Uma Duas - Eliane Brum.

Título: Uma Duas.
Autora: Eliane Brum.
Editora: Leya.
Nota: 1/5.

Esta obra trata da relação entre mãe e filha. Desde que seu pai deixou a família, diante de circunstâncias surpreendentes, a jornalista Laura e sua mãe, Maria Lúcia, mantêm uma relação distante, quase inexistente. Porém, um sério problema de saúde de Maria Lúcia acaba forçando a convivência das duas novamente. (SKOOB)





Eu deveria ter feito essa resenha faz um tempinho, só que eu simplesmente não sabia o que dizer sobre o livro e já tinha feito uma resenha negativa, não quis repetir a dose. Mas resolvi fazê-la hoje e expor o que eu achei sobre o livro Uma Duas, que não foi nada positivo (pelo menos não pra mim).

O livro mostra o relacionamento entre mãe e filha, que não é muito bom já que as duas não falam uma com a outra, já que são totalmente separadas (não consigo pensar em alguma personagem de seriado que seja assim, eu gosto de fazer referências Q). Fim da sinopse feita pela Vanessa.

Esse relacionamento entre elas é mostrado de uma forma muito realista, muito mesmo. Digo, eu não gosto de livros tão realistas, eu gosto de fantasia, ficção e tudo que não seja real. Mas eu sou teimosa, então eu fui ler esse livro e esperei ter uma experiência boa. Só que aconteceu ao contrário. Não gostei da narrativa, pois tem vezes que é a filha que narra, outra é a mãe e outras é em terceira pessoa. Eu entendi porque ela fez isso, mas não ficou bom. Eu ficava confusa, não pode fazer uma coisa dessas (já sou lerda pra coisas não-confusa, imagina pra coisas confusas). Eu me interessei pelo tema, gosto de relacionamentos de pais e filhos, mas não consegui gostar do desenvolvimento do livro. Uma pena, realmente.

Ok, eu gosto de alguma coisa já que a nota foi um. Gostei do personagem que estava sempre com um livro do Harry Potter. Não sei o motivo, mas eu simplesmente gostei dele, o tema de livros que ele lê me deixou fascinada. A filha e a mãe eu achei... não posso escrever a palavra que melhor as caracteriza, é um blog de família, mas não gostei delas. E o pior, é que tem relacionamentos de pais e filhos assim - não é o meu caso, eu adoro você mãe, muito (e eu sei que ela nunca vai ler isso aqui mesmo, mas enfim).

Bom, eu não recomendaria, mas você pode ser teimosa assim como eu e querer ler a todo custo. Quem sabe você gosta. Talvez eu sou muito 'no mundo da lua' - aposto que já percebem isso pelas minhas resenhas - para gostar desses livros reais demais, mas você pode gostar. Nunca se sabe. Fica a dica então pessoas. Fim da minha resenha minúscula - prometo que a próxima vai ser positiva e maior, eu espero.

18 comentários:

Unknown disse...

Ei, Vanessa, que pena que não gostou! O tema é realmente interessante, mas que pena que peca na narração!

Beijos,
Inara | http://lerdormircomer.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Pena não ter gostado.Nunca ouvi falar desse livro antes.Apesar de não fazer meu tipo,eu não me interpresaria muito por ele.Boa Semana.

Mariana - World of Tori Vega.
@mariworldoft_

Yara Andrade disse...

Eu simplesmente adoro as suas resenhas!! O jeito sincero como você escreve é muito legal e muito divertido haha. Eu não conhecia esse livro e apesar de eu gostar do tema "relacionamento de mãe e filha", depois da resenha, nem tenho vontade de ler esse livro haha. Ótima resenha.
Beijos.

http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

Luara Cardoso disse...

Oi Van!
Eu também gosto de livros mais fantasiosos. E uma coisa que você citou que eu achei chata: por que essa alternância toda na narrativa? Eu acho que eu ficaria perdida. :x Talvez se deixasse só a mãe e a filha, não. Mas pra que colocar um terceiro narrador?
E vou dizer de novo: relaxa. O livro 5 estrelas está para vir!

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Amiga da Leitora disse...

Oi Vanessa, em primeiro lugar eu adoro suas resenhas! rsrs ... então, eu sou um pouco como vc, adoro livros de Ficção e coisas assim tão reais me deixam um pouco desiludida, gosto de viver no mundo da lua ... hahah

Xoxo
http://amigadaleitora.blogspot.com.br

Ariane Gisele Reis disse...

