Retrospectiva Literária 2014


Olá.
Mais um ano está se passando, gente, que rápido. Enfim, o ano passado eu fiz esse mesmo post e comentei o quanto as leituras tinham sido ruins. Esse ano mudou e eu tive boas leituras, então já me sinto satisfeita com o mundo literário. Essa retrospectiva literária é realizada pelo blog Pensamento Tangencial :) Vamos lá?

1- A aventura que me tirou o fôlego.
Não sei direito se pode classificá-lo como aventura, mas agora já classifiquei, foi O Desafio de Ferro da Cassandra Clare e Holly Black. O livro foi incrível, não estava esperando gostar tanto quanto eu gostei.

2- O terror que me deixou sem dormir.
Nada foi tão assustador a ponto de não me deixar dormir, mas eu fiquei com um pouco de medo de Psicose. Durante a leitura, parecia que tudo fazia um barulho sinistro e me assustava. Medo.

3- O suspense mais eletrizante.
Seis Anos Depois do Harlan Coben. Gente, que livro incrível, não consegui largar enquanto não terminei de ler. Muito bom, todo mundo deveria ler, sério.

4- O romance que me fez suspirar.
Twittando o Amor. Ah que lindo mais lindo. Eu ainda não fiz resenha porque não consegui encontrar palavras pra descrever o que esse livro causou em mim, mas acredito que ainda vou fazer, esperem e verão.

5- A saga que me conquistou.
Os Instrumentos Mortais. Li apenas o primeiro livro por enquanto, mas já estou conquistada, nem preciso falar mais nada, incrível.

6- O clássico que me marcou.
O único que eu li esse ano, O Grande Gatsby. Nossa, fiquei tão deprimente depois desse livro, ele é tão incrível e... ah, vocês precisam ler pra saber o que eu estou falando. É incrível.

7- O livro que me fez refletir.
O Doador de Memórias. Não gostei tanto do livro quanto eu estava esperando, porém me peguei refletindo sobre vários pontos da trama durante a leitura e até depois dela. Isso é bom.

8- O livro que me fez rir.
Não me lembro de um livro que tenha me feito rir bastante, minha memória ta curta. Dos últimos que eu li, eu dei umas pequenas risadas com Twittando o Amor.

9- O livro que me fez chorar.
Mentirosos. Sim, meus olhos ficaram cheio de lágrimas, mas não chorei exatamente. Entretanto foi o livro com o qual eu mais me emocionei e partiu um pouco meu coração. Coisa básica (?). Twittando o Amor também me deixou com lágrimas nos olhos <3

10- O livro de fantasia que me encantou.
Eu já disse que não sou boa pra definir esses gêneros literários, eu faço da minha maneira, meio aleatório (?). Acho que foi Cidade dos Ossos, conta como fantasia? Agora vai contar. Enfim, esse livro foi simplesmente fantástico, estou apaixonada e de coração partido até agora.

11- O livro que me decepcionou.
A Esperança. Essa foi a decepção mais marcante do meu ano. Estava esperando que seria um ótimo livro, porém não foi muito bem isso que acabei encontrando. Meu favorito da trilogia é Em Chamas.

12- O livro que me surpreendeu.
E pela quarta vez nesse post vou citar esse livro: Twittando o Amor. Eu não dava nada pelo livro, a capa nem é tão interessante, mas acabei me surpreendendo de uma forma tão positiva que acho que ele marcou meu ano.

13- O thriller psicológico que me arrepiou.
Reconstruindo Amelia, com certeza. Me fez pensar o quanto a gente acha que conhece uma pessoa que tanto amamos e sempre estamos juntos. Bem tenso.

14- O livro mais criativo e O melhor HQ.
Difícil essa pergunta, eu não me lembro de ter lido algo que se destacou na criatividade, então é isso. Não li muitas HQ, então também não vou me arriscar nessa pergunta.

15- O infanto-juvenil que se superou.
Caçadores de Tesouros do James Patterson. Ele foi lançado pelo selo Irado e tem capa dura, lindíssima, repleto de ilustrações. Não estava dando muito pelo livro e no final acabei gostando bastante.

16- O livro que mudou a minha forma de ver o mundo.
Superação do Nick Vujicic. É tão repleto de felicidade e lições de vida o livro, que durante a leitura vi o mundo de uma forma diferente. Muito bacana.

