Marta - Breno Melo.

Título: Marta.
Autor: Breno Melo.
Editora: Schoba.
Nota: 1,5/5

Marta é bipolar, adolescente e tenta viver uma história de amor. Um velho psiquiatra, disposto a produzir Literatura leiga e fugir das teses para o meio acadêmico, narra os fatos mais significativos da vida de Marta, abrangendo toda a sua primeira adolescência, até que possa caracterizá-la como bipolar tipo I. O mais original é que ele mostra Marta às voltas com a vida que todos levamos — tentando viver sua própria história de amor — e não apenas com o transtorno em si ou tratando dele. (SKOOB)



Estou enrolando para fazer essa resenha porque eu sei que vai ser difícil. Eu acho que nunca dei uma nota tão baixa para um livro resenhado aqui antes (logo vem um com uma nota um pouco pior, mas tudo bem). A querida da Aione me convidou para o book tour desse livro que ela ia fazer no blog dela e eu aceitei, claro. Nunca perco a oportunidade, adoro book tour (mas vou ficar longe deles por algum tempo, peguei trauma), mas infelizmente eu não gostei nenhum pouco do livro. Meu coração até dói em admitir isso, mas é a pura verdade queridos leitores que aqui estão a ler essa resenha (ou não).

Não consegui fazer uma sinopse do jeito que eu gosto, então vamos logo para o que interessa. Não gostei do livro. Eu comecei ele torcendo para ter uma boa história, mas achei que não tinha nada. Não teve uma evolução ao decorrer da história, ficou tudo no mesmo, como se eu tivesse andando em círculos e a cada página que eu lia voltava para o mesmo lugar. Entendem? Não vi uma história. O livro fica focado na Marta e na paixonite dela por um rapaz totalmente womanizer que não está nem ai para ela. Só fica nisso. Não sou psicóloga e talz, mas não vi nada de bipolar. Não pesquisei também, então se você saber mais informações sobre isso (liguem no 0800 q) me avisem.

Outro ponto negativo, pelo menos ao meu ver o autor generalizou um pouco os adolescentes. Todas fumavam, se entregavam para qualquer um, só pensavam nisso e... eu fico indignada com isso. Eu sei que alguns são assim, mas não é todos! Pode até ser que eu esteja alucinando e não tenha nada disso, mas o que o livro me passou foi isso. Também achei nada a ver com o livro, as partes de filosofia e mitologia, sei lá, que tinha em alguns capítulos. Não sou a pessoa que mais adora isso na vida (mitologia só Percy Jackson e Hércules, o filme da Disney que eu adoro, acho que só esses) e para as pessoas que gostam podem até ser que faça algum sentindo.

Não sei como explicar para vocês tudo o que eu não gostei nesse livro. Em alguns momentos da leitura eu até pensei que fosse melhorar e dar uma virada de jogo... mas tudo acabou voltando no mesmo ponto.

Preciso falar dos personagens? Não gostei de nenhum. Achei a Marta muito ingênua e boba para a idade dela, uma das amigas era uma falsa tremenda e a outra era legal, mas não sei. A paixonite da Marta, o João, era um womanizer de primeira, no me gusta. Enfim, a síndrome ataca novamente meus queridos. Estou achando que também tenho a síndrome das estrelinhas, por isso os livros que leio ultimamente não tem me agradado por completo. Sou cheia das síndromes, imagine se eu fosse psicóloga.

Bom, não recomendo o livro, mas geralmente quando alguém fala isso eu leio do mesmo jeito porque sou teimosa. Fica a critério de cada um de vocês, só coloquei a minha opinião aqui e com dor no coração porque odeio fazer resenha negativa, mas eu tenho que fazer. Quero agradecer a Aione pela oportunidade de participar do book tour :D Isso é tudo por hoje, um feliz dia das mães (que é amanhã, mas como amanhã não tem post vou desejar hoje já) para vocês leitoras que são mães e/ou para a mãe de vocês <3

21 comentários:

Aione Simões disse...

