Delírio - Lauren Oliver.

Título: Delírio.
Original: Delirium.
Autora: Lauren Oliver.
Editora: Intrínseca.
Nota: 4/5.

Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura? (SKOOB)

Olá queridos e queridas, finalmente vim aqui com uma resenha nova nesse feriado tão bonito. Sério, hoje nem parece terça-feira, ou parece? De todo jeito, a resenha de hoje é de Delírio, o livro que eu esperava e torcia para ser meu cinco estrelinhas do ano. Mas adivinhem? O Universo (alternativo) está conspirando contra mim e... nada ainda. Não foi dessa vez, mas eu vou prosperar ainda, eu acho.

O livro fala sobre Lena, uma menina que mora no 'novo mundo', aquele sem a tal do amor deliria nervosa, a doença mais conhecida como amor. Ao completar dezoito anos, todo mundo passa por uma cirurgia que remove o amor da vida delas, simplesmente os sentimento 'amor' não existe mais. Lena vai passar por isso dali alguns dias e não vê a hora disso acontecer, afinal ela não quer ficar doente igual sua mãe ficou. Mas aconteceu um imprevisto, ela acabou se apaixonando. Será que depois de ter experimentado as delícias do amor ela ainda vai querer passar pela cura? Sei não, sei não.

Gente, eu li Antes que eu Vá, da mesma autora, e simplesmente AMEI o livro. Claro que eu esperava que fosse amar esse também e eu amei, não me entendam mal. A escrita dela é ótima, acho que nesse livro não tinha um capítulo chato e que fosse insignificante. O tema do livro é fantástico, nunca imaginaria um mundo no qual tivessem encontrado a cura para o amor. Só podia ser lá nos Estados Unidos, eles que inventam essas coisas. Mas nada contra eles, adoro americanos (não conheço nenhum, mas enfim), adoro. Gostei do mundo que ela criou em cima disso, me lembrou muito Destino e Feios. O primeiro porque nesse livro tem todos os reguladores e pessoas que cuidam para que ninguém burle o toque de recolher - os não curados não podem ficar na hora depois de certo horário, triste -, que não tenha simpatizantes e coisas do tipo. Já o segundo me lembrou porque nesse livro tem a parte da cidade, onde eles são protegidos e todo mundo vive suas vidas tranquilamente, e a selva, onde é possível que tenham alguns não curados e simpatizantes que fugiram. Então quando bati o olho nisso me lembrou muito ambos os livros, o que não é uma sensação ruim, eu gostei até dos dois.

Outra coisa que eu gostei bastante, foi as partes do Shh (Suma de hábitos, higiene e harmonia) que a autora colocou antes de cada capítulo. Achava muito divertido, quero um desses pra mim gente! Não que eu vá cumprir, mas achei muito bacana esse manual falando sobre a história de antes, a da cura e afins. A autora bem que poderia escrever um livro pra isso, eu ia comprar, não sei quanto vocês.

Só que tem um porém, sempre tem. Eu achei que a história demorou para engrenar, sabe, finalmente me prender tanto a ponto de eu não querer largar o livro pra nada. Pra mim, só começou a ficar realmente muito bom próximo do final. Claro que no começo é tudo muito interessante e bom, adoro a cena deles na praia quando o menino revela lá o que ele tem que revelar. Adoro as cenas dos dois, adoro tudo. Mas não pude dar cinco por causa desse pontinho-inho-inho-inho negativo que eu achei.

Falando dos personagens um pouco, já está na hora. Lena é uma personagem principal boa. Gostei de ver o dilema que ela enfrentava entre estar apaixonada e perceber que isso parecia certo para ela, mas ao mesmo tempo saber que era uma doença que todo mundo falava. Ela me dava um susto algumas vezes, eu ficava louca quando ela saia escondida, sempre achava que alguém ia pegá-la no pulo. Se ela foi pega ou não, não vou falar, é spoiler gente. Alex, o nosso mocinho, é uma graça. Eu quase tive um amor deliria nervosa por ele, juro. Não é meu tipo favorito de mocinho, mas deu pro gasto. Ele foi uma graça com a Lena em todos os momentos, quero curtir um por do sol com ele. Quem não quer? Hana, a amiga da Lena, ficou melhorzinha com o passar do livro. No começo eu achei ela um tanto metida, mas depois ela me agradou. Sem críticas. Nem vou citar o familiares da Lena, pois seria muitos, mas vou destacar a querida e silenciosa Gracie, que só abriu a boca no momento certo e resolveu a história. Que graça de menina!

Recomendo o livro, é claro. Leia e seja infectado pelo amor deliria nervosa você também, creio que não vai se arrepender. E ainda estou na busca do meu livro cinco estrelinhas, se tiverem alguma sugestão deixem no comentário, ou não. Delírio é o primeiro volume de uma série distópica e foi lançado aqui no Brasil pela Intrínseca. No final desse livro podemos desfrutar um pouquinho do próximo, que chama-se Pandemônio. Já estou ansiosa!

16 comentários:

Mii disse...

Esse livro é excelente. Com certeza um dos melhores que já li.
Adorei a forma com a Lauren, descreveu o mundo sem o amor.
E quem consegue não se apaixonar pelo Alex? Ele é um lindo!

Já faz um tempão que eu li o livro e já estou planejando minhas comprinhas no Bookdepository, para comprar o segundo livro da coleção.

Beijos Van

Samantha M. disse...

Acho essa capa tão simples e tão encantadora!