17- A capa mais bonita.
Enfeitiçadas, com certeza. É o primeiro livro das Crônicas das Irmãs Bruxas (se eu não me engano é esse o nome) e a capa é incrível. A capa do segundo também é muito linda.

18- O livro que li em um dia.
Uma chance para Recomeçar da Lisa Kleypas. Foi em uma tarde, peguei o livro para ler e quando vi já tinha terminado. Ele é fininho e a trama é tão bacana, então foi fácil e rápido de ler.

19- O primeiro livro que li no ano.
Foi Em Chamas. Comecei o ano bem até, eu gostei bastante desse livro, fiquei com raiva do final, mas foi uma boa leitura. O único livro que me atraiu da trilogia foi ele.

20- O último livro que terminei.
Bom, até o momento que estou escrevendo esse post, foi Um Passo em Falso do Harlan Coben, que eu simplesmente amei.

21- O livro que abandonei.
A Filha do Sangue. Triste, mas não consegui terminar esse livro e acabei por abandoná-lo. Uma pena, eu realmente queria ter gostado dele.

22- O livro que li por indicação.
A Namorada do meu Amigo da Graciela Mayrink. Uma blogueira me indicou e eu coloquei ele na minha lista. Adorei o livro.

23- A frase que não saiu da minha cabeça.
Mãe, o forninho caiu! Acho que não teve uma frase tão impactante a ponto de não sair da minha cabeça.

24- O (a) personagem do ano.
Jace de Cidade dos Ossos <3 Ainda estou apaixonada por ele, difícil superar essas paixões literárias, simplesmente acontecem.

25- O casal perfeito.
Acho que não teve um casal perfeito esse ano, mas eu gostei bastante do Jace e da Clare, serve?

26- O (a) autor (a) revelação.
Acho que foi Harlan Coben, apesar dele já ser bem conhecido, eu tinha lido apenas um livro dele. Esse ano li dois e simplesmente adorei ambos, então ele foi uma revelação pra mim, ok? É isso.

27- O melhor livro nacional.
As Bruxas de Oxford da Larissa Siriani, com certeza. Esse livro foi tão bom, gente, agora estou lembrando que preciso ler o segundo em 2015. Torcendo para ser tão bom quanto o primeiro.

28- O melhor livro que li em 2014.
Ah que pergunta difícil! Pode ser dois? Cidade dos Ossos e Mentirosos.

29- Li em 2014.... livros.
Eu li 66 livros em 2014. Minha meta era de 70 e infelizmente não consegui alcançar. Mas ta bom.

30- Li em 2014... páginas.
Não faço a mínima ideia. Foram muitas, disso tenho certeza.

31- Comprei em 2014... livros.
Gente, que pergunta difícil. Não tenho o número exato, mas deve ter sido por volta de 25 a 30 livros. Muitos.

32- A minha meta literária para 2015 é:
60 livros, tá bom? É meu último ano na faculdade, dai tem TCC, estágio, toda aquela correria pra poder terminar tudo da melhor forma possível e conseguir me formar, então talvez não tenha tanto tempo para as leituras quanto eu queria, mas vou fazer o melhor que eu conseguir.

É isso galera, último post do ano. Quero agradecer a todo mundo que comentou, passou por aqui ou participou das promoções esse ano, muito obrigada, sou imensamente grata por não abandonarem meu pequeno blog. Desejo a todos um 2015 repleto de coisas boas, leituras melhores ainda e momentos inesquecíveis. É isso pessoal, Feliz Ano Novo. Encerrando a transmissão, fim.

Calafrio - Maggie Stiefvater.

Título: Calafrio.
Original: Shiver.
Autora: Maggie Stiefvater.
Editora: Agir.
Nota: 4/5.

