Finale - Becca Fitzpatrick.


Título: Finale.
Original: Finale.
Autora: Becca Fitzpatrick.
Editora: Intrínseca.
Nota: 3.5/5

Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch. Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano: os dois farão com que todo mundo acredite que não estão mais juntos, manipulando, dessa forma, seus respectivos grupos. Nora pretende convencer os nefilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encerrar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado. Quando as linhas do combate são finalmente traçadas, Nora e Patch precisam encarar suas diferenças ancestrais e decidir entre ignorá-las ou deixá-las destruir o amor pelo qual sempre lutaram. (SKOOB)

Eu adoro a série Hush Hush, então estava até que bem ansiosa para ver o que a autora iria nos trazer nesse quarto e último livro. Odeio ler os últimos livros de uma série, pois eu geralmente acabo emotiva, choro, pergunto porque isto está acontecendo (?) e coisas estranhas assim. Mas este teve um sentimento um tanto diferente e que eu não estava esperando: decepção.

CUIDADO! Esta resenha pode conter spoilers dos três primeiros livros da série. Então, leia por sua própria conta e risco.

Finale nos traz a última parte da história de Nora e Patch ah vá!. No terceiro livro, vemos que Nora se tornou uma nefilim e agora tem que liderar esse exército na luta contra os anjos caídos. Ela e Patch então trabalham juntos, mas separados (?), para que essa batalha não aconteça e que acabe tudo bem no final. Só que para o final feliz, eles vão ter que passar por muitas coisas. Ok, nem tantas assim, mas vocês entenderam, né? (?)

Nem sei o que falar nessa resenha. Pensei tanto em como fazê-la, mas agora já nem lembro mais. Estava esperando algo mais... tenso. Eu gostei do livro, não me entendam mal. A narrativa da autora é boa, ela sabe intercalar uns momentos de romance com alguns de ação. Só que eu esperava mais. A guerra dos nefilins contra os anjos caídos acabou ficando um pouco apagada da trama. O foco foi mais na Nora tentando se acostumar com essa nova vida dela de ser sobrenatural e nas suas briguinhas bestas com o Patch. Juro, eu não suportava eles juntos nesse livro! Não sei o que aconteceu comigo, eu costumava gostar deles dois. Mas... não sei, não sei mesmo.

Achei o começo morno e sem graça. Teve alguns momentos que me deixaram surpresa, não estava esperando por esses fatos, mas nada demais. Assumo que na metade do livro eu já estava cansada, não aguentava mais ler a Nora falando sobre as mesmas coisas e choramingando sobre a nova posição dela. Que raiva dessa menina! Apesar de tudo, acho que ela evoluiu um pouco e tomou jeito na vida. O Patch estava super protetor nesse livro e foi isso que mais me irritou. Coitada da Nora, sei que ela é burra, boba, não faz nada certo e mais um monte de coisas, mas ela tem que aprender a se defender sozinha se quiser liderar todos aqueles nefilins que querem acabar com os anjos caídos. Dante, um nefilim também, a ajudou nos treinamentos e afins. Gostava da parte deles juntos apesar de tudo.

Scott apareceu pouco, coitado. Sei que eu não gosto dele e que nos momentos em que apareceu estava muito insuportável, porém achei que ele seria um personagem fundamental nesse livro. Agora o que mais me deixou indignada foi a Vee e o segredo dela. Como assim, gente? Não dá, não dá. Fiquei brava e até larguei um pouco o livro quando soube esse lance dela. Achei desnecessário, falo mesmo. Ainda aparece a Marcie e a Dabria nesse livro. Eu até que gostei um pouco das duas, apesar dessa última ter aparecido pouco.

Muitas coisas poderiam ter sido bem mais utilizadas nesse livro, como o Cheshvan, a Nora comandando o seu exército e a batalha em si. Apesar de tudo, eu gostei sim do livro, teve partes bacanas e que vão me deixar com saudades dessa série, mas tenho que admitir que Finale foi uma decepção para mim. Esperava muito mais para esse final, essa é minha opinião.