Oie Van =)

Poxa este livro realmente deve ter ti decepcionado mesmo. Até hoje não tinha visto você dar uma nota tão baixa para um livro assim =(

Ai é fogo essas coisas mesmo...

bjus

anereis

mydearlibrary | bookreviews • music • culture
@mydearlibrary

Anónimo disse...

Oi Vanessa!

Eu também prefiro livros não reais, e acho que esse livro também não me agradaria nem um pouco. Mas toda estória é válida, né? Eu também adoraria esse ponto do Harry Potter... adoro quando temos personagens que estão lendo ao longo do livro! rs

Beijos,

Marcelle - http://bestherapy.blogspot.com

BrunaReis disse...

Ah, o tamanho da resenha não importa muito, o que importa é o conteúdo ^^

E eu não leria esse livro não ushauhsa não gosto muito desse tema tbm, e como tenho muitos na lista, melhor não ;x
Gosto muito das tuas resenhas sinceras ^^

Beijão
Bruna Reis
http://desbravandohistorias.com.br

Chel Lima disse...

Ei Van <3
Meu humor varia entre livros realistas e/ou não. Se a narrativa é ruim, JESUSMESOCORRE. Eu não sei se iria ler. Não mesmo, USAHUSHAUHSUAHSA. Mas eu gosto deste assunto, me interesso bastante. Não é um livro que eu vá correr atrás, enfim.
Beijos <3

Chel Lima disse...

Ei Van <3
Meu humor varia entre livros realistas e/ou não. Se a narrativa é ruim, JESUSMESOCORRE. Eu não sei se iria ler. Não mesmo, USAHUSHAUHSUAHSA. Mas eu gosto deste assunto, me interesso bastante. Não é um livro que eu vá correr atrás, enfim.
Beijos <3

Sora Seishin disse...

Oi Vanessa!
Eu também gosto de livros que me fazem fugir da realidade.
Esse livro não me atraiu, para ser sincera, pela capa e pela sinopse ele me parece ser... chato.
E sua resenha comprova isso!
Agora é hora de você pegar um livro que tenha certeza de que irá gostar (eu tento fazer isso quando leio um livro que não gosto).

Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Kuamy disse...

Oie Vanessa!
Ah tudo bem fazer resenhas negativas! É a nossa opinião né? Mesmo que ás vezes fique meio estranho...
O livro não me chamou muito a atenção, mas a capa é diferente...

Bjs,
Ariane;)
http://onedayatime.zip.net

PS: Novidade lá no blog!

júpiter disse...

A primeira frase do último parágrafo da sua resenha me fez rir horrores, hahahaha. Eu tinha até ido com a cara da capa e do nome, mas sim, você conseguiu me convencer a não ler, hahah.

beijos!
boa semana (:

Just Listen disse...

Não sei porque mas, minha próxima leitura irá ser essa. Mentira );
Não gosto do tema e nem de livros muito realista :/

Beijos, Juliana.
http://bloggirlpop.blogspot.com.br/

The Lazy Girls disse...

Oie...
Confesso pra vc que eu tbm não gosto de livros com o tema realista!
Adorei sua sinceridade =]
Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

Raquel Machado disse...

Oi flor,
Se anda com azar para os livros ne???Que pena...que estilo literario que vc gosta??Quem sabe eu consiga te sugerir algukm legal que já li...
Bjksss
Raquel Machado
Leitura Kriativa

Brenda Lorrainy disse...

Oi Vanessa!

Curti a resenha mesmo ela sendo negativa kkk

Também achei confuso esse negoço de misturar narração da filha,com narração da mãe e ainda narração em terceira pessoa o.o .
A capa já não tinha me chamado atenção e agora que não leio ele mesmo.

Beijoo
Brenda Lorrainy
cataventodeideias.com

Letícia Iauch disse...

Ei Van!

Dependendo do nível de "realidade", eu até prefiro livros realistas de vez em quando. Tipo chick-lits, que não tem nada de "anormal" na maioria das vezes, sabe rs.
Mas eu não gostaria de ler esse livro não, de jeito nenhum. Até imagino como deve ser esse relacionamento entre a mãe e a filha HUSAHUUS
Boa resenha ;)

Bjoos'
Lets

 
Layout de Giovana Joris