Boneca de Ossos - Holly Black.

Título: Boneca de Ossos.
Original: Doll Bones.
Autora: Holly Black.
Editora: Novo Conceito – Selo Irado.
Nota: 3/5.

POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo... (SKOOB)

Essa foi uma das minhas últimas leituras de 2014 e eu já tinha começado a ler esse livro logo que ele chegou aqui em casa, porém só fui terminar a leitura de fato no final do ano. Não estava com muitas expectativas, apesar de ter visto bastante resenha positiva, e acho que isso foi bom para a minha leitura. Não foi ruim, mas...sempre tem um ‘mas’.

O livro conta sobre três amigos que criam histórias de aventura para seus bonecos, com piratas e até mesmo uma Grande Rainha, uma boneca que fica na estante de uma das garotas. O pai de Zach acha que ele já está muito grandinho para ficar brincando com os bonecos, fazendo com que o menino largue a brincadeira. Porém, em uma noite, Alice e Poppy aparecem em sua casa e contam que eles precisam partir em uma jornada para enterrar a boneca que eles chamam de Grande Rainha. A menina conta que o fantasma da criança cujos ossos estão de algum modo na boneco, apareceu para ela e a alertou que algo ruim pode acontecer caso eles não façam isso. Zach e Alice, apesar de desconfiarem da amiga, partem nessa aventura juntos com Poppy. E o resto é história (?).

Esse livro é bem diferente do que eu imaginava, bem esquisito. A narração é em terceira pessoa, porém se concentra mais no Zach, que é o único menino do trio. A trama até que é bem interessante, tem algumas partes mais sobrenaturais, principalmente no que diz respeito a boneca, o que só aumentou a minha possível paranoia em relação as bonecas. Medo. Enfim, em alguns momentos achei que certas coisas ficam forçadas, mas no geral foi satisfatório, olha que palavra bonita (?). Então sim, foi diferente do que eu estava esperando, tem pontos que fizeram a minha leitura ficar cansativa, porém no geral foi um livro até que bom. É curtinho e ainda tem ilustrações bonitas que dão um charme ao livro, além de retratar certas partes da trama.

Outra coisa que eu gostei, foi das brincadeiras das crianças e do mundo que eles criaram para seus bonecos. Que crianças criativas, que inveja (?). Sério, a Holly Black poderia escrever um livro com essas histórias criadas a partir das brincadeiras deles, tem tantos detalhes e aventuras, muito legal. O que eu não acabei gostando muito foi o final, achei um pouco vago, poderia ter sido melhor. Estava esperando alguma coisa diferente, como sempre estou, tenho que parar de ficar esperando as coisas em livros, nunca acaba bem.

As crianças têm personalidades bem distintas. A Poppy é uma mandona e chata, simples assim. Ela que tem a boneca em questão, a Rainha, e convence os amigos de que a boneca precisa ser enterrada onde o fantasma da menina está lhe indicando. A Alice é a mais sensata, está sempre a pensar nos detalhes e não quer continuar com essa jornada por muito tempo, principalmente porque a avó vai deixá-la de castigo para sempre ao descobrir que ela fugiu com seus amigos. Zach é o mais tranquilo dos três, está sempre tentando agradar as duas partes. Gostei dele. A trama da menina e da boneca é um pouco assustadora, verdade, e ficou muito boa no livro.


Resumindo: apesar de alguns pontos não terem me agradado tanto, eu achei o livro bom, então mereceu três estrelinhas (que indica bom, eu creio). Recomendo sim, é um livro infantojuvenil e tem toda essa trama assustadora, bem legal. É isso por hoje queridos e queridas, fim.

4 comentários:

Caverna Literária disse...

Também achei o final vago. O livro todo foi bom, mas é como se faltasse algo a mais mesmo. Talvez o terror pelo qual o livro parece irradiar kk

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br
Tem tag nova de Cachorros Literários no blog, vem ver!

Renata Varela disse...

Eu queria muito ler esse livro, jamais pensei que a leitura dele fosse um pouco lenta :/ mas foi bom saber sua opinião!
Tem tag no blog, sinta-se a vontade para respondê-la. :)
whoosthatgirrl.blogspot.com

Sofia disse...

Oi, Vanessa!
Então, tem uma relação meio louca com esse livro. Porque não tenho muita curiosidade em lê-lo, mas não dispenso a leitura. Gosto desse tema meio macabro. Também tenho um probleminha com bonecas >.<

Beijão

Falcon Sensei disse...

Já vi algumas comentando sobre esse livro, e parece bem interessante mesmo. Quando ele saiu eu até coloquei na minha lista de leitura, mas como tinha muitos na fila, acabei deixando de lado, e no final das contas, acho que vou acabar não lendo ele =/

Beijos,
Thiago - Blog GentleGeek

 
Layout de Giovana Joris