Dois Garotos se Beijando - David Levithan.

Título: Dois Garotos se Beijando.
Original: Two Boys Kissing.
Autor: David Levithan.
Editora: Galera Record.
Nota: 4/5.

Baseado em fatos reais e em parte narrado por uma geração que morreu em decorrência da Aids, o livro segue os passos de Harry e Craig, dois jovens de 17 anos que estão prestes a participar de um desafio: 32 horas se beijando para figurar no Livro dos Recordes. Enquanto tentam cumprir sua meta — e quebrar alguns tabus —, os dois chamam a atenção de outros jovens que também precisam lidar com questões universais como amor, identidade e a sensação de pertencer. (SKOOB)



EU VOLTEI! Todos vibram, ou não, sei lá (?). Gente, desculpa ter ficado todo esse tempo sem postar, porém tava tudo uma loucura e uma correria, só agora deu uma amenizada nas coisas e creio que terei meu tempo pro blog de novo. A resenha de hoje é de um livro que eu achei que não iria gostar. Todo mundo fala horrores de bem (?) do David Levithan, porém eu nunca consegui ser uma apreciadora dos seus livros. Em Will & Will, assim como em Todo Dia, achei que alguma coisa estava faltando, não consegui me acostumar com a escrita diferente dele. Porém, quando Dois Garotos se Beijando chegou aqui da editora Galera Record, eu resolvi dar mais uma chance e ver o que iria dar, já que vi bons comentários a respeito desse livro. Resultado: eu gostei, de verdade.

O livro conta sobre vários meninos homossexuais, sendo os principais os dois que estão tentando beijar o recorde de beijo mais longo para entrar para o livro dos recordes: Harry e Craig. Vemos como essa decisão deles de tentar bater esse recorde acaba influenciando na vida de outros casais e das suas próprias famílias. Eu não sei como falar desse livro, eu tentei pelo menos, mas veja a sinopse acima que está melhor.

Gostei do livro. Achei que a trama foi leve e inspiradora, cheia de frases marcantes pra vida de qualquer pessoa. Não marquei todas as frases porque senão iria anotar o livro inteiro quase, mas trouxe algumas das primeiras que eu marquei para mostrar aqui para vocês. Enfim, eu ainda estranho a escrita diferente dele. Não tem divisão por capítulos, o livro só começa do nada e termina do nada. Até a história não parece ter começo ou fim direito, é uma coisa estranha que eu não consigo explicar e que você tem que ler para saber. Tentei não deixar isso me incomodar como aconteceu nos outros livros e pronto, tudo fluiu muito bem. Eu não estava lendo quase nada, meu ritmo de leitura tava muito ruim, então ele veio em uma boa hora para me tirar dessa ressaca brava.

O que eu mais gostei do livro foi essa trama diferente que ele tem, que são os rapazes homossexuais. Hoje em dia vemos tanto ódio sendo espalhado por ai, tanto preconceito acerca disso, porque as pessoas têm a cabeça pequena e nem mais dois mil anos de evolução as levaria a pensar diferente. O amor é o que importa, não interessa a quem você ame, só que você ame. É isso gente, porque as pessoas não entendem? Eu fico brava com essas coisas, acho que qualquer pessoa deveria ficar porque é inadmissível. Então, eu gostei da temática desse livro e como os casais são tão lindos e a mensagem inspiradora que o livro passa é tudo de bom. Não sei mais o que falar, ta bem difícil pra ser sincera. Leiam.

“O amor é tão doloroso; como podemos desejar para alguém? E o amor é tão essencial; como podemos atrapalhar o progresso dele?” – Página 15.

