, batalhas sangrentas, sangue (claro), anjos e demônios. Só que o desenrolar da história é um pouco cansativo. São muitas informações, batalhas, nomes de espadas, nomes de guerreiras, casta dos anjos... Já estou perdida! No começo eu demorei um pouco para me envolver com a história, mas com o passar das páginas acabei me acostumando e queria loucamente saber o que iria resultar.

Outro ponto um pouco negativo, já que estou falando disso, foi a batalha do apocalipse em si. No decorrer do livro conta mais como eles estão se preparando para a batalha, quem é do time de quem, conhecemos os personagens, algumas lembranças e afins. Então, a guerra fica mais para o final do livro, bem no finalzinho mesmo. Achei o final meio estranho também, porém digno do livro.

Pontos positivos, as partes boas agora. A escrita do autor é maravilhosa. Ok, é um pouco cansativa pelos motivos que já citei no parágrafo acima, mas não deixa de ser boa. Não parecia que eu estava lendo um livro nacional, parecia um autor de grande renome internacional. Estou falando sério, eu não minto (?). Achei muito bem escrito e pesquisado também. Nomes de cidades e alguns fatos bíblicos e afins, transformando tudo para dar certo ali no livro. Adorei. A trama também é tudo de bom. Assumo que adorava as partes que mostravam eles no Inferno e no Céu. A Terra a gente já conhece, bobagem. Muito bem retratado, não que eu saiba como é achei interessante.

Os personagens são muito profundos. Cada um tem seus valores e sua personalidade. O Ablon é um anjo renegado que foi condenado a ficar preso aqui na Terra para sempre. É o principal do livro também. Vemos bastante das suas lembranças e como ele acaba se encaixando de um jeito ou de outro nessa batalha. Tem a Shamira, uma feiticeira muito poderosa. Um charme só! Ela aparece em várias partes, mas esperava que ela aparecesse mais. Foi minha personagem favorita.

Claro que os arcanjos também aparecem como: o Lúcifer, Miguel e Gabriel. Eu os imaginava como os atores que representaram esses na minha série favorita na qual estou atrasada também, Supernatural. São diferentes as personalidades, claro, mas eu imaginava do mesmo jeito. Aparece a Lilith também, só que não como uma criancinha como na série. Imaginei ela assim do mesmo jeito.

Resumindo: apesar dos pontos negativos, eu adorei o livro. Quando acabou eu fiquei com vontade de ‘quero mais’. Recomendo para todo mundo que adora esse tema e essas batalhas sangrentas. Quem é que não gosta dessas coisas? Sinceramente, eu adoro, vocês sabem disso. Sempre digo em alguma resenha. Enfim, é isso ai. O Eduardo Spohr também tem, além desse livro, uma série de livros chamada “Os Filhos do Éden” e eu já tenho o primeiro livro aqui, espero ler em breve. Talvez nem tão em breve, já que “A Batalha do Apocalipse” me deixou meio paranoica e obsessiva com essas coisas. Fim.

A Escolha - Nicholas Sparks.

Título: A Escolha.

Original: The Choice.
Autor: Nicholas Sparks.
Editora: Novo Conceito.
Nota: 4/5.

Travis Parker possui tudo o que um homem poderia ter: a profissão que desejava, amigos leais, e uma linda casa beira-mar na pequena cidade de Beaufort, Carolina do Norte. Com uma vida boa, seus relacionamentos amorosos são apenas passageiros e para ele, isso é o suficiente. Até o dia em que sua nova vizinha, Gabby, aparece na porta. Apesar de suas tentativas de ser gentil, a ruiva atraente parece ter raiva dele. Ainda sim, Travis não consegue evitar se engraçar com Gabby e seus esforços persistentes o levam a uma jornada que ninguém poderia prever. Abrangendo os anos agitados do primeiro amor, casamento e família, A Escolha nos faz confrontar a questão mais cruel de todas: Até onde você iria manter o amor de sua vida? (SKOOB)

O ano passado eu acabei não lendo livros de romance, por isso resolvi que logo nos primeiros dias desse novo ano eu teria que ler algum. Não sou muito fã desse gênero, mas assumo que Nicholas Sparks é um dos meus autores favoritos. E esse livro... ah, esse livro quase me matou do coração. Se você tiver problemas do coração, acho melhor não ler livros do Sparks. Depois não diga que eu não avisei.

