O Novo Mundo de Muriel - Liliane Prata.

Título: O Novo Mundo de Muriel.
Autora: Liliane Prata.
Editora: Planeta.
Nota: 2,5/5.

Muriel é uma garota de 16 anos que, um dia, quando vai ao banheiro, acaba num outro mundo: as aldeias de Landim. Landim é um mundo bem diferente, regido por leis distintas e inexplicáveis. A reação de Muriel vai mudando ao longo dos anos, refletindo sobre a convivência com diferentes culturas e sobre o mundo. Paralelamente a isso, há a busca pelas respostas do porquê de ela estar lá e a tentativa de ela voltar para casa. Qual seria de fato o novo mundo de Muriel? E quais seriam os reais limites entre realidade e fantasia? (SKOOB)


Estava curiosa para ler este livro. A sinopse me deixou animada e queria saber o que afinal aconteceu com a pobre Muriel nesse mundo novo em que ela se encontrou. Só que a leitura não foi exatamente como eu esperava, infelizmente. Vamos à resenha.

O livro fala sobre uma garota chamada Muriel. Uma noite ela foi ao banheiro e quando saiu foi parar em uma floresta e não no corredor da sua casa. Ela se descobre em um lugar totalmente diferente e cheio de coisas estranhas. Muriel terá que se acostumar aquele local, mas sem esquecer de pensar em como chegou ali e qual o motivo de tudo isso. E será que, no final das coisas, aquilo tudo é real?

Nem sei por onde começar. Bom, o livro é narrado em primeira pessoa pela Muriel, claro. Ela fala muitas coisas repetidas e tem muitas partes narradas, sem nenhum diálogo, o que deixa a leitura arrastada e cansativa. O começo foi chatinho, mas no meio do livro as coisas foram ficando interessantes e o final foi muito estranho. Não estou dizendo que não gostei do livro, apesar de ser isso o que pareceu no começo desta resenha. Tem pontos muito legais, só que senti falta de explicações boas e de mais diálogos para que tudo ficasse mais dinâmico. No começo tudo bem, já que ela ainda não sabia o idioma deles, mas depois continuou assim em vários pontos. 

O final foi o que mais me deixou nervosa e por conta disso o livro acabou ficando apenas com duas estrelinhas e meia. Estava esperando algo muito demais, já que tudo estava bem, só que não foi isso que aconteceu. Acabou do nada, sem muitas explicações e isso me deixou muito (muito!) nervosa. Talvez fosse esse o objetivo e tudo mais, só que eu não gostei, infelizmente, e isso acabou estragando totalmente a minha leitura. 

Ok, teve algumas explicações no meio sobre o porque dela estar ali e tudo mais. Só que eu ainda senti falta de algo mais concreto, sabe? É estranho, sei lá, mas isso me fez classificar o livro com apenas duas estrelinhas e meia. Uma pena, já que teria muito mais se eu tivesse simpatizado com o final. Finais são parte da minha síndrome literária, certeza (?).

Os personagens são bons até. Muriel é bem reflexiva (?), sempre acaba pensando demais nas coisas e isso é um pouco irritante, mas no geral ela é bacana e se esforçou bastante para se adaptar ao novo local, regras e até mesmo a língua deles. No começo era tudo complicado, eu fiquei com muita dó quando ela chegou no local e ninguém nem olhou para ela. Pessoal muito estranho esse. Eu não sei se me sairia tão bem no lugar dela. Tem também a Kajaia, que é uma das moradoras da aldeia e se tornou amiga dela. A aldeia é algo meio Pocahontas, sabe? Pelo menos era assim que eu imaginava. Eles têm rezas, noites da amizade e tarefas para serem realizadas por cada pessoa. Senti inveja deles, tão calmos e serenos (?). Teve algumas partes de guerra que serviram para quebrar um pouco todo o clima de calmaria. 

Ainda tem o Lor, um rapaz que apareceu na vila e encanta a Muriel. Ele é bacana também, assim com a Kajaia, e os três logo se tornam inseparáveis. Gostei deles, digno.

Resumindo: tem muitas coisas interessantes, mas a falta de explicações concretas no final me chocaram um pouco e não consegui aproveitar melhor a leitura. Mas enfim, eu ainda assim recomendo se você se interessou pela sinopse e afins, pode ser que acabe gostando mais do que eu. É isso, fim.

9 comentários:

Vanessa Vieira disse...

Gostei da resenha Vanessa. Fiquei interessada em O Novo Mundo de Muriel desde o seu lançamento, apesar de estar fugindo um pouco desse gênero, infantojuvenil. Seu ponto de vista foi bem esclarecedor, e ainda pretendo ler o livro, porém, não por agora. Beijo!

www.newsnessa.com

Unknown disse...

confesso que pelos pontos que vc citou nao sei se curtiria o livro sabe

Ariane Gisele Reis disse...

Oie Van =)

Eu já tinha visto o livro na livraria, mas confesso que ele não me chamou muito a atenção não. Agora depois da sua resenha (...) bem vc entendeu XD

Espero que a sua proxima leitura seja mais divertida!


Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary

Angela Graziela disse...

Não conhecia esse livro
Mas parece ser muito bom e gostei da dica

Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com

Unknown disse...

Oi!
Finais são muito importantes de fato u.u Ate hoje Ana Karenina está na minha lista negra por ter bilhões de páginas legais e um final horrendo =/
Pena que o livro acabou não sendo láááá tudo isso, decepções desse tipo são um saco :(
Beijãão


http://blogcabelosaovento.blogspot.com.br/

Silvia da Cruz disse...

Pelo jeito não vai fazer minha cabeça também, gosto de livros que tenham ideais mais dinâmicos e que explorem um pouco aventura... uma pena.

Beijos, Silvia.
Hangover at 16 - hangoverat16.blogspot.com

Fran disse...

Vou ganhar um dos kits do livro Bruxos e Bruxas da @Novo_Conceito que o #vamoslerumlivro está sorteando!

Janna disse...

Oi eu ainda não conhecia esse livro, não me interessei pela sinopse, essa coisa do banheiro e aparecer em lugar estranho é meio esquisito, na minha cabeça achei que ela caia no vaso e puft aparecia em outro lugar estilo nos últimos filmes do Harry Potter kkk, mas achei sem graça ela sair do banheiro e está em um lugar estranho, a mudança deveria acontecer dentro do banheiro, mas enfim...leria o livro somente se ganhasse de presente. Parabéns pela ótima resenha, sabendo abordar os pontos que gostou e os que não, pena que prevaleceu os pontos negativos =/

BjOs!!!

@jannagranado
http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

Laisy Rebelo disse...

Acabei de ler o livro, e vim correndo procurar alguma resenha para ver se alguém teve a mesma impressão que eu e achei vc! Fiquei carente de mais explicações. Tudo flui legal e quando menos esperamos... Puff! Tudo acaba e não temos uma explicação necessária! Fiquei frustada e com um sentimento de vazio enorme! Concordo com tudo o que vc falou e é engraçado pq o livro no todo não é ruim! Ele é bem legal, mas a explicação do pq tudo ter acontecido com ela e o final não me convenceram tbm. Um pena!

Parabéns pela resenha! Bjinho!

Perdidas na Biblioteca

 
Layout de Giovana Joris