Bom, como eu disse, tem várias tramas a cerca de várias pessoas. O casal que quer bater o recorde de beijo mais longo é Harry e Craig. Eles são melhores amigos agora, mas já foram namorados um dia. Olha a treta. Mas esse beijo significa muito mais para eles, significa romper as barreiras e fazer as pessoas pararem com o ódio. É difícil, como eu já disse, e em várias partes do livro há contratempos, não só para eles, mas para os outros personagens também. Eles estão fazendo isso por vários motivos, mas o principal é para seu amigo Tariq. Eu não vou falar o que aconteceu para eles fazerem isso por ele também, sei lá, acho que é um pouco spoiler ou algo do tipo. Enfim, não vou falar. Peter e Neil são outro casal do livro. As coisas nem sempre são boas entre eles, na verdade tem sido um pouco diferente do que era antes. Eu gostei deles e a minha parte preferida do livro incluiu um deles, o Neil. Quando ele fala com sua família... eu amei essa parte e me dá raiva não poder falar dela aqui para vocês porque não quero adiantar a trama. Tem o Cooper, um garoto tão solitário, sem amigos, sem o apoio da família. Eu sentia tanta dó nas partes dele, queria que alguém o puxasse dessa depressão, que ele conversasse com os pais, mas nem sempre as coisas são como a gente quer. Nem nos livros. Por último, mas não menos importante, temos o casal com cabelo mais estiloso do livro, Avery e Ryan. Eles acabaram de se conhecer, então vemos como as coisas vão se desenrolando e tudo mais. Eu os adorei. Gostei de todos os personagens, acho que cada um deles representou uma pessoa diferente, com vidas e batalhas pela frente, então isso foi bem legal.

Sem falar que com essa escrita diferente do autor, ele narra em primeira pessoa por ele mesmo ou como um narrador em comum falando por todas as pessoas que já passaram por isso ou coisa pior. NÃO SEI EXPLICAR! Que raiva que eu tenho disso, mas é isso, não consigo explicar. Só sei dizer que eu gostei bastante, só o fator de ainda não me acostumar direito com o sei começo e finais que me irritou um pouco, o restante é bem bacana.

“Acordar é difícil, e acordar é grandioso. Observamos vocês se mexerem e saírem cambaleando da cama. Sabemos que a gratidão é a última coisa na sua cabeça. Mas vocês deveriam sentir gratidão. Vocês têm mais um dia.” – Página 30.


Resumindo: lindo livro, cheio de significado e esperança de que um dia as pessoas deixem de pensar que dois garotos (ou duas garotas) se beijando é errado. Eu recomendo, leiam esse livro, de verdade e sintam apenas amor, encham seus caderninhos com as lindas frases que tem nesse livro. É isso por hoje, até mais, fim.

6 comentários:

Caverna Literária disse...

Oláaa sumida, ainda tá viva então??? hahah te falar que não tenho muito interesse nos livros desse autor, apesar de ter gostado do conto dele no livro O presente do meu grande amor. Maas, como você também falou horrores de bem desse livro, quem sabe eu dê uma chance kkk :p

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br
Tem resenha nova no blog de "Só tenho olhos para você", vem conferir!

Dudi Kobayashi disse...

oi!
Eu também ando sumida do meu blog: serviço, faculdade, fisioterapia tem me mantido afastada... hoje que eu consegui fazer uma postagem rápida!
Eu adoro David Levithan, me apaixonei por ele lendo Todo Dia. Ele sempre trata da temática homossexual, acho bacana ele defender a causa. O último livro que eu li dele, Garoto encontra Garoto me decepcionou um pouco, mas esse parece ser mais interessante. Está na minha lista de desejados!

Te espero no meu blog
dudikobayashi.blogspot.com.br

Sil disse...

Eu também estive um pouco afastada esses dias do blog. Peguei dengue hehe. Eu gostei bastante de Todo dia. Esse em particular não sei se quero ler. Até leria se ganhasse, mas comprar acho que não vou. Apesar do livro ser de um tema bem interessante.

Blog Prefácio

Guilherme disse...

Oi!
Adoro os livros do David Levithan, amei Todo dia e Will e Will e não vejo a hora de ler mais. Amei sua resenha, espero gosta do livro.
Abraço
Leitura Fora de Série - http://leituraforadeserie.blogspot.com/

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Vanessa! Estou ansiosa para ler Dois Garotos se Beijando! Beijo!

www.newsnessa.com

Inês Gabriela A. disse...

Olá,
Recebi esse livro de parceria com a editora, mas ainda não tive oportunidade de ler. A história parece ser ótima, mal posso esperar pra iniciar a leitura.
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

 
Layout de Giovana Joris