Uma Estranha Simetria - Audrey Niffenegger

Título: Uma Estranha Simetria.

Título original: Her Fearful Symmetry.
Autora: Audrey Niffenegger.
Editora: Suma de Letras.
Nota: 2 (regular).

"Depois de uma elogiada estréia literária, Audrey Niffenegger escreve em seu segundo romance sobre a relação entre irmãos gêmeos. A história de Uma estranha simetria, gira em torno da morte de Elspeth Noblin, que transforma-se em um fantasma. “Elspeth se torna um fantasma porque, ao morrer, ela se recusa a ir embora. É essencialmente a sua própria vontade que a mantém aqui. O que eu deixo um pouco no ar é o quão sincera ela está sendo. Ao longo do livro é a sua extrema força de vontade que faz tudo acontecer”, explica a autora. Quando Edie, a irmã gêmea de Elspeth, recebe a notícia de sua morte, vem junto uma surpresa: ela deixou para as sobrinhas o seu apartamento com vista para o imponente cemitério Highgate, em Londres – com a condição de que as duas vivam lá por um ano. Quanto a Edie e seu marido, Jack, o testamento estipula que não podem acompanhar as meninas na mudança nem entrar no apartamento."

Como todo mundo falava super bem do outro livro dessa autora, A Mulher do Viajante no Tempo, eu resolvi dar uma chance para esse livro, principalmente porque gostei da sinopse. Nem foi pela capa, porque eu acho essa capa super estranha. Enfim, acho que comecei o livro esperando demais e não me agradou tanto.

A autora tem uma escrita boa, mas é cansativa - pelo menos nesse livro. Muita narração, muitas partes que eu não via necessidade, coisas muito confusas. Eu quase abandonei esse livro, mas consegui com muito custo chegar até o final. Então acho que a resenha vai ser curta. A história é bacana, mas não gostei do modo como ela foi se desenrolando. O começo é até bacana, mas depois que eu passei da página 100 não aguentava mais. As gêmeas são irritantes, todos são irritantes. E não é por causa da minha síndrome de personagem! Não sei explicar, mas o livro realmente deixou a desejar, não consegui entender o propósito do livro.

Talvez as pessoas digam que eu sou muito jovem pra entender essas coisas, sei lá, é sempre isso que as pessoas dizem. Mas sabe, eu já li vários livros com gêneros parecidos com esse e gostei, mas esse realmente foi um caso em particular.

Não vou falar dos personagens, porque nesse caso, nenhum merece ser falado. Aliás, nem tenho muita coisa para falar sobre eles. Só tem uma que eu gostei: a gatinha. Ela é divertida e nem é um personagem direito, mas foi a única de quem eu gostei.

Queria muito que essa resenha fosse positiva pro livro, mas eu precisava mostrar meu ponto de vista do livro pra vocês. Depois dessa experiência, não sei se vou ler outro livro da autora, vou ficar traumatizada. Mas enfim, acho que vocês devem ler e tirar suas próprias conclusões sobre o livro. Uma Estranha Simetria foi lançado aqui pela Suma de Letras que é uma das autoras parceiras do blog e futuramente estará numa das promoções por aqui, fiquem ligados.

35 comentários:

dferreira disse...

hummm

Evellyn disse...

Eu acho essa capa linda O0 uahuhau adoro coisas com gemeos...

hauhauau Mas epa, sua resenha me deixa meio com pé atras... sei lá, narrativa confusa e arrastada não é legal!
Poxa, eu ainda quero ler (apesar do medo rs) ainda mais pq quero saber pq tudo é tão confuso!!

Mas não desista a autora.. as vezes tem outro melhor :/

bjo
Evellyn!

Lidiane Andrade disse...

A capa é tão linda e ao contrario de você, eu gostei mais pela capa mesmo.. Personagens chatos são o que torna o livro bem cansativo também! Aina vou ler para tirar minhas proprias conclusões

Juan disse...

Achei a capa desse livro bem estranha, sei la, não gostei. Quanto ao livro nunca havia me chamado a atenção, e não tinha e nem tenho a menor curiosidade em lê-lo.

http://sempre-lendo.blogspot.com/

Abraços
Juan

Lu disse...

Vanessa,
gostei da sinceridade, se não te agradou tem que falar mesmo, rsrs.
eu sou curiosa com esse livro, nunca li nada da autora, mas sempre achei a sinopse intrigante.
vou ler um dia, mas sem grandes expectativas.^^

beijos.

