Mentirosos - E. Lockhart.

Título: Mentirosos.
Original: We Were Liars.
Autora: E. Lockhart.
Editora: Seguinte.
Nota: 5/5 .

Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu. (SKOOB)

Eu vi muitos comentários positivos sobre esse livro, então fiquei extremamente curiosa para ler e ver se tudo isso era de fato verdade. E é verdade, o livro é simplesmente incrível e acho que todo mundo deveria comprar agora, ler, reler e indicar para todo mundo. Já vou avisando que essa resenha não vai conseguir ficar a altura desse maravilhoso livro, mas vou tentar.

O livro conta sobre os Sinclair, uma família rica cujos membros nunca irão admitir que estão em total decadência e continuarão a fazer suas tradições de sempre. Uma delas é passar o verão em uma ilha particular, coisa chique, onde cada uma das filhas do patriarca tem uma casa para si e seus maravilhosos filhos. As filhas estão sempre a brigar, cada uma querendo mais parte da herança para si do que para as outras, porém os filhos só querem se divertir enquanto podem. Cadence é a neta mais velha, portanto a principal herdeira de tudo, e vive a se divertir com seus primos, Johnny e Mirren, e o amigo deles, Gat. Os quatro são inseparáveis e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. As coisas vão bem até que em no verão de seus quinze anos, Cadence sofre um acidente bem estranho. Ela passa os dois anos seguintes com fortes dores de cabeça, sobrevivendo aos pesados remédios, e sem conseguir se lembrar do que realmente aconteceu. Ninguém fornece a ela detalhes para que as memórias comecem a voltar, até que Cadence finalmente retorna a ilha e ai as coisas começam a fazer sentido aos poucos. Daí é isso, já está enorme essa sinopse.

No começo da leitura tudo se passa relativamente bem, até que vai chegando a alguns pontos que você sente uma pontada no coração e essa sensação vai aumentando, até que chega um pouco que você percebe que uma faca inteira está afundada no seu coração e quando o fim finalmente chega, a faca é arrancada com tudo e sangue espirra para todos os lados numa velocidade inacreditável, daí você morre. Não sei se vocês conseguiram entender, mas foi basicamente isso que eu senti durante a leitura desse maravilhoso livro. É narrado em primeira pessoa pela Cadence e a autora consegue fazer com que a gente percorra todo o caminho junto com a personagem, sofrendo por ninguém ajudá-la com as memórias. A narrativa é fantástica e belíssima, eu adorei. O livro é incrível, eu não tenho outra forma de dizer o quanto eu amei essa leitura. No começo você pode até não dar nada pelo livro, achar que é alguma coisa boba de adolescentes, talvez até clichê, porém é algo mais profundo e brutal do que isso. Eu fiquei espantada com tudo o que aconteceu. Tinha as minhas teorias do que talvez pudesse ser, porém não consegui chegar muito perto da realidade.

A trama é incrível, você se vê presa aquele mundo e não consegue mais largar o livro. Não consegui achar uma única parte ruim, de verdade. Tive vários sentimentos ao longo do livro e sim, admito que fiquei totalmente chocada com o final, não estava esperando por isso e olha que eu pensei em todos os tipos de teorias loucas. Foi totalmente o lance da faca que citei acima e talvez quem leu e gostou pode entender um pouco dessa sensação. Quando cheguei ao final percebi que tinha várias pistas durante todo o livro sobre o que de fato tinha acontecido, mas você acaba nem percebendo, pelo menos eu não percebi. Enfim, eu nem sei o que falar direito desse livro de tanto que eu gostei dele. Leiam, só isso que me resta dizer agora, nada mais.

Mentira, ainda tenho que falar dos personagens, obviamente. No começo, você pode até ficar um pouco com inveja do mundo onde os Sinclair vivem, todos lindos e maravilhosos, ricos, com uma ilha particular, mas com o passar dos tempos eu vi que era mais feliz do que todos eles juntos. Triste. Fiquei com pena da Cadence, ela sofre demais. Sua mãe vive lhe dizendo para esconder o que está sentindo e se mostrar uma pessoa ‘normal’, como se nada lhe afetasse. Seus pais são separados e quase nunca fala com o pai, que a deixou. O único lugar que ela se sente feliz é quando está junto com seus amigos, os Mentirosos. Johnny e Mirren são seus primos, os dois têm um pensamento mais egoísta e rico do mundo, digamos assim, como se a única coisa que importasse fosse eles e os problemas dos outros eram dos outros. Só que Gat, o único do grupo que não pertence a família Sinclair, já tem uma visão mais diferenciada e algumas vezes fala desse jeito meio ‘rico’ de ser deles. Eu adorei os quatro, acho que cada um com seus defeitos e qualidades (talvez) contribuíram para esse grupo de amigos parecer tão real. Eu não sei explicar, odeio não conseguir me expressar sobre um livro que gostei tanto, mas esse é o mistério da vida literária (?). Ainda tem diversos outros personagens, como as mães e irmãos deles, o avô e afins, porém não vou citá-los, acho que isso pode gerar alguns spoilers, então é isso por hoje.


Resumindo: LEIAM AGORA! Sério, super recomendo esse ótimo livro e espero que vocês possam gostar tanto quanto eu gostei, de verdade. É isso, nada mais a comentar, fim.

5 comentários:

Caline disse...

Oi Vanessa

Mentirosos é um livro interessante, mas superestimado. Minhas expectativas estavam super altas e me decepcionanei um pouco no decorrer da leitura.
Me confundi bastante com a quantidade de personagens e e seus nomes, além disso achei que a autor exagerou no uso de metáfora, várias vezes fiquei sem saber o que era ou não realidade.
Entretanto, tenho que admitir que o mistério sobre a amnésia de Cadence é realmente interesse. Não foi uma total surpresa para mim, porque desconfiei de algumas coisinhas, mas não consegui juntar as peças que encontrei.
Um ótimo livro para amantes de histórias de suspense e mistério e ainda tem de bônus um romance bonitinho.

Beijos

Mundo de Papel

Criticando por aí - Caroline disse...

Vanessa, ainda não conhecia esse livro! Você elogiou muito que não teve como resistir... agora quero muito lê-lo! A premissa é bem diferente e espero que seja realmente muito bom rs

Beijos,
Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

Sil disse...

Estou esperando o meu chegar para ler. também estou muito curiosa pelo tanto de resenhas positivas que tenho lido dele. Que bom que a sua também foi positiva e fiquei mais ansiosa para ler.

Blog Prefácio

Inês Gabriela A. disse...

Quero muito ler esse livro, os comentários sobre a obra são sempre tão positivos e sua resenha me animou mais ainda.

memorias-de-leitura.blogspot.com

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Vanessa! Já li Mentirosos e curti bastante. É um livro surpreendente. Beijo!

www.newsnessa.com

 
Layout de Giovana Joris