Starters - Lissa Price.

Título: Starters.
Original: Starters.
Autora: Lissa Price.
Editora: Novo Conceito.
Nota: 5/5.

Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado... (SKOOB)


Já vou começar essa resenha dizendo que o livro foi julgado e declarado culpado por estava pessoa que aqui escreve ou digita, se preferirem. “Culpado do que?” De ser tão incrível, deslumbrante, intrigante e, claro, culpado por não trazer uma etiqueta na capa com os seguintes dizeres: ‘leia imediatamente após a compra’. Em negrito e com letras maiúsculas ainda por cima! Absurdo (?).

Starters é um livro distópico que se passa num futuro meio pós-apocalíptico. Houve uma guerra que acabou por eliminar todas as pessoas entre 20 a 60 anos. Callie perdeu os pais e agora tenta sobreviver junto com seu irmão, Tyler, nesse mundo perigoso comandado pelos Enders – as pessoas velhas que sobreviveram, é claro, e que vivem até mais de 100 anos. A única esperança da nossa pobre protagonista é a Prime Destinations, um lugar comandado por uma pessoa conhecida como ‘Velho’. Eles contratam adolescentes para irem trabalhar em um café na Turquia alugar seus corpos aos Enders, olha que absurdo. A Callie está louca por dinheiro para ajudar o irmão e acaba topando. Ela só não sabia que iria ser pior do que pensava e agora terá que lutar pela sua sobrevivência e que a sorte esteja sempre a seu favor... opa, livro errado.

Nem sei por onde começar essa resenha. Simplesmente me apaixonei por este livro. Não pensava que iria gostar tanto já que os livros do gênero distópico que li não me surpreenderam desse jeito. E, claro, porque Starters tem capítulos muito grandes e eu sou preguiçosa, não gosto disso. Mas vale a pena! A narrativa é em primeira pessoa e a autora sobre retratar tudo muito bem. Logo no primeiro capítulo eu já estava fisgada e depois as coisas só tendem a melhorar. Ok, o começo demora a engrenar, é mais uma preparação para o que está por vir, vemos como funciona o mundo deles e afins. Gostei muito de como a autora retratou toda a Prime Destination, o lance de aluguel de corpos e como é feito. Apesar de ser uma ficção, consegui enxergar muita coisa da nossa atualidade – que eu não vou falar, por poder ser considerado spoilers por alguns.

Apesar do começo morno, o caminho rumo ao final é bem intenso eu ia falar que era bem ‘em chamas’, mas daí seria o livro errado...de novo. Vamos descobrindo toda a verdade sobre a empresa, alguns detalhes sobre o falso-fingido do Velho e como a pobre Callie ainda tem um longo caminho a percorrer. O final é eletrizante! Quando você pensa que o pior já passou, tudo está bem e nada irá sobre para a sequência do livro, adivinha? Tudo jogada de marketing (?) e acaba acontecendo algo muito estranho/louco/estranho que me deixou com gosto de quero mais. PRECISO desse segundo livro para ontem! É incrível, nem tenho mais elogios o suficiente para Starters.

As personagens foram muito bem escritas, gostei delas, olha que milagre. A Callie é uma louca, faz tudo pelo irmão (como alugar o seu corpo para os Enders, coisa básica) e não desiste fácil. Torcia por ela do começo ao fim, devo até ter roído uma ou duas unhas por tudo o que ela passou. No final acho que ela se sentiu enganada por alguns acontecidos, pelo menos eu me senti. Ela demora um pouco para entender tudo o que está acontecendo ao seu redor, mas depois que percebe que nem tudo são flores vai atrás do prejuízo. Gostei muito dela. 

O seu irmão, Tyler, aparece poucas vezes e o Michael, o amigo que os ajuda na sobrevivência e cuida do garoto, me dá nos nervos em uma das partes do livro. Ainda vale a pena comentar sobre o Blake, o neto do senador. Ele se mostrou um personagem muito bacana, por isso fiquei chocada com tudo o que aconteceu no final. Não me conformei ainda.

Resumindo esse lero-lero: LEIAM AGORA! E, claro, não aluguem seus corpos para a Prime Destinations no futuro. Recomendadíssimo. É isso, nada mais a declarar. Fim do julgamento.

10 comentários:

Anónimo disse...

Que bom que você gostou do livro eu também adorei. E essa capa, super misteriosa, adoro, hahah!
http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

Dany disse...

Sempre vejo comentários bons sobre o livro.
Tenho muita vontade de ler ele, a capa é muito linda.
Gostei da resenha, acho que fica até impossível não o ler depois desses dizeres que veio na capa, a curiosidade acaba com a gente.
Beijos...

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Vanessa! Estou ansiosa para ler Starters! Beijo!

Aione Simões disse...

Oi Van!
Aeee um livro 5 estrelas e personagens que te agradaram \o/
Hehehe
Mas, posso dizer? Apesar da sua master empolgação, eu continuo sem vontade de ler o livro, não brigue comigo!!
Beijão, flor!

Unknown disse...

eu pedi esse livro na area de vantagens dos parceiros *-*
adorei sua resenha me animou ainda mais pra ler

Aline T.K.M. disse...

Gostei demais da sua resenha, principalmente pela empolgação, mas vou dizer: eu não gostei do livro. Curti sua empolgação ao falar dele porque, justamente, eu não consegui sentir nada com o livro. Eu botava a maior fé no enredo, mas me decepcionei feio. Achei a história fraquinha demais, cheia de lacunas que nem o fato de saber que tem continuação consegue amenizar. Quanto aos personagens, não achei que foram bem escritos. =/ Na verdade, eu esperava que eles fossem bem mais desenvolvidos, mais aprofundados. Talvez meu problema tenha sido este: esperar demais.
Ainda não sei se lerei a continuação, apesar de que confesso que o final me deixou curiosa. Se for ler, com certeza minhas expectativas não estarão tão altas como estavam antes de ler Starters.

Bj, Livro Lab

(Ava) Amanda V. Almeida disse...

Oi Vanessa, tudo bem?
Adorei a sua resenha, foi a mais divertida que já li do livro, até o momento!!! Tenho muita vontade de ler esse livro, e a vontade só aumenta. Espero poder ler em breve.
Abraços,
Amanda Almeida
Você é o que lê

Janna disse...

Livro 5 estrelas?? Se tratando da dona Vanessa é um milagre hein, ainda mais com personagens que te agradam, o Rafa meu irmão já tinha lido e gostado bastante, eu ainda não li, mas depois dessa empolgação estou pensando seriamente em pegá-lo já para ler....

BjOs!!!

Lara Aguiar disse...

Rachei com o café e a Turquia! Nunca tinha visitando o blog, comecei hoje e estou adorando!

Unknown disse...

Eu Li e já resenhei esse livro e você deixou minha resenha no chinelo :( rsrsrsrs
Nossa eu amei tanto esse livro que logo que terminei de ler queria ler de novo de tão bom, entrou pra a minha lista dos melhores de 2012.
Nossa com a sua resenha ta ótima e muito engraçada, e eu mais que necessito de ontem o segundo volume, e ao ler essa resenha fiquei com vontade de reler esse livro!!!!

 
Layout de Giovana Joris