Rapha disse...

Tbm nao gosto mto da capa, é estranha mesmo!

Qnto a sua resenha, vc está certa.. tem que dar a sua opinião e falar o pôrque de achar isso, além do que cada pessoa tem a sua opiniao.

Beeijos
Rapha - Doce Encanto

Nine Stecanella disse...

Vanessa!

Eu tenho muita curiosidade pra ler esse livro, também pela sinopse, mas não ando conseguindo ler narrativas cansativas. Eu fico nervosa e largo o livro uma semana.
Mas mesmo assim, ele está na lista!

Beijo!
@nine_stecanella
http://janinestecanella.blogspot.com/

Ana Ferreira disse...

Também acho essa capa muito estranha. As meninas têm cara de bobas e essa roupa delas de Spice Girls. Sei lá, nem rola heiuehiuhieuheiuh

Gostei da sua sinceridade na resenha, Vanessa. Ainda não perdi a vontade, entretanto, de ler Uma Estranha Simetria. Quem sabe eu acabe gostando, né?

Beijos,
Ana - Na Parede do Quarto

Carolina Araújo disse...

Ah, eu acho a capa estranha também. Sei lá. E odeio quando começo um livro esperando muito dele e depois ele me decepciona! :/ Beijos,

C. Araújo

Sr. Cartwright disse...

Achei a capa interessante

Beijos , Yuri
estantefantastica.blogspot.com/

Mariana Ribeiro disse...

Olá, Nessa!!
Eu sinceramente concordo com você a respeito deste livro. Eu tinha começado a ler ele antes de Água para Elefantes, mas daí eu dei uma parada para começar o outro e pretendo retomar a leitura. Só que assim como você, também achei a escrita dele bem cansativa e com personagens insonssos que não me cativaram nem um pouco hauahauha
Pensei que somente eu pensaria assim, mas fico alivada de não ter sido a única com essa impressão, após ter visto resenhas positivas sobre o livro nos blogs.
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Juan disse...

Tem meme pra você no blog.

http://tinyurl.com/3awr9nz

Bruna Kitty disse...

oii querida!

sabe ue nunca me interessei por esse livro? pela questão da capa também que eu não acho nada legal/bonita
e depois dessa sua resenha nem faço questão de ler mesmo, vou procurar outros livros que já estão na minha listinha^^

megaa bjo
;**

adorei a sinceridade!

http://bybrunakitty.blogspot.com

Raphaela disse...

Eu saltei a resenha pq eu ainda quero ler o livro. To tipo LOUCAMENTE DESVAIRADA atrás, mas vou esperar baixar um pouquinho :)

Bjos :*

lilian alipio disse...

não li ese livro pq ele não faz meu genero preferi não força ou sofrer para ler que nem no seu caso

Monique Premazzi disse...

Eu achei a capa linda! Me chamou super atenção e eu fui ler a resenha super curiosa pra saber porque você deu nota 2 pro livro.
Bom, acho que você só não gostou dessa história, isso acontece. Nem sempre todos os livros de um autor é bom ou agradar a todos. Não fique traumatizada! ):

Beijinhos, se cuida s2
http://contandohistoriasempre.blogspot.com/2011/05/resenha-academia-de-vampiros-parte-2.html

Unknown disse...

Está na minha lista de livros desejados.
Sempre ouvi falarem bem. Mas não li o primeiro livro da autora, apenas vi a adaptação para o cinema.

Beijos!!
Arte Around The World

book disse...

Nessa! Bah, esse livro nunca me chamou a atenção... Que bom! Hahaha, pelo que você falou ai acho que eu realmente não iria gostar dele :S
E também não sou lá muito fã dessa capa não... Achei as gemeas ai um tanto quanto esquisitinhas haha
Ótima resenha querida!
Beijoca!

Glaucea Vaccari disse...

Adorei a sinceridade.
Esse livro nunca me chamou atenção. Tbm não gosto da capa e a sinopse não me despertou interesse.
Se os personagens são chatos e a narrativa cansativa, já é mais um motivo pra eu não querer ler o livro =)
Bjo

Apenas Um Sonho disse...

tem um selinho de presente pra vc! :D
otimo fds
bjus

Chel Lima disse...

eu ja tinha ficado com um pe atras pelo nome, capa... Nao me chamou a atençao. Nao sabia que era a mesma autora de a mulher do viajante do tempo, este parece legal. Livro chato, blerg. Hahahahaha. Mas talvez eu leia e comente sobre, q beijos, ness.