Oi querida!
Uma pena que você não tenha gostado, eu achei o livro incrível!
Mas é aquilo né, uma mesma leitura pode funcionar de diferentes maneiras para cada pessoa!
Obrigada por sua participação e por sua sincera opinião!
Beijos!

Willian Iuri disse...

Puxa, sério mesmo que você não gostou ?
Vejo resenhas tão boas dele, que até estranhei a primeira vez que vi rs
Mas, cada um, com seu cada um. Uns gostam, outros odeiam, e é isso que move o mundo, a divergência de opiniões.
Parabéns.

Will
http://frasesaoar.blogspot.com/

Yara Andrade disse...

Adorei a sua resenha, adorei a sinceridade, e eu nunca tive muita vontade de ler este livro, já tive somente uma vez por causa da sinopse, mas odeio estórias que não evoluem, isso me irrita profundamente haha.
Beijos.

http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

Angélica Roz disse...

Vixe Vanessa... Vou passar longe desse livro! :/

Beijos!

Bianca Sampaio disse...

Oi, Vanessa!
Essa pegada meio filosófica do livro não me atraiu, sério mesmo. Acho que seja bastante complexa tratar de bipolaridade. As vezes as pessoas se chamam de bipolares, mas muitas vezes nem sabem o que é exatamente. Isso acontece com muitos adolescentes, naquela fase rebelde, que não sabe o que quer da vida hahahaha.
Adorei a sua sinceridade!

Beijos,
Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

Unknown disse...

Poxa! Eu já não me interessei tanto pela sinopse, sua resenha só me fez ficar com receio de ler o livro.

Beijos.

Carissa
http://artearoundtheworld.blogspot.com

Samantha M. disse...

Olá!!

Quando li a sinopse, achei que o livro seria incrivelmente, maravilhoso, mas depois de ler sua resenha me fez lembrar de um livro que eu abandonei pelos mesmos motivos e que também envolvia uma garota com problemas de personalidade....

acho que esse peso de tentar focar em psicopatologias rouba do escritor toda sua energia que seria gasta na produção do romance, ou qualquer coisa do tipo...

ainda estou a procura do livro de romance misturado com psicologia que seja realmente bom. u.u

Beijos,

Samantha Monteiro
Word In My Bag

http://wordinmybag.blogspot.com

Ariane Gisele Reis disse...

Oie Van!

Acho que o que aconteceu com vc, foi mais ou mesmo o que aconteceu comigo em Reencontro rs... eu não sei uma nota tão baixa quanto a sua, mas o livro realmente me traumatizou, por assim dizer.

Pela sua resenha acho que não vou curtir muito este livro não... de complicada basta a vida kkkk

bjus

anereis.

mydearlibrary | bookreviews • music • culture
@mydearlibrary

Jeniffer Yara disse...

Acho que não me interessaria pelo livro mesmo não tendo lido sua resenha viu :X rs Mas todo livro tem um lado positivo, algum dia se eu ver ele por aí, posso até pensar em lê-lo, não sei. rs Gostei que foi sincera na resenha ;}

Beijos
Meu outro lado

(Ava) Amanda V. Almeida disse...

Oi Vanessa tudo bem? Bem, depois dessa resenha esse livro não será o próximo que irei ler, mas quem sabe um dia só pra tirar a prova dos 9. Abraços flor.,e apesar de negativa, sua resenha estava ótima.

Amanda
http://vceoqueler.blogspot.com/

Mariana Ribeiro disse...

Olá, VanVan!
Adorei a sua resenha!
Senti que o narrador queria nos confundir ao fugir do foco com suas teorias e reflexões sobre psicanálise, filosofia e mitologia e isso contribuiu para tornar a leitura mais cansativa e enfadonha.
hahahahaha
Os personagens não me cativaram, talvez se a narrativa fosse em primeira pessoa possibilitasse que eu teria uma percepção diferente com relação aos sentimentos conflitantes de Marta.
Também não recomendo a leitura, mas vi alguns blogs elogiarem e isso vai da opinião de cada um mesmo. Ou você ama, ou você odeia! hahahaha
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Kuamy disse...