Quando chega o inverno, Grace é atraída pela presença familiar dos lobos que vivem no bosque atrás de sua casa. Ela espera ansiosamente pelo frio desde que fitou pela primeira vez os profundos olhos amarelos de um dos lobos e sobreviveu ao ataque de uma alcateia. Esses mesmos olhos brilhantes ela encontraria mais tarde em Sam, um rapaz que cresceu vivendo duas vidas - uma normal, sob o sol, e outra no inverno, quando vestia a pele do animal feroz que, certa vez, encontrou aquela garota sem medo. Tudo o que Sam deseja é que Grace o reconheça em sua forma humana, e para isso bastaria que trocassem um único olhar. Mas o tempo de Sam está acabando. Ele não sabe até quando manterá a dupla aparência e quando se tornará um lobo para sempre. Enquanto buscam uma maneira de para torná-lo humano para sempre, têm de enfrentar a incompreensão da cidade, que vê nos lobos um perigo a ser combatido. (SKOOB)

Eu não gosto muito de toda a mitologia de lobos e não sei o motivo disso até hoje. Porém, eu tinha tanta vontade de ler esse livro que acabei dando uma oportunidade e pedi emprestado de uma amiga. Ainda bem que fiz isso, o livro é de fato muito bom mesmo tendo toda a mitologia de lobos como ponto central.

O livro conta sobre Grace, uma menina de 17 anos que há seis anos foi levada por um bando de lobos até uma floresta, onde eles quase a mataram, coitada. Porém, um lobo de olhos amarelos conseguiu salvá-la e a menina foi resgatada. Desde então, Grace vive admirada pelos lobos, principalmente pelo seu lobo, como ela chama o lobo de olhos amarelos que a salvou. Eis então que, nos dias presentes, um garoto da escola dela é assassinado pelos lobos e isso faz com que a cidade inteira comece a se revoltar contra eles. Alguns moradores se reúnem para ir caçar esses lobos e Grace infelizmente não consegue impedi-los. Entretanto, ao voltar pra casa se depara com um garoto nu e ferido, e ao fitar seus olhos amarelos, percebe que está diante da forma humano do seu lobo. Ah, daí o resto é história, vocês já sabem.

Não estava esperando gostar tanto quanto gostei, admito. Pensei que o fato de ser sobre lobos poderia dificultar a minha leitura, porém foi muito divertida e interessante. É narrada em primeira pessoa, sendo intercalada entre as narrações da Grace e do Sam. Tem uma escrita muito bonita e a trama é incrível. Talvez eu passe a gostar um pouco mais de lobos agora, estou avaliando ainda a possibilidade, informo vocês caso tenha alguma atualização (?). Gostei de como a autora colocou a mitologia dos lobos, as transformações deles e ainda acrescentou uma coisa ou outra para complicar o livro e deixar a gente com o coração apertado, torcendo pra tudo dar certo.

Assumo que na metade da leitura eu fiquei um pouco entediada, parecia que não acontecia muita coisa, só o romance estava se desenvolvendo e achava que não ia acontecer mais nada. Daí nas páginas finais as coisas foram ficando boas de novo e eu gostei muito do final, estou ansiosa para a leitura do segundo livro, espero que seja ainda melhor. O romance é tão lindo, eu simplesmente amei o casal. Eles são românticos e fofos, mas não tem todo aquele mimimi que eu odeio em casais dessas trilogias ou séries. Eu gostei.

A Grace é uma protagonista muito boa, sem toda aquela baboseira, ela vai atrás das coisas. Gostei muito dela. No começo, ela vai falando dos lobos, nos fazendo conhecer cada um deles, em especial o lobo que a salvou, que acho que já está bem claro pra todo mundo que foi o Sam, óbvio. Acho que se eu morasse na cidade dela, tivesse quase sido morta pelos lobos, eu iria é morrer de medo deles e não ficar admirada. Esse é só um dos motivos pelo qual eu não seria uma boa protagonista de livro/série/qualquercoisa, porque tenho toda essa paranoia. Voltando à Grace, ela tem essa admiração toda pelos lobos e nem mesmo suas amigas entendem muito isso. Quando ela encontra Sam caído e machucado na sua porta, sabe imediatamente que ele é seu lobo, devido aos olhos amarelos que permanecem com ele mesmo quando se transforma em humano. O Sam é uma graça, mas ele acaba sendo um pouco cheio de mimimi às vezes e isso me irritou vez ou outra. No geral foi um mocinho muito querido. Eu adorei o casal, então isso já é um ponto mega positivo pro livro. Pelo menos no meu casal, já que é difícil gostar dos casais – apesar disso estar sendo mais frequente nas minhas leituras atuais. Os pais da Grace quase nunca estão em casa e é até difícil eles aparecem em várias cenas, tanto que o Sam passa tanto tempo na casa dela e seus pais nem percebem nada.