Bem inovador essa proposta de cura para o amor. *-* Parece ser bem legal.

Ainda não li "Antes que eu vá", mas já vi muitas resenhas positivas sobre ele. :)

Beijos,

Samantha Monteiro
Word In My Bag
dá uma passadinha lá!
(http://wordinmybag.blogspot.com)

Luara Cardoso disse...

Poxa, que pena que o livro não conseguiu que você desse 5 estrelas!
Eu realmente estou muito ansiosa para ler esse livro, afinal, é Lauren Oliver, não é mesmo?
E poxa, se eu tivesse encontrado um livro 5 estrelas esse ano, eu até te indicava, mas tá difícil ein?
Mas as coisas vão melhorar. Eu acredito nisso! hahaha

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Milena disse...

Eu estou extremamente ansiosa por esse livro, sério! Tudo nele me agrada, seja a sinopse, a capa, a história.. tudo! Ainda não li nenhum livro distópico (me mata!!) mas vou ler em breve! Parabéns pela resenha e espero do fundo do coração que você encontre um livro cinco estrelas, sério! Eu sei como é ruim isso, também tenho o mesmo problema hahaha.

Beijos!!
http://livrosnacabeca.blogspot.com

Ju disse...

AhuahAhuaihA
Você não deixa passar nem os pontinhos-inhos-inhos-inhos. ;x Mas eu gostei da resenha, e espero gostar do livro também, já que minhas expectativas estão relativamente altas para ele.

Beijos

Sora Seishin disse...

Oi Vanessa!
Ah o feriado tava bonito sim, pena que acabou hahaha
Tá todo mundo falando desse livro, o que só aumenta minha vontade de ler >_<
Que bom saber que você gostou dos personagens, então o livro é bom mesmo!

Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Aione Simões disse...

Oi flor!
Adoro suas resenhas, sempre rio com elas! E nada da síndrome dos personagens hein?
Não li nenhum livro da Lauren e quero ler tanto esse quanto Antes Que Eu Vá!
Você não é a primeira a dizer que o livro demorou pra engrenar!
Beijão!

The Lazy Girls disse...

Oie...
ainda não li esse livro mais so tenho ouvido comentários positivos dele e cm a sua resenha ai que a vontade aumentou...
ótima resenha!
Obg pela visita lá no blog!
tem resenha nova lá se vc quiser ir lá e deixar um coment...
http://falleninme.blogspot.com
Bjão

Raquel Machado disse...

Oi flor,
Estou com esse livro aqui em casa para ler e super empolgada e mais empolgada ainda porque quero muito comprar o antes que eu vá mas não posso buaaaa...enfim quando der com certeza vou ler...espero gostar dele...sobre livro 5 estrelinhas bom para mim foi o jogos vorazes não sei se voce ja leu mas e o primeiro que eu penso em recomendar quando alguem pede 5 estrelas..rsrs
Bjksss
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com/

Rayra Mirelem disse...

Adorei sua resenha, e mesmo você dizendo que o livro demorou um pouco para "desenrolar" eu quero muito ler!!

Beijos,
Books Lovely

Yara Andrade disse...

A capa desse livro é muito linda, e a estória parece ser muito legal e original, estou louca para ler este livro(e "Antes que eu vá" também) e a sua resenha me deixou ainda mais curiosa.
Beijos.

http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

Thaís Varine disse...

É sempre esse pontinho-inho-inho-inho que me faz tirar uma estrela de um livro que tinha tudo para ser perfeito, ou seja, ser 5 estrelas ;D Mas é sempre assim. Já ouvi blogueiros dizendo que não gostou de Antes que eu vá e adorou esse. Tem outros que foi ao contrário como você que amou um e nem tanto o outro. E tem uns que disseram que está mediano o livro... Vou ler pra ver kkk

Beijos

Mariana Ribeiro disse...

Olá, Van!!
Ainn, não vi mesmo que já tinha resenha nova aqui no blog, mas nem posso fazer aquele comentário caprichado porque eu comecei a ler esse livro ontem e quero ver se também terei a mesma opinião que você.
Vou voltar depois para comentar melhor, mas realmente estou com a impressão de que não vou gostar tanto quanto gostei de Antes que eu vá. UAHAUAH
Ótima resenha!
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Unknown disse...

Eu estou desesperada para ler esse livro, porque amei Antes que eu vá e acho a Lauren uma graça.

Uma pena que você achou o livro bom, mas não ótimo.

Beijos.

Carissa
Arte Around The World

Ariane Gisele Reis disse...

Oie Van =D

Adorei isso:" Amor delira nersosa" rs...

Eu particularmente não gosto destes livros com um 'q' de ficção cientifica. Sei lá acho muita viagem rs...

Vou ficar na torcida pelo seu 5 estrelinhas o/

bjus

anereis.

mydearlibrary | bookreviews • music • culture
@mydearlibrary

Letícia Iauch disse...

Ei Van!

Ah, eu quero muito esse livro *-* A capa é linda né?
E além do mais, eu adoro distopias, acho legal. Sou doidinha pra ler Destino (até eu que não li acho Delírio parecido com Destino o.o) e Feios (este está me aguardando na estante! *-*).
Imaginei que a Lena fosse sofrer de amor mesmo. Particularmente, se eu fosse ela, não ia querer ser curada não u.u kkkkkkkkk
Enfim, adorei a resenha ;D

Bjoos'
Lets

 
Layout de Giovana Joris