O Sangue do Olimpo (Os Heróis do Olimpo #5) - Rick Riordan.

Título: O Sangue do Olimpo.
Original: The Blood of Olympus.
Autor: Rick Riordan.
Editora: Intrínseca.
Nota: 4/5.
Série: Os Heróis do Olimpo #5.

Depois de enfrentarem as mais penosas missões, Percy Jackson e os outros tripulantes do Argo II ainda precisam encarar a pior de todas: chegar a Atenas a tempo de impedir que Gaia, a Mãe Terra, desperte. A Atenas Partenos irá para o oeste, enquanto o Argo II seguirá para leste. Os deuses, ainda sofrendo com a dupla personalidade, não podem ajudar. Como os semideuses conseguirão vencer sozinhos um exército de gigantes e impedir uma guerra entre os acampamentos? A viagem para Atenas é perigosa, mas não há outra opção. Eles já sacrificaram muito para chegar aonde estão. E, se Gaia despertar, será o fim. (SKOOB)

Eis então que terminei mais uma série do Rick Riordan, que emoção. Esse quinto, e último volume, era pra ser lido ainda no final do ano passado quando eu o comprei, porém acabou parando em minhas mãos agora no começo do ano. Vamos a resenha.

ALÔ-ALÔ! Essa resenha contém alguns spoilers dos outros livros da série. Se você quer pular todos eles, só ir para a parte final da resenha no ‘resumindo’ que fica tudo bem. Avisados.

O livro mostra a parte final da jornada dos sete semideuses para tentar destruir Gaia antes que ela destrua o mundo todo. Será que eles vão conseguir? Mistério misterioso (?).

Ah gente, mesmo já um pouco cansada dessa mitologia grega romana (o que não significa que eu não goste dela) e sem lembrar muito dos últimos acontecimentos de A Casa de Hades, eu consegui gostar desse último livro e torcer para todos terem um final feliz. Ok, nem todos, queria mesmo é que o Octavian fosse picado e jogado no Tártaro para todo o sempre. O livro trás mais enfoque no Jason, Piper, Leo, Nico e Rayna, sendo que os três primeiros estão a bordo do Argo II para impedir os planos de Gaia, e os dois últimos estão viajando nas sombras para levar aquela bendita estátua até o Acampamento Meio Sangue de modo que impeça a guerra entre os dois acampamentos. Fiquei feliz por não se focar no Percy e na Annabeth, eles já tiveram um final só deles na série Percy Jackson e os Olimpianos. O autor ainda continua a me impressionar com as diversas situações esquisitas que os personagens enfrentam, aquelas que a gente acha que não será impossível escapar, quase uma missão impossível. Achei muitas partes engraçadas (como sempre) e referências a coisas que eu gosto, o que é sempre bom de encontrar. Foi uma leitura rápida e satisfatória, apesar do que eu vou citar no parágrafo abaixo.

Só achei que a guerra em si contra Gaia foi um pouco fraca, estava esperando mais derramamento de sangue (?), mas foi algo bem tranquilo e isso me decepcionou. O final também poderia ter sido melhor, eu realmente não gostei, nada digno. Talvez o fato de eu não ter gostado foi porque uma personagem que eu não curtia se deu bem, daí é uma coisa muito sofrida. Não é bom isso. Então, por esses motivos a minha leitura não foi maravilhosa. Pouco, mas eu sou assim mesmo, fazer o que (?).

Personagens, preciso falar? Jason e Piper foram dois que eu aprendi a gostar demais nesse livro. Sério, melhor casal de todos, desculpa Percy e Annabeth. Piper super controlada, sambando fácil na cara da Annabeth. Ok, talvez eu tenha que dar um desconto para a Annabeth já que ela vivenciou coisas horrendas lá no Tártaro, mas eu ainda não consigo gostar dela, sinto muito. Percy está mais apagado, já que ele tem a sua própria série já, então muito injusto com os outros se o seu destaque fosse supremo. Mesmo assim ele é útil, claro. Hazel e Frank também estão mais em segundo plano, mas o poder dela com a Névoa e o dele de se transformar em diversas coisas são essenciais para os contratempos que acharam no caminho. Leo, eu costumava gostar dele, mas depois de ter se perdido na ilha e se apaixonado pela Calipso, só pensa e fala nela. Não é o tempo todo, mas eu não curti muito esse lance dos dois. Enfim, ainda gosto dele e das suas piadas idiotas. Nico e Reyna merecem um destaque enorme, muito digno a participação deles nesse último livro. Eles pegaram uma missão complicada, mas mesmo assim foram em frente e não desistiram. Quero um spin off com livros da Reyna como principal, pra já <3


Resumindo: eu gostei bastante, apesar dos pesares. Indico, claro, óbvio, nem precisava ter falado isso, adoro os livros do Rick. To com saudades das Crônicas dos Kane, vontade louca de reler. Enfim, é isso, até o próximo livro mitológico do Rick, que vai falar um pouco sobre mitologia nórdica, da qual eu nada sei. Pronto, fim.