Ainda tem alguns lobos que são amiguinhos (ou não) do Sam, mas eu não vou falar muito deles porque isso só vai importar mais pra frente na trama e não quero spoilers aqui. A Isabel, que é a irmã do menino que foi assassinato pelos lobos, o Jack. Ela é completamente insuportável no começo, mas depois vai ficando mais simpática ao longo da trama. Ela é uma das minhas personagens preferidas. Olívia é uma das amigas da Grace e ela também é uma graça, porém não aparece tanto na trama, o que não a faz ser menos importante. Enfim, creio que são esses os personagens.


Resumindo: adorei o livro, a trama é muito interessante e estou curiosa para saber o que vai acontecer nos próximos livros. Calafrio é o primeiro livro da trilogia Os Lobos de Mercy Falls. É isso por hoje, super recomendo o livro. Fim.

Uma Chance para Recomeçar - Lisa Kleypas.

Título: Uma Chance para Recomeçar.
Original: Christmas Eve at Friday Harbor.
Autora: Lisa Kleypas.
Editora: Novo Conceito.
Nota: 4/5.

Victoria morreu em um trágico acidente, deixando sua filha Holly sob a responsabilidade do seu irmão, o solteiro convicto Mark. O tio Mark não se sentia muito preparado para cuidar da menina, mas assumiu o compromisso de devolver o sorriso aos seus lábios. No entanto, ele descon fia de que não esteja fazendo um bom trabalho, uma vez que Holly nunca mais falou desde que ficou órfã. Uma cartinha para o Papai Noel revela um desejo que pode ser a chave da felicidade de Holly: ela só quer ter uma mãe. Maggie perdeu o marido em uma batalha contra o câncer e não quer jamais - passar por tudo isso de novo. Por isso, ela fechou seu coração e prometeu a si mesma dedicar-se somente a sua nova loja de brinquedos em Friday Harbor, que permite às crianças viajar um pouco nas asas da imaginação. A amizade entre Maggie e Holly (que até passou a acreditar em fadas!) ao mesmo tempo comove e preocupa o tio Mark. Ele tem certeza de que a nova amiga fará bem a sua sobrinha, mas precisa decidir se a deixará entrar em sua própria vida... Nós também torcemos, do fundo do coração, para que Holly tenha uma linda noite de Natal. (SKOOB)

Sempre quis ler livros natalinos na época de Natal, mas só no ano passado e nesse eu consegui manter essa tradição (?). Esse livro é um dos lançamentos de Dezembro da Novo Conceito e é fininho, então o escolhi para ser o livro da tradição literária natalina, mesmo que isso não seja uma tradição de verdade ainda – talvez seja um dia.

O livro conta sobre Mark Nolan, um homem que perdeu a sua irmã em um acidente e herdou a guarda da sua pequena sobrinha de seis anos, a Holly. Isso certamente não estava nos planos dele, mas não há o que fazer, apenas aceitar e amar a menina. Maggie não acredita mais em amor desde que perdeu seu marido, porém ela ainda acredita no poder da imaginação, por isso é proprietária de uma loja de brinquedos, onde ela acaba conhecendo Holly e Mark Nolan. Ela logo percebe que a garota precisa de um pouco de mágica na vida dela, assim como seu tio, obviamente. Daí a vida dessas três pessoas se cruzam e tudo pode ser possível, principalmente na linda época de Natal.

Nunca tinha lido nada da autora, apesar de vários livros de romance histórico dela já terem sido lançados pela editora Arqueiro, que é a série Os Hathaways. Então esse foi um livro de estréia, digamos assim, e adorei. Talvez dê uma chance aos outros livros dela, apesar de romance histórico ser um gênero complicado para mim, mas estou trabalhando nesse quesito, aguardem cenas dos próximos capítulos. Voltando ao livro em questão, eu gostei bastante. A narrativa é em terceira pessoa e a trama é bem simples e adorável. Gostei bastante da loja de brinquedos e de todo o lance da magia e imaginação. Eu adoro tudo isso, acho que essas coisas de crianças, incluindo os desenhos, são tão incríveis – alguns, claro – e foram tão parte da minha infância, que é difícil não gostar deles ainda hoje. Hipoteticamente eu fico olhando a vitrine da loja de brinquedos infantis quando vou ao shopping e assisto a Doutora Brinquedos. Hipoteticamente, claro.