Oie!
Obrigada pelo comentário!
Ah, Julieta Imortal não é o melhor dos melhores que eu já li, mas não está entre os piores.

Que pena que você não gostou do livro... Deve ser ruim fazer resenhas negativas. Nunca fiz nenhuma, mas acho que deve ser ruim mesmo. Mas a gente não tem que gostar de tudo né?

Bjs,
Ariane;)
http://onedayatime.zip.net

Sora Seishin disse...

Oi Vanessa!
Eu já tinha lido a resenha da Aione, e agora li a sua. E achei super legal vocês terem opiniões tão diferentes. Essa é a beleza da blogosfera literária, né, o compartilhamento de opiniões. :)
Enfim, não fiquei com vontade de ler o livro, acho que mais pelo comportamento vulgar dos adolescentes do que qualquer coisa, porque não conseguiria me identificar com os personagens. Não que eu seja perfeita, mas me identifico mais com os personagens quietos, meio nerds sabe?
Morri de rir com a parte do "liguem no 0800" xD

Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

BrunaReis disse...

Também fico triste de fazer resenha negativa, mas acho válido fazer hehehe acho que eu não ia curtir esse livro também, só pelo tema dele hehe

E acho legal isso de mesmo a resenha ser negativa, ler o livro igual, faço isso também e com filmes, afinal cada um tem um gosto né.

Beijão
Bruna Reis
http://desbravandohistorias.com.br

Luara Cardoso disse...

Oi Van!
Também fui convidada para um booktour desse livro e agora eu posso dizer: ainda bem que não aceitei.
Se decepcionar tanto com um livro assim, me perdoe o uso da palavra, mas é foda. Sei lá, isso acaba te corroendo por dentro, te dá um desânimo e na maioria das vezes, você acaba numa ressaca literária daquelas. Triste.
Mas fique tranquila, outros livros virão.

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

alyne_siqueira disse...

Nossa, que triste você não ter gostado =/
Eu não li, mas a história realmente parece que não rolaria comigo
Beijos, Alyne
www.livrosedesejos.blogspot.com.br

Anónimo disse...

Nossa, tenho visto tanta coisa boa sobre este livro que fiquei até com medo agora por causa da sua opinião.
De qualquer forma, se eu tiver a oportunidade, lerei para saber o que vou achar.
Beijos.

Letícia Iauch disse...

Ei Van!

Primeiro que eu não gostei dessa capa. Depois que eu já estava passando longe do livro enquanto lia sua resenha. História que não evolui é uó u.u
E quando você disse que tem filosofia e mitologia desnecessárias... Vish. Eu AMO mitologia, adoro muito mesmo qualquer coisa sobre mitologia. Mas quando ela é colocada em uma história desnecessariamente, fica chatona mesmo!
Não curti a sinopse, e depois da sua resenha, não quero ler mesmo, é uma pena :/

Bjoos'
Lets

The Lazy Girls disse...

Oie...
Não conhecia esse livro mais vou procurar para lê-lo
Ótima resenha! =]
Obg pela visita lá no blog!
tem resenha nova se vc quiser ir lá e deixar um coment...
http://falleninme.blogspot.com
Bjão

Samantha M. disse...

te indiquei pra um meme, confere aqui: http://wordinmybag.blogspot.com.br/2012/05/meme-conheca-o-blogueiro.html


Beijos,

Samantha Monteiro
Word In My Bag

http://wordinmybag.blogspot.com

Ju disse...

AuiahIUAHiu
O fato de alguém não recomendar o livro normalmente me faz lê-lo, porque também sou teimosa. Mas, infelizmente, também não me interessei pela narrativa do livro, e esse negócio de bipolar aí já me desanimou por completo. Não vou ler, tá?

Beijos

 
Layout de Giovana Joris