13 comentários:

Monnie Lobo disse...

Tá na minha fila de livros, só faltam cinco na fente *-*

Sora Seishin disse...

Oi Vanessa!
Acredita que nunca li essa série? Mas os livros são super desejados! Um dia eu leio.

Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Caverna Literária disse...

Super concordo com você, uma série inteira pra acabar tendo uma guerra tão besta e rápida. Num piscar dos olhos tinha acabado tudo. Tipo DDD; mas pqqq? e também achei a Hazel e o Frank muito apagados, podia ter tido povs deles, ainda mais por ser o último volume .-. mfmf

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br
Tem resenha nova no blog de "Billy e eu", vem conferir!

Sofia disse...

Oi, Vanessa!
Adoooooro o tio Rick, é um dos meus escritores favoritos, mas já não sinto tanta empolgação por essa série quanto antes. Na verdade sempre preferi PJ e os Olimpianos, essa sim eu sou verdadeiramente apaixonada. Mas mesmo assim pretendo ler esse último volume, apesar de estar um pouco atrás justamente por alguns ~chora~ spoilers que li e pelo Percy não estar sendo o foco ~chora de novo~.

Beijo

Claris Ribeiro disse...

Adoro a escrita do Rick, estou louca para começar essa série, mas primeiro preciso comprar todos os livros hahaha não li a resenha toda por motivos de spoiler.

Obrigada pelo carinho. Beijos :*
Claris - Plasticodelic

Gabriela Morgante disse...

Oi Vanessa!
Concordei com a sua crítica, criei muitas expectativas para o final e quando ele chegou tudo se resolveu rápido e fácil demais, pelo menos essa foi a sensação que eu tive.
Gosto muito da série, mas o final acabou me decepcionando mesmo!
Reyna e Nico são o ponto alto, gostei ainda mais deles neste livro <3

Beijos,

Gabi
Mundo Platônico
http://gabiiem.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Olá!
Confesso que não li muito da resenha porque ainda estou lendo a série e não cheguei nesse livro, mas só ouço coisas boas dele!
Beijos, Tabatha
http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

Just Listen disse...

Oi, Nessa!
Quanto tempo não entro no seu blog! Ainda não li os livros anteriores da série, mas estou chegando lá e espero que seja logo shajkhs

Beijos, Juliana.
http://afinefrenzzy.blogspot.com.br/

Nana Barcellos disse...

Oi Van,
Ah agora preciso dá uma apressadinha nas leituras do tio Rick, porque o próximo focar na mitologia nórdica me deixa animadíssima.

Eu comprei o primeiro do Percy esses dias, acho que até chegar nesses vai demorar.

Mas sempre gosto de ler suas resenhas, sobre, pois me animam em conhecer a escrita dele.

bjs e tenha um ótimo final de semana
Nana - Obsession Valley

DESBRAVADORES DE LIVROS disse...

Gosto bastante dos livros do Rick, então quero muito ler o fim dessa série.
Apesar de alguns pontos ruins em toda série, ela é mais do que excelente.

Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

Casos Acasos e Livros disse...

Vanessa,
Tio Rick tem o meu coração, haha.
Amo a série do Percy e essa.
Mas, estou que nem você, achei que a guerra ia ser mais tcham, sabe? A saga anterior, a batalha contra Cronos durou basicamente o livro todo e foi uma senhora batalha.
Nesse caso ficou parecendo que o autor estava com um pouco de preguiça e resolveu tudo muito rápido.
E eu senti falta do Percy. Senti mesmo, ele é o meu preferido supremo. Mesmo que não fosse o mais importante, poderia ter pelo menos capítulos narrados por ele, né?
Eu gosto da Annabeth. Nada contra a senhorita inteligência.
Também achei que o Leo ficou meio chato e que a Piper SAMBOU na cara de geral se mostrando uma heroína total.
Gostei muito e já estou sentindo falta deles, já que li assim que lançou.
:D

Beijooos

www.casosacasoselivros.com

Raquel Machado disse...

Oi querida,
Acredita que ainda tenho que finalizar os livros da primeira série do percy estou mega atrasada. Mas amo esses livros e com certeza quero ler todos.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com

Bianca Sampaio disse...

Oi Vanessa!
Estou tãão atrasada nessa série :/ Só li o primeiro, acredita? Mas já estou com saudades de ler alguma coisa do Tio Rick.

Beijos,
Epílogos e Finais

 
Layout de Giovana Joris