A Mais Pura Verdade - Dam Gemeinhart.

Título: A Mais Pura Verdade.
Original: The Honest Truth.
Autor: Dan Gemeinhart.
Editora: Novo Conceito.
Nota: 2/5.

Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável. (SKOOB)

Tem livros que quando eu vou falar mal deles, sinto como se estivesse maltratando um filhotinho. Esse é um dos livros. Tem toda uma trama que parece gracinha e sofrida e bonita, tipo um filhotinho, mas eu simplesmente não consegui gostar e assim é a vida. Mas eu juro que amo filhotinhos e que não os maltrato.

O livro conta sobre Mark, um garoto que está disposto a sair para a maioria aventura de sua vida acompanhado apenas de alguns equipamentos necessários, dinheiro e seu cachorro e amigo inseparável, Beau. Ele quer escalar uma montanha, esse é o seu sonho. Mark tem uma doença, daquelas chatas e que você precisa passar muito tempo no hospital, seus cabelos caem. Esse tipo de doença. Algumas pessoas nunca melhoram dessa doença. Eis então que Mark parte rumo a sua aventura, porém não conta a ninguém, simplesmente foge de casa munido de seu plano aventureiro e ele vai conseguir chegar lá, mesmo que seja a última coisa que ele faça.

Eu queria ter gostado desse livro, ele é todo bem bonitinho na diagramação, o tema é bom e... simplesmente não consegui. Bom, a trama gira em torno no Mark fugindo de casa e indo em busca do seu sonho, que é escalar a montanha, enquanto vemos também em capítulos intercalados como as coisas estão lá na casa dele e sabemos mais sobre ele também. A escrita é legal, o tema do livro também, porém todo o desenvolvimento foi tão estranho, eu não consegui me afeiçoar pelo livro, não consegui ver uma luz no fim do túnel. Não sei, não gostei. Acho que algumas partes ficaram tão forçadas que a minha leitura ficava cada vez mais sem sentido. Então eu acabei não gostando tanto quanto eu gostaria. Talvez eu tivesse algumas expectativas e isso nunca dá certo, como todo mundo sabe, então sei lá, pode ser isso também. Ou talvez não fosse a época certa para ler esse livro (?).

Uma coisa que me incomodou foi que vez ou outra tinha num parágrafo a frase ‘essa é a mais pura verdade’. Já entendi que esse é o nome do livro e que tem todo direito de aparecer no livro, mas me incomodava demais, parecia aparecer sempre. Eu sou uma pessoa horrível, eu sei, estou sentindo isso, mas preciso ser sincera na minha resenha.

O Mark é um menino bem corajoso. Fugir de casa, junto com seu cachorrinho, para realizar o sonho da sua vida. Algumas coisas que aconteceram com ele no caminho me pareceram bem impossíveis, mas daí quando eu cheguei ao final até que fez sentido ser assim todo estranho devido a quem estava contando a história. Mas achava os motivos dele meio sombrios para uma criança na idade dele, entendo tudo o que ele quis fazer e tudo mais, só que mesmo assim, sei lá. Ain, eu nem sei o que falar direito desse livro, tudo parece spoiler pra mim. O Beau, que é o cachorrinho, é o ser mais incrível de todos. Adoro cachorros e o quanto eles conseguem sentir o que você está sentindo e nesse livro isso foi uma coisa de louco, foi incrível o que o cachorro fez por ele e o que ele mesmo fez pelo cachorro. Amizades são assim. Ainda tem os pais dele e a amiga dele, Jessie, mas eu não sei o que falar sobre eles, então melhor deixar as coisas como estão.


Resumindo: acabei não gostando tanto do livro assim, o que foi uma pena. Mas a trama é bonitinha e o final é bacana, então não foi assim uma leitura tão perdida quanto eu achava que seria quando estava na metade do livro. Enfim, é isso, nada mais a declarar nessa resenha pequena, fim.

0 comentários:

 
Layout de Giovana Joris