- Hank está morto, Scott. Ela olhou-o fixamente, então secou as lágrimas, passando os dedos embaixo dos olhos, e Scott viu um lampejo de alguma coisa na expressão dela que não conseguia definir. Convicção? Confiança? Ou, talvez, confissão declarada.- Vou comemorar – completou.” Prólogo, página 13.

Resumindo: eu gostei, mas achei mais pontos negativos do que positivos. Uma pena, sério mesmo. Apesar de tudo isso que eu falei na resenha, ainda gosto muito da série e vou ficar com saudades de Nora irritante e do Patch arrogante. Recomendo sim essa série, principalmente o primeiro livro – que em minha opinião é o melhor de todos. Enfim, é isso ai galera, nada mais a declarar, fim.

9 comentários:

Dudi Kobayashi disse...

oi
não li tudo porque ainda não li o terceiro livro da série até hoje, até que estava gostando da série, mas acho q estava lendo muito livros de anjo e acabei enjoando um pouco :x
mas espero ler logo p poder chegar ao finale!
tem postagem nova no meu blog
espero sua visita

bjs

TÍTULOS DE LIVROS

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Vanessa! Já li Sussurro e Crescendo e amei! Estou ansiosa para ler Silêncio e Finale! Beijo!

The Lazy Girls disse...

Oi Vanessa ;)
Aaaah eu tbm amo Hush Hush, mas tava sentindo que Finale ia deixar a desejar! Sl vi a sinopse e já sabia que não ia curtir muito, e agora depois da sua resenha eu tenho certeza disso! rsrs
Mas mesmo assim quero terminar a série (apesar de tbm ser do tipo que fica emotiva com finais rs)

Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
Desde já obrigada!

Fallen In Me
- PatyScarcella

Sofia disse...

Oi Vanessa! Apesar de tantos comentários super positivos a respeito da série, eu não sinto vontade de conhecê-la, sou meio do 'contra' hehe!

Beijão

Nana Barcellos disse...

Hey
Confesso que não li a resenha toda, por causa de spoilers.
Mas fiquei chocada que você deu 3

Não quero me decepcionar com final :( hahaha

beijinhos
Nana - Obsession Valley

Unknown disse...

Oi Van!

Li esses dias e amei o livro!!! Mas alguns pontos, eu tenho que concordar com você. Tipo o Cheshvan e a Nora liderando o exército. Oi? Quando ela liderou algum exército, né? E a Nora estava mesmo melhor, evoluiu, tomou jeito, ficou mais segura de si. E o Patch super protetor era chato mesmo. Ao contrário de você, eu adooro o Scott, fiquei bem triste, até chorei, com o que aconteceu. E achei o final lindo... tanto de Nora e Patch quanto de Vee. Amei o ar que a Nora e o Patch tiveram no fim. Amei. rsrs

Beijos,

Marcelle
bestherapy.blogspot.com

Ju disse...

Vá, pulei do primeiro parágrafo para o último, já que não quero pegar spoilers. Decepcionante? Isso é desanimador. Mas eu já acho o Patch bem arrogante e a Nora bem irritante, então não sei se será uma decepção tão grande assim.

Beijos

Ariane Gisele Reis disse...

Oie Van =)

Acho que essa foi a sensação de decepção ocorreu de forma geral entre os fãs da série. Parece que a Becca estava com "a corda no pescoço" e teve que escrever o livro as pressas.

Eu gostei e desgostei de várias coisas, mas acho que no final ela consegui dar um final "digno" para todos os personagens, ou pelo menos tentou rs...

Beijos linda e uma ótima semana;***

Ane Reis - mydearlibrary

Unknown disse...

Você não é a primeira pessoa que eu vejo que ficou decepcionada com esse livro... aliás eu acho que ta todo mundo decepcionado com esse treco. Eu baixei o ebook, li o final, me senti satisfeita e só pretendo ler ele inteiro se alguém pagar para mim. Sem graça, eu sei, mas não consegui me controlar haha

Beijão

Cabelos ao Vento

 
Layout de Giovana Joris