Retrospectiva Literária 2014


Olá.
Mais um ano está se passando, gente, que rápido. Enfim, o ano passado eu fiz esse mesmo post e comentei o quanto as leituras tinham sido ruins. Esse ano mudou e eu tive boas leituras, então já me sinto satisfeita com o mundo literário. Essa retrospectiva literária é realizada pelo blog Pensamento Tangencial :) Vamos lá?

1- A aventura que me tirou o fôlego.
Não sei direito se pode classificá-lo como aventura, mas agora já classifiquei, foi O Desafio de Ferro da Cassandra Clare e Holly Black. O livro foi incrível, não estava esperando gostar tanto quanto eu gostei.

2- O terror que me deixou sem dormir.
Nada foi tão assustador a ponto de não me deixar dormir, mas eu fiquei com um pouco de medo de Psicose. Durante a leitura, parecia que tudo fazia um barulho sinistro e me assustava. Medo.

3- O suspense mais eletrizante.
Seis Anos Depois do Harlan Coben. Gente, que livro incrível, não consegui largar enquanto não terminei de ler. Muito bom, todo mundo deveria ler, sério.

4- O romance que me fez suspirar.
Twittando o Amor. Ah que lindo mais lindo. Eu ainda não fiz resenha porque não consegui encontrar palavras pra descrever o que esse livro causou em mim, mas acredito que ainda vou fazer, esperem e verão.

5- A saga que me conquistou.
Os Instrumentos Mortais. Li apenas o primeiro livro por enquanto, mas já estou conquistada, nem preciso falar mais nada, incrível.

6- O clássico que me marcou.
O único que eu li esse ano, O Grande Gatsby. Nossa, fiquei tão deprimente depois desse livro, ele é tão incrível e... ah, vocês precisam ler pra saber o que eu estou falando. É incrível.

7- O livro que me fez refletir.
O Doador de Memórias. Não gostei tanto do livro quanto eu estava esperando, porém me peguei refletindo sobre vários pontos da trama durante a leitura e até depois dela. Isso é bom.

8- O livro que me fez rir.
Não me lembro de um livro que tenha me feito rir bastante, minha memória ta curta. Dos últimos que eu li, eu dei umas pequenas risadas com Twittando o Amor.

9- O livro que me fez chorar.
Mentirosos. Sim, meus olhos ficaram cheio de lágrimas, mas não chorei exatamente. Entretanto foi o livro com o qual eu mais me emocionei e partiu um pouco meu coração. Coisa básica (?). Twittando o Amor também me deixou com lágrimas nos olhos <3

10- O livro de fantasia que me encantou.
Eu já disse que não sou boa pra definir esses gêneros literários, eu faço da minha maneira, meio aleatório (?). Acho que foi Cidade dos Ossos, conta como fantasia? Agora vai contar. Enfim, esse livro foi simplesmente fantástico, estou apaixonada e de coração partido até agora.

11- O livro que me decepcionou.
A Esperança. Essa foi a decepção mais marcante do meu ano. Estava esperando que seria um ótimo livro, porém não foi muito bem isso que acabei encontrando. Meu favorito da trilogia é Em Chamas.

12- O livro que me surpreendeu.
E pela quarta vez nesse post vou citar esse livro: Twittando o Amor. Eu não dava nada pelo livro, a capa nem é tão interessante, mas acabei me surpreendendo de uma forma tão positiva que acho que ele marcou meu ano.

13- O thriller psicológico que me arrepiou.
Reconstruindo Amelia, com certeza. Me fez pensar o quanto a gente acha que conhece uma pessoa que tanto amamos e sempre estamos juntos. Bem tenso.

14- O livro mais criativo e O melhor HQ.
Difícil essa pergunta, eu não me lembro de ter lido algo que se destacou na criatividade, então é isso. Não li muitas HQ, então também não vou me arriscar nessa pergunta.

15- O infanto-juvenil que se superou.
Caçadores de Tesouros do James Patterson. Ele foi lançado pelo selo Irado e tem capa dura, lindíssima, repleto de ilustrações. Não estava dando muito pelo livro e no final acabei gostando bastante.

16- O livro que mudou a minha forma de ver o mundo.
Superação do Nick Vujicic. É tão repleto de felicidade e lições de vida o livro, que durante a leitura vi o mundo de uma forma diferente. Muito bacana.

17- A capa mais bonita.
Enfeitiçadas, com certeza. É o primeiro livro das Crônicas das Irmãs Bruxas (se eu não me engano é esse o nome) e a capa é incrível. A capa do segundo também é muito linda.

18- O livro que li em um dia.
Uma chance para Recomeçar da Lisa Kleypas. Foi em uma tarde, peguei o livro para ler e quando vi já tinha terminado. Ele é fininho e a trama é tão bacana, então foi fácil e rápido de ler.

19- O primeiro livro que li no ano.
Foi Em Chamas. Comecei o ano bem até, eu gostei bastante desse livro, fiquei com raiva do final, mas foi uma boa leitura. O único livro que me atraiu da trilogia foi ele.