Bom, o livro conta sobre dois vizinhos. Gabby é uma mulher que foi sempre certinha, obedecia a seus pais e coisa e tal. Travis é aquele típico cara que adora viver ao extremo, fazendo esportes loucos e viajando pelo mundo. A vida deles acaba se cruzando por conta de seus cachorros. Gabby tem uma border collie e Travis tem um boxer. Na primeira vez que eles conversaram deu tudo errado e rolou muita discussão. Mas as coisas mudam quando os dois resolvem tentar de novo e se conhecer melhor. É isso ai.

Podem dizer que os livros do Nicholas são clichês e que parecem ter sempre a mesma trama. Ok, eu também acho isso, porém quando você começa a ler simplesmente não consegue largar. Não sei o que os livros dele fazem comigo, eu choro igual uma louca. Talvez nesse nem tanto, mas eu ficava com o coração na boca e o amaldiçoava a cada capítulo que ia se passando. Adoro xingar mentalmente os escritores quando estou lendo, ainda bem que eles não me escutam. O que interessa é que apesar de tudo ainda continuo a gostar deles. Enfim, indo ao que interessa agora. A narrativa do autor continua fantástica. Eu leio até os agradecimentos dele – não importa quantas folhas tenham. É narrado em terceira pessoa, então podemos ver ambos os lados da história. É dividido em duas partes, uma com lembranças e outra com o que está acontecendo “nos dias atuais”.

Adorei toda a história, de ver como eles eram tão diferentes e depois começaram a se entender. A Gabby é uma ótima garota. Tem um namorado que ainda não a pediu em casamento – e em minha opinião é um bobão folgado. Ela trabalha em um hospital na área de pediatria e tem uma cachorrinha linda. Eu adorei os cachorros desse livro, são lindos. Moby é do Travis e Molly, da Gabby claro. Sou fraca para livros/filmes que falam de cachorros, mas esse não se focou neles. Travis é uma ótima pessoa também. O charme que ele jogava para a Gabby e depois ela retrucava algo para ele também, era tudo muito engraçado. A irmã dele, Stephanie, também era engraçada e parecida com ele em muitos aspectos. Adorei todo mundo nesse livro, cada um teve sua parcela na história. Viu, minha leitura é proveitosa quando eu gosto dos personagens.

Não sei direito o que falar desse livro, sobre a trama e a “moral”. Tem muitas lições sobre amor e esperança. Do jeito que as pessoas no livro falavam sobre Gabby e Travis como um casal (não é spoiler, eles são mesmo um casal depois, leia o marcador do livro e verá), de como eles eram lindos e pareciam tão apaixonados. Próximo do final do livro tem uma situação um tanto difícil, no qual uma pessoa tem que fazer a tal escolha que está no título do livro. Fala bastante sobre esperança, fé e amor – é claro. A pergunta principal do livro com certeza é “até onde você iria para manter o amor da sua vida?”, mesmo que contrarie a vontade dessa pessoa. Sou péssima para falar sobre moral de livros, eu sei, mas estou tentando. O que quero dizer é: simplesmente emocionante e de partir o coração em vários momentos, mas com uma história linda e um final digno – mas assumo que esperava um pouco mais desse finalzinho, para mim algo ficou faltando. Sempre começo os livros dele achando que alguém vai morrer, vocês também? Não estou dizendo que ele mata ou deixa de matar alguém nesse, mas é que eu sempre tenho essa impressão. Enfim.

Resumindo: o livro é lindo, a história é maravilhosa, engraçada em vários momentos e emocionante. Não dei cinco estrelinhas porque achei que o finalzinho poderia ter sido melhor e tudo mais. E ter mais coisas sobre os cachorros, é claro, mais do que já tem. Enfim, eu super recomendo para quem gosta e quem não gosta dos livros dele. Sempre vou recomendar Nicholas Sparks, sem mais. Fim.

[DIVULGANDO] 12º Encontro do Clube do Livro de Sorocaba.

Oi galera o/
Já é o 12º encontro do nosso clube do livro e temos alguns convidados bem especiais para esse mês: alguns autores do Fantastiverso. Não é demais? Esperamos vocês por lá, já marquem na agenda.


Extraordinário - R.J.Palacio.

Título: Extraordinário.
Original: Wonder.
Autora: R.J. Palacio.
Editora: Intrínseca.
Nota: (?).

Primeiro lugar da lista de best-sellers do The New York Times, eleito um dos melhores títulos YA de 2012 nos Estados Unidos, o premiado livro de estreia da americana R. J. Palacio traz à tona a luta contra o preconceito ao contar a história de um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Narrado da perspectiva de August e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo. (SKOOB)


Nem sei como começar essa resenha. Nem sei que nota dar para esse livro, por isso esse ponto de interrogação no lugar onde geralmente fica a nota que eu dou para o livro. Não sei o que falar, é tudo tão profundo e narrado de uma maneira tão simples e bela. Vou tentar, espero conseguir passar para vocês o que eu senti lendo a prova desse livro que me foi enviado pela editora Intrínseca. Vamos lá.