Gostei de como tudo foi se desenvolvendo, de como os protagonistas foram se aproximando e da garotinha, claro. O romance foi acontecendo aos poucos, devido a todos os contratempos que tinha no caminho, mas foi tão bacana. Eu gostei, de verdade. O final é que poderia ter sido um pouco melhor, estava esperando algo diferente, mas tudo bem, foi bom na medida do possível.

Holly é uma menina muito querida. Ela pediu para o papai Noel uma mãe nova. Que dó, eu senti um aperto no coração quando li isso no livro. Ela foi a responsável por Mark e Maggie acabarem se conhecendo, já que eles se encontraram na loja de brinquedos. Maggie é a proprietária da loja e perdeu o seu marido com apenas um ano de casada, que triste. Desde então ela não acredita mais no amor, não está pronta para seguir em frente, mas isso foi antes dela conhecer o Mark, obviamente. Mark Nolan herdou a guarda da sobrinha e cuida dela com a ajuda do irmão, Sam. Eles cuidam direito dela, mas a menina sente falta de uma presença feminina. Claro que Shelby, a namorada de Mark, não seria esse exemplo perfeito para a garota, mas tudo bem. Enfim, ele vai até a loja com a sobrinha e se vê encantado com Maggie. Logo os dois começam a se conhecer melhor e daí já sabem o resto, se apaixonam aos poucos. Que lindo.


Resumindo: eu adorei, acho que nem consegui explicar direito o livro, mas ele é muito bonitinho, gostei bastante. Então, recomendo. Hoje, véspera de Natal, quero desejar para todo mundo um ótimo Natal, que você aproveite esse tempo com os amigos e familiares, que é isso que importa. E, quem sabe, você ganhe bastante presentes e coma bastante guloseimas também, aproveita! É isso, fim.

Eve & Adam - Katherine Applegate e Michael Grant.

Título: Eve & Adam.
Original: Eve & Adam.
Autores: Katherine Applegate e Michael Grant.
Editora: Novo Conceito.
Nota: 3/5.

Filha única da poderosa e fria geneticista Terra Spiker, Eve fica entre a vida e a morte depois de sofrer um acidente de carro. O processo de cura no misterioso laboratório Spiker transcorre com uma rapidez impressionante, o que desperta a curiosidade da menina. Antes que Eve estreite os laços com Solo, um rapaz que compartilha segredos com a corporação, a Dra. Spiker lhe propõe um desafio: Eve terá a chance de testar, em primeira mão, um software desenvolvido para manipular gens humanos. Ela poderá criar um namorado sob medida! Mas brincar de Deus tem consequências, e agora Eve vai descobrir até que ponto existe perfeição. (SKOOB)

Ah, eu adoro esse lances de ciências e pessoas robôs (?), coisas desse tipo. Então, sim, eu estava um pouco curiosa para saber como seria esse livro no qual a menina criaria o cara perfeito, pra ela pelo menos. Foi bom, pelo menos.

Eve sofreu um acidente, foi atropelada, quase perdeu a sua perna, porém ela tem algo que nós meros mortais não temos: sua mãe é Terra Spiker, um grande geneticista. Enfim, ela é transferida do hospital para o poderoso complexo Spiker, onde inicia sua recuperação, que ocorre com uma rapidez impressionante. Solo é um garoto que trabalha nesse complexo e tem uma estranha aversão a Terra Spiker, o que o faz se aproximar da filha dela, com intenções que não são claras no começo, óbvio senão não precisava ter o resto do livro (?). Antes que os dois possam trocar informações, Terra dá a filha um projeto para ocupar o seu tempo: testar um software que consegue manipular os genes humanos, criando um ser do jeito que a pessoa quiser, sob medida. Porém, será que é certo brincar de Deus desse jeito? É isso.

O livro é narrado em primeira pessoa, sendo os capítulos intercalados entre as partes do Solo e as da Eve, principalmente. Eu gostei muito do tema, adoro essas coisas científicas e afins, acho que deveria ler mais livros desse tipo, realmente não sei por que não leio e não sei por que estou falando disso agora. A trama se desenvolveu muito rápido, o livro tem 267 páginas (a letra é grande), e eu achei que isso foi o que não me fez gostar do livro por completo. Tem partes muito boas, claro que tem, porém estava esperando algo diferente, apesar de ter mantido as expectativas na média. Acho que diversas partes poderiam ter sido desenvolvidas com mais cuidado e talvez eu gostasse mais. Nunca estamos satisfeitos com o que temos, fazer o que (?).