20- O último livro que terminei.
Bom, até o momento que estou escrevendo esse post, foi Um Passo em Falso do Harlan Coben, que eu simplesmente amei.

21- O livro que abandonei.
A Filha do Sangue. Triste, mas não consegui terminar esse livro e acabei por abandoná-lo. Uma pena, eu realmente queria ter gostado dele.

22- O livro que li por indicação.
A Namorada do meu Amigo da Graciela Mayrink. Uma blogueira me indicou e eu coloquei ele na minha lista. Adorei o livro.

23- A frase que não saiu da minha cabeça.
Mãe, o forninho caiu! Acho que não teve uma frase tão impactante a ponto de não sair da minha cabeça.

24- O (a) personagem do ano.
Jace de Cidade dos Ossos <3 Ainda estou apaixonada por ele, difícil superar essas paixões literárias, simplesmente acontecem.

25- O casal perfeito.
Acho que não teve um casal perfeito esse ano, mas eu gostei bastante do Jace e da Clare, serve?

26- O (a) autor (a) revelação.
Acho que foi Harlan Coben, apesar dele já ser bem conhecido, eu tinha lido apenas um livro dele. Esse ano li dois e simplesmente adorei ambos, então ele foi uma revelação pra mim, ok? É isso.

27- O melhor livro nacional.
As Bruxas de Oxford da Larissa Siriani, com certeza. Esse livro foi tão bom, gente, agora estou lembrando que preciso ler o segundo em 2015. Torcendo para ser tão bom quanto o primeiro.

28- O melhor livro que li em 2014.
Ah que pergunta difícil! Pode ser dois? Cidade dos Ossos e Mentirosos.

29- Li em 2014.... livros.
Eu li 66 livros em 2014. Minha meta era de 70 e infelizmente não consegui alcançar. Mas ta bom.

30- Li em 2014... páginas.
Não faço a mínima ideia. Foram muitas, disso tenho certeza.

31- Comprei em 2014... livros.
Gente, que pergunta difícil. Não tenho o número exato, mas deve ter sido por volta de 25 a 30 livros. Muitos.

32- A minha meta literária para 2015 é:
60 livros, tá bom? É meu último ano na faculdade, dai tem TCC, estágio, toda aquela correria pra poder terminar tudo da melhor forma possível e conseguir me formar, então talvez não tenha tanto tempo para as leituras quanto eu queria, mas vou fazer o melhor que eu conseguir.

É isso galera, último post do ano. Quero agradecer a todo mundo que comentou, passou por aqui ou participou das promoções esse ano, muito obrigada, sou imensamente grata por não abandonarem meu pequeno blog. Desejo a todos um 2015 repleto de coisas boas, leituras melhores ainda e momentos inesquecíveis. É isso pessoal, Feliz Ano Novo. Encerrando a transmissão, fim.

17 comentários:

Sil disse...

Adorei a sua retrospectiva. Tem vários livros nela que ainda não li mas pretendo ler. Harlan Coben é sensacional. Um dos melhores autores da atualidade. Diferente de você eu gostei de A Esperança. Não foi o final que eu queria mas achei que a autora foi ousada. Desejo um ótimo ano novo para você.

Blog Prefácio

Ju disse...

Oi Vanessa, fazia tempo que eu não passava aqui. Eu adoro a retrospectiva, e fazia todo ano, mas neste resolvi organizar algo diferente lá no blog. Gostei das suas respostas, sempre com humor ^^
Não sabia que Twitando o amor era tão bom, vou dar uma chance.

Beijos

Caverna Literária disse...

O Desafio de Ferro também me surpreendeu, a cada página nos deixa mais na curiosidade. Simm, também adorei Seis anos depois! Não tava esperando nem um pouco gostar tanto, mas acabei engolindo a história. Ai, não faz resenha de twittando o amor não, já tô louca atrás desse livro, meu heart não aguenta UHAUH já vou até comprar Eve e Adam por causa da sua resenha, então calma lá u_u
Feliz ano noovo! Espero que você consiga atingir sua meta mesmo com a correria :D

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br
Tem post novo sobre o desafio que realizamos, vem conferir!

Casos Acasos e Livros disse...

O Jace é realmente apaixonante, mas só o do livro, o do filme é muito feioso, hahaha. Eu vi o filme antes, então ficou um pouco difícil ler sem a cara horrorosa dele na mente, hahaha. Mas eu consegui. O "meu" Jace é lindo de doer.
Seis Anos Depois é realmente incrível!
O Grande Gatsby eu fiquei igual a você: deprimida. Mas é tão bom, tão maravilhoso.
Adorei suas respostas.

Beijoooos

www.casosacasoselivros.com

Débora disse...

Um livro que estou com muita vontade de ler é Twittando o Amor. Vi uma vez na Saraiva e fiquei com muita vontade de ler, mas acabei não levando pra casa. Esta nas minhas prioridades de leitura para 2015.

Feliz Ano Novo!

http://laoliphant.com.br/

Just Listen disse...

Oi, tata. Que retrospectiva legal!