O livro conta a historia de August, um menino que por conta de uma série de combinações erradas de seu gene e vários genes defeituosos, acabou nascendo com uma síndrome (ou uma combinação delas como fala no livro) que acaba por tornar um rosto diferente dos padrões considerados “normais”. Por conta disso, todo mundo o discrimina, as pessoas tem medo dele e nem na escola ele ia por conta disso. Tudo muda então quando ele vai para a escola e assim segue o livro contando sobre a vida dele. Minha sinopse não está a altura, mas eu tentei, juro.

Foi uma leitura muito profunda, mas narrada de um jeito bem simples – como eu já falei – como só as crianças conseguem mesmo. Não é apenas narrado pelo August, mas também por amigos dele e da sua própria irmã, Olivia (ou Via, mas não gostei desse apelido dela q). Com isso podemos ver a posição dele em respeito da sua síndrome e de como ele afeta as pessoas ao seu redor. A parte que mais me emocionou foi a narrada pela irmã dele. Eu conseguia sentir o que ela sentia, o ciúmes, as inseguranças e indecisões. Foi com ela que eu mais me identifiquei, talvez por ser irmã mais velha também (como ela).

O August quer apenas ser mais uma pessoa entre tantas outras. So que as pessoas o consideram um 'especial', mas ele só quer ser normal, ser ele mesmo. Entendem? E todo mundo o julga, como já diz na contracapa, pelo rosto. E todo mundo julga, não adianta me falar que você não julga ou que fulano não faz isso. Acho que é um defeito humano, mas que temos que começar a mudar isso.

Voltando a falar do livro. É tocante. Assim, chorei em algumas partes e senti muita raiva de tudo, de todos. Senti dó, compaixão, ri, entendi em parte pelo que as pessoas passavam. Resumindo, esse livro foi um turbilhão de emoções diferentes. Tanto que não vou conseguir passar tudo o que eu senti nessa simples resenha. Acho que até agora falei muita coisa e nada ao mesmo tempo. Você tem que ler para saber, para sentir. Quando eu terminei a leitura demorei um pouco para assimilar todo o livro. Não foi o melhor livro com uma ‘lição de moral’ que eu li, mas um dos mais simples e por essa simplicidade conseguir sem belo. As frases do August me tocavam demais. Anotei várias na minha agenda de quotes, sério.

Preceito de Setembro do Sr. Browie: Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil” (página 55, pelo menos aqui é).

Os personagens são uns fofinhos. Adorei o August e todo o jeito dele de lidar com toda a situação. Ele é um fofo, como as pessoas podem fazer aquelas atrocidades com ele? Isso prova que temos que conhecer as pessoas e não julgá-las, fazer um pré-conceito totalmente errado. Ele lida com tudo isso de uma forma muito adulta até, foi o que eu achei. Claro que fica triste em alguns momentos, mas ele se mostrou mais forte do que a maioria das pessoas. Sendo um exemplo para toda a sua família, como mostra no livro. Já estou falando demais, ain ain. A Olivia é interessante também. Ela conta como é viver com pais que dão atenção demais para o irmão e pouca a ela. Claro que ela entende, mas é difícil, não é? Nem consigo pensar o que eu sentiria ou faria se isso acontecesse comigo. Acho que ninguém consegue. Gosto da relação dos dois. Algumas brigas aqui e outras acolá, porém vemos que a Olivia ama o irmão e o aceita do jeito que ele é.

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo” (página 313, dita por August).

Resumindo: não consegui passar tudo o que eu senti com esse livro, mas tentei. Recomendo para todo mundo. É simples, é bela, pode não ser o melhor livro que você já leu, pode achar infantil, mas tem que admitir que a história é belíssima. É para refletir. Gostei de ter lido, uma leitura muito agradável e rápida. É isso galera. Extraordinário tem sua data de lançamento marcada para dia 09 de Fevereiro, corre lá comprar e ler, viu? Fim.

O Trono de Fogo - Rick Riordan.

Título: O Trono de Fogo.
Original: The Throne of Fire.
Autor: Rick Riordan.
Editora: Intrínseca.
Nota: 4/5.