Esse lance do software é bem interessante. Acho que tem muitas coisas na ciência que são para o bem de todas as pessoas, porém podem ser utilizadas para coisas erradas nas mãos de pessoas erradas. É sempre assim, sempre tem um lado ruim e outro bom, nada consegue ser inteiramente perfeito. Nossa, que lindo pensamento (?). Enfim, esse software do livro permite que a pessoa vá construindo um ser humano, peça por peça. A Eve sempre fazia cada parte de uma vez, com todo cuidado, nunca imaginando que aquilo poderia se tornar de fato uma pessoa real algum dia. Além disso, ainda tem um pouco de mistério, principalmente em relação ao Solo e nas intenções dele, porque quer se vingar. A explicação é meio de clichê, porém foi algo bom e que refletiu em todo o andar da trama, principalmente no final. Tem romance também, claro, afinal é isso que move praticamente todos os livros. Porém, foi algo delicado e acrescentado no livro com o passar dos capítulos. Eu gostei disso, quando as coisas acontecem muito rápido, você fica com a sensação de que pareceu forçado. Enfim, eu gostei, então ta bom, é difícil eu gostar dessa parte específica dos livros. Estou tentando melhorar, vamos ver se ano que vem as coisas estarão diferentes, veremos (?).

As personagens são bem legais, sério, eu gostei delas. A Eve é uma boa protagonista. Ela acredita que a mãe faz muito bem ao mundo, porém sabe que alguma coisa de errado tem nesse complexo gigantesco. Ela cria, a pedido da mãe, o garoto perfeito como forma de testar esse novo projeto dela. Aos poucos ela se vê gostando desse Adam, que é como ela o chama, porém perfeição não é tudo no mundo. Ela fica a maior parte do tempo no complexo médico/científico da mãe, se recuperando maravilhosamente bem do seu acidente, no qual quase perdeu a sua perna, e, apesar do projeto Adam, ela fica bem entediada na parte do tempo. Por isso tem a parte divertida, que é a Aislin. Ela é a melhor amiga da Eve, talvez a única, e tem as melhores falas. Ela é meio ousada, o que faz Solo ficar um pouco desconfortável quando está perto dela, porém no fundo é um pouco triste demais. Seus pais vivem a viajar e seu namorado é um traficante/bandido/cara mal. Eu gostei dela, de verdade, acho que foi esta personagem que deu um ar mais legal para o livro. O Solo é mais fechado, mora no complexo da Spiker, onde também trabalha. Ele não vai com a cara da Terra, mas é difícil mesmo alguém gostar dessa mulher, ela é bem fria e distante. Eu gostei dele e das suas artimanhas para conseguir o que queria, achei bem legal. Os personagens foram bem criados, eu gostei deles, de verdade, não é uma coisa maravilhosa? Eu lembro quando eu detestava todos, isso me faz refletir o quanto eu desenvolvi bem esse lado literário (?), que orgulho.


Resumindo: o livro é bacana, tem uma trama interessante e personagens bons. Eu gostei, porém esperava mais de alguns detalhes. Tudo bem, pelo menos foi uma leitura agradável, isso que conta. Recomendo, é claro, é fininho, você lê rapidinho, pode apostar. Enfim, é isso por hoje, fim.

Mentirosos - E. Lockhart.

Título: Mentirosos.
Original: We Were Liars.
Autora: E. Lockhart.
Editora: Seguinte.
Nota: 5/5 .

Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu. (SKOOB)

Eu vi muitos comentários positivos sobre esse livro, então fiquei extremamente curiosa para ler e ver se tudo isso era de fato verdade. E é verdade, o livro é simplesmente incrível e acho que todo mundo deveria comprar agora, ler, reler e indicar para todo mundo. Já vou avisando que essa resenha não vai conseguir ficar a altura desse maravilhoso livro, mas vou tentar.