Anna Júlia disse...

Esse livro nunca tinha realmente me chamado atenção... agora, então... IUAHIUAHIUAHI
mas parabéns pela resenha, flor!

Júlia, do Making me Dream!

sawuelbruno™ disse...

texto bem interessante e criativo,

voce esta de Parabens pelo Blog e pelos textos Vanessa :)
beijos ..

Att,
sawuelbruno™

http://sawuelbruno.blogspot.com/

Gabi Orlandin disse...

To passando rapidinho aqui pra avisar que te mandei um e-mail sobre uns presentinhos do blog que quero mandar pra algumas leitoras. Queria mandar ainda essa semana, você pode dar uma olhadinha?

Beijão!

Paradoxo Perfeito disse...

Nossa, eu estava afim de ler o livro, pois imaginava que ele seria interessante, mas agora não sei se quero mais ler ele não, odeio livros com muita narrativa rsrs' e também não acho a capa do livro muito bonita não :)

Beijos,
Books Lovely

Raissa Debora disse...

cara esse livro nao bateu com meu santo =/
achei a capa taaao feia e tb nao gostei da historia
hauahuahahau
como eh q pode neh?!

bju
letracomasa.blogspot.com

Mejilla disse...

Oi tem um selinho para vc no blog,
da uma passadinha lá.
Beijos!!

Karine Marinho disse...

Acho que eu acabei de ser salva por você, porque eu realmente ia comprar esse livro :/
Beijso,K.
Girl Spoiled

Unknown disse...

Poxa, sério? Dizem que os livros dessa editora são bem escolhidos! :( Estava curiosa pra ler, mas agora que você falou, to com o pé um pouquinho atrás... :(

http://thaisacorrea.com/b/

Marina Oliveira disse...

Não tenho muita vontade de ler esse livro não, a sinopse não despertou minha curiosidade... E agora depois de sua resenha, fiquei com menos vontade ainda.
Também acho essa capa estranha :X asuhsausahs
Beeeijos

Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

Danielly Stefanie disse...

Não li o livro ainda, mas gostaria muito de lê-lo apesar da sua resenha apontar pontos negativos. Sempre gosto de ler livros ruins, porque, como sonho em algum dia ser escritora, não quero cometer os mesmos erros. Acho que por mais que a história não seja boa, você sempre acaba aprendendo alguma coisa.

Regiane Cristina S. disse...

A capa é um pouco estranha, mas ao mesmo tempo, é curiosa, por causa do cemitério de fundo.

Essa foi a primeira resenha negativa que li. Eu que pedi esse livro para a editora me enviar, espero que ao contrário de você, eu goste, pois eu criei bastante expectativa.

Bom, quanto a personagens chatos eu tento colocar isso de lado e seguir a leitura, pois se eu for pensar nisso, eu abandono o livro hehehe.

Gostei muito da sua resenha e da sua sinceridade!!!

Beijinhos,

Ler e Almejar

Mariana Rocha disse...

Oie,
noossa, eu estou louca para ler este livro e me descepcionei muito com a resenha. Eu tenho até esse medo, sabe? Digo, eu li "A Mulher do viajante no tempo", e foi o melhor livro que eu já vivenciei. E agora estou morrendo de expectativas para "uma estranha simetria".
Realmente Audrey Niffenegger escreve muuuuuuito bem. Se você gosta de descrições e detalhes, é com ela!
Não posso dizer nada sobre uma estranha simetria, mas realmente, recomendo a mulher do viajante no tempo, que é lindo!
Beijos
Marigcr
www.baunilhacomcafe.blogspot.com

Mariana Rocha disse...

Ah, só para constar, a narração da Audrey não é confusa! - Pelo menos em A mulher do viajante, não foi...
Mesmo assim, eu deixo a dica: A mulher do viajante no tempo! Leia! (parecendo propaganda agora)
Beijos
Marigcr
www.baunilhacomcafe.blogspot.com

fabdosconvites disse...

As várias resenhas que li sobre este livro só aumentaram minha vontade de ler. Bjs, Rose;D

 
Layout de Giovana Joris