Os deuses do Egito Antigo foram libertados, e desde então Carter Kane e sua irmã, Sadie, vivem mergulhados em problemas. Descendentes da Casa da Vida, ordem secreta que remonta à época dos faraós, os dois têm poderes especiais, mas ainda não os dominam por completo – refugiados na Casa do Brooklin, local de aprendizado para novos magos, eles correm contra o tempo. Seu inimigo mais ameaçador, Apófis, está se erguendo, e em poucos dias o mundo terá um final trágico. Para terem alguma chance de derrotar as forças do caos, precisarão da ajuda de Rá, o deus sol. Despertá-lo não será fácil: nenhum mago jamais conseguiu. Carter e Sadie terão de rodar o mundo em busca das três partes do Livro de Rá, para só então começarem a decifrar seus encantamentos. E, é claro, ninguém faz ideia de onde está o deus. (SKOOB)

Demorei para fazer a resenha, mas pelo menos ela ficou logo seguida da minha opinião sobre o primeiro volume dessa série. Então, bom, provavelmente vai conter alguns possíveis spoilers caso você ainda não tenha lido A Pirâmide Vermelha. Vamos logo a resenha.

Bom, no primeiro livro Carter e Sadie descobriram que tinham um sangue especial correndo em suas veias, que poderiam servir de hospedeiro de deuses egípcios, estes que eram sim de verdade. Em O Trono de Fogo, eles estão tentando impedir Apófis, a cobra do Caos, de engolir o sol e acabar com o mundo, enquanto buscam o Livro de Rá para poder despertá-lo e assim acabar com a cobra do apocalipse. Claro que nada vai ser fácil no caminho deles, alguns amigos estranhos aqui, pessoas malignas ali e até um tempinho para um romance ou outro. Coisa básica, lógico.

Preciso começar falando sobre o quanto eu estava enganada sobre a mitologia egípcia. O primeiro livro foi um pouco confuso e demorei para ligar um ponto ao outro, é bem mais complexa do que a mitologia grega - por exemplo. Mas nesse livro os egípcios me seduziram totalmente - e não fiquei confusa, olha que lindo! Até me peguei falando as histórias dos deuses ou sempre incluindo-os nas coisas que eu falava. Adorei todos os detalhes, principalmente sobre toda a história do Rá no Duat e afins. QUE LINDO. Ok, ainda continuo achando os deuses gregos mais simpáticos e acho essa mitologia linda, entretanto a egípcia está ocupando boa parte do meu coração literário também.

Certo, vamos começar a resenha então. Esse livro está todo cheio de ação e aventuras também, muitas coisas estranhas para atrapalhar o caminho dos irmãos Kane. A narrativa é em primeira pessoa, sendo intercalado entre o Carter a Sadie ainda. As partes mais interessantes são as narradas pela Kane-garota e ela continua sendo muito irritante. Ok, ela amadureceu muito em relação aos seus poderes e ainda adoro todo o sarcasmo dela, porém algo nessa garota ainda me faz achá-la totalmente irritante. Ela me faz ficar com raiva do começo ao final do livro. Não aguento, como pode?! O Carter ainda continua o mesmo nerd e estranho, narrando as partes mais simples e tentando fazer tudo dar certo sem ter que se juntar a Hórus novamente. Gostei de ter mostrado ele sendo tentado pelo deus para se unir a ele e ter todos os poderes novamente.

Vou falar um pouco dos deuses agora, falei pouco deles na outra resenha. Set ganhou meu coração, sem mais. As partes em que ele apareceu foram bem engraçadas, ele mostrou um lado diferente nesse livro. Gostei. Queria um pouco mais do Tot, achei ele super querido no último com seu jaleco e o bando de babuínos dele. Bastet também não aparece muito, mas o colega dela, Bes, sim. Ele é um deus anão e também foi super útil para os irmãos, ajudando-os sempre que necessários e no final... cortou meu coração, sério. Hórus e Ísis apareceram menos, já que agora não estão mais dentro dos Kane, mas quando aparecem no final falam as coisas mais engraçadas e medonhas (pelo menos para os irmãos). Osíris-pai também aparece só um pouquinho, mas ainda continua gracinha. E Anúbis, claro. Sei que ele tem aquela cabeça de cachorro, só que a Sadie fala que ele é muito lindo e eu imagino ele assim também. Então, é um dos meus favoritos, sem mais.

Achei esse livro melhor do que o primeiro, mostrando algumas partes muito bacanas da mitologia egípcia e múmias - que eu adoro. Não sei mesmo o que esperar do terceiro, não mesmo, só fico agora na curiosidade para ler e ver como a série termina.

Resumindo: RECOMENDO! Vá lá comprar agora essa série e ler. Se já tem na sua casa e ainda não leu, está esperando o que? Linda essa série, sou super fã dos livros do Rick, já falei isso várias vezes aqui e vou continuar falando. É isso, não tenho mais o que falar, fim.

 
Layout de Giovana Joris