O livro conta sobre os Sinclair, uma família rica cujos membros nunca irão admitir que estão em total decadência e continuarão a fazer suas tradições de sempre. Uma delas é passar o verão em uma ilha particular, coisa chique, onde cada uma das filhas do patriarca tem uma casa para si e seus maravilhosos filhos. As filhas estão sempre a brigar, cada uma querendo mais parte da herança para si do que para as outras, porém os filhos só querem se divertir enquanto podem. Cadence é a neta mais velha, portanto a principal herdeira de tudo, e vive a se divertir com seus primos, Johnny e Mirren, e o amigo deles, Gat. Os quatro são inseparáveis e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. As coisas vão bem até que em no verão de seus quinze anos, Cadence sofre um acidente bem estranho. Ela passa os dois anos seguintes com fortes dores de cabeça, sobrevivendo aos pesados remédios, e sem conseguir se lembrar do que realmente aconteceu. Ninguém fornece a ela detalhes para que as memórias comecem a voltar, até que Cadence finalmente retorna a ilha e ai as coisas começam a fazer sentido aos poucos. Daí é isso, já está enorme essa sinopse.

No começo da leitura tudo se passa relativamente bem, até que vai chegando a alguns pontos que você sente uma pontada no coração e essa sensação vai aumentando, até que chega um pouco que você percebe que uma faca inteira está afundada no seu coração e quando o fim finalmente chega, a faca é arrancada com tudo e sangue espirra para todos os lados numa velocidade inacreditável, daí você morre. Não sei se vocês conseguiram entender, mas foi basicamente isso que eu senti durante a leitura desse maravilhoso livro. É narrado em primeira pessoa pela Cadence e a autora consegue fazer com que a gente percorra todo o caminho junto com a personagem, sofrendo por ninguém ajudá-la com as memórias. A narrativa é fantástica e belíssima, eu adorei. O livro é incrível, eu não tenho outra forma de dizer o quanto eu amei essa leitura. No começo você pode até não dar nada pelo livro, achar que é alguma coisa boba de adolescentes, talvez até clichê, porém é algo mais profundo e brutal do que isso. Eu fiquei espantada com tudo o que aconteceu. Tinha as minhas teorias do que talvez pudesse ser, porém não consegui chegar muito perto da realidade.

A trama é incrível, você se vê presa aquele mundo e não consegue mais largar o livro. Não consegui achar uma única parte ruim, de verdade. Tive vários sentimentos ao longo do livro e sim, admito que fiquei totalmente chocada com o final, não estava esperando por isso e olha que eu pensei em todos os tipos de teorias loucas. Foi totalmente o lance da faca que citei acima e talvez quem leu e gostou pode entender um pouco dessa sensação. Quando cheguei ao final percebi que tinha várias pistas durante todo o livro sobre o que de fato tinha acontecido, mas você acaba nem percebendo, pelo menos eu não percebi. Enfim, eu nem sei o que falar direito desse livro de tanto que eu gostei dele. Leiam, só isso que me resta dizer agora, nada mais.

Mentira, ainda tenho que falar dos personagens, obviamente. No começo, você pode até ficar um pouco com inveja do mundo onde os Sinclair vivem, todos lindos e maravilhosos, ricos, com uma ilha particular, mas com o passar dos tempos eu vi que era mais feliz do que todos eles juntos. Triste. Fiquei com pena da Cadence, ela sofre demais. Sua mãe vive lhe dizendo para esconder o que está sentindo e se mostrar uma pessoa ‘normal’, como se nada lhe afetasse. Seus pais são separados e quase nunca fala com o pai, que a deixou. O único lugar que ela se sente feliz é quando está junto com seus amigos, os Mentirosos. Johnny e Mirren são seus primos, os dois têm um pensamento mais egoísta e rico do mundo, digamos assim, como se a única coisa que importasse fosse eles e os problemas dos outros eram dos outros. Só que Gat, o único do grupo que não pertence a família Sinclair, já tem uma visão mais diferenciada e algumas vezes fala desse jeito meio ‘rico’ de ser deles. Eu adorei os quatro, acho que cada um com seus defeitos e qualidades (talvez) contribuíram para esse grupo de amigos parecer tão real. Eu não sei explicar, odeio não conseguir me expressar sobre um livro que gostei tanto, mas esse é o mistério da vida literária (?). Ainda tem diversos outros personagens, como as mães e irmãos deles, o avô e afins, porém não vou citá-los, acho que isso pode gerar alguns spoilers, então é isso por hoje.


Resumindo: LEIAM AGORA! Sério, super recomendo esse ótimo livro e espero que vocês possam gostar tanto quanto eu gostei, de verdade. É isso, nada mais a comentar, fim.

 
Layout de Giovana Joris