Beijos, Juliana.
http://afinefrenzzy.blogspot.com.br/

Dudi Kobayashi disse...


oi
Estou com Trono de Ferro e Enfeitiçadas aqui para ler (e ele realmente tem uma capa linda). Gosto muito de Instrumentos Mortais, apesar de ter comprado em pré-venda ainda não li o último livro da saga, acredita?
Adoro Harlan Coben mas ainda nãoo li os livros que você citou dele.
Muita gente se decepcionou com A Esperança, mas eu gostei mto do final ><
Eu li 110 livros esse ano! No começo eu tinha estabelecido uma meta de quase 160, mas a realidade bateu na minha cara e no meio do ano decidi diminuir ela um pouco. Quase n deu tempo, acabei de ler o 110º livro ontem! kkkk

tem postagem nova no meu blog
te espero por la!
e ah, feliz 2015!!!

http://dudikobayashi.blogspot.com.br/

Claris Ribeiro disse...

Esse ano foi tudo tão louco e corrido e nem tive oportunidade de ler muitos livros, quero fazer minha retrospectiva para rever tudo que foi lido durante o ano. Adorei a sua! (:
66 são muuuuitos livros! Esse ano não devo ter comprado mais de 10, tenho muitos livros na estante e resolvi não extrapolar esse ano nas compras.
Estou realmente curiosa pela leitura de Psicose!

Obrigada pelo carinho. Feliz 2015! Beijos :*
Claris - Plasticodelic

Sofia disse...

Oi, Vanessa!
Ain, não consigo gostar muito do Harlan Coben, sério. Também me decepcionei com A Esperança, mas felizmente, não tanto quanto você. Fiquei decepcionada pelo Finnick e Peeta, mas ok. As capas das Crônicas das Irmãs Bruxas são lindas, né? <3 <3

Beijão!

Caline disse...

Oi Vanessa

Confesso que depois de ver Twittandono amor em tantas respostas achei que ele também estaria como uma das melhores leituras.
Instrumentos Mortais não funcionou comigo e olha que eu tentei e me esforcei, mas peguei birra da Clare e nem curti tanto assim o Jace.
Também li Mentirosos e apesar de ter sido uma boa leitura faltou algo para ser inesquecível.
Boa sorte no TCC e muitas boas leituras em 2015.

Beijos
mundo-de-papel1.blogspot.com.br

DESBRAVADORES DE LIVROS disse...

Adorei sua retrospectiva.
Os Instrumentos Mortais é realmente uma série maravilhosa; eu pelo menos adoro. Já queria ler O Desafio de Ferro; agora, depois de saber que você gostou, quero ler mais ainda.

M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

Glaucea Vaccari disse...

A Esperança é muita decepção, não me conformo ainda =/
Não gostei tanto de Cidade dos Ossos. Li q todo mundo fala bem mas não conseguiu me prender e ainda não animei de ler os outros. Vou tentar, vai que...
E esse twittando o amor nunca li nem a sinopse pq achei que não era muito bom só pelo nome e capa (olha o preconceito), mas como vc falou tão bem dele vou até por na fila de leitura.
Bjo

Janna disse...

Oi Van, gostei bastante da sua retrospectiva literária (eu não fiz esse ano... triste). De tanto você falar terei que ler Twittando o amor rsrs, espero gostar assim como você.
Espero que esse ano as leituras sejam ótimas para você e boa sorte no TCC.

Beijos!!!

@jannagranado
@lpdiversao
http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

Falcon Sensei disse...

Eu quaaaaase peguei O Desafio de Ferro como presente de natal da minha mãe, mas acabei optando por garantir a continuação do Casa de Segredos.
Já a capa de Enfeitiçadas é realmente muito linda, até fiquei com vontade de ler também quando vi xD

Beijos,
Thiago - Blog GentleGeek

Anna Gabby disse...

Oie, Vanessa!
A primeira vez que li Cidade dos ossos eu fiquei aflita com o final, e doida querendo um spoiler, hoje, luto contra os spoilers do facebook. Estou querendo ler O desafio do Ferro esse ano, mas não sei se consigo... também estou chegando a reta final da faculdade.
Bjus e um ótimo 2015.
Letras & Versos

Carol Cristina disse...

Oi Vanessa, muito legal esse post!
O desafio de ferro parece ser muito legal msm, quero ler!
Em chamas foi o que eu menos gostei da trilogia, hahaha.
Sou curiosa com Harlan Coben e Reconstruindo Amelia ;)
Beijos
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

Gabriela Morgante disse...

O mais legal da sua lista de 2014 é que ela tem vários livros que quero muito ler esse ano como Mentirosos, Seis Anos Depois, e o Desafio de Ferro que está na minha meta de leituras de férias!!
Adorei essa tag se tivesse visto antes talvez fizesse lá no blog também, mas não li tantos livros assim em 2014 :(
Interessei-me quando você falou de Caçadores de Tesouro, não conhecia o livro, mas a capa é linda e já coloquei na minha lista de desejados <3

Beijos,

Gabi
Mundo Platônico
http://gabiiem.blogspot.com.br/

 
Layout de Giovana Joris