[Bienal 2014 - Eu Vou!] Programação - Parte 3 (Final)


Oi, oi.
Estou aqui com a última parte dos posts de programação da Bienal. Tão pertinho *-* Não consegui colocar tudo aqui, mas pelo menos tentei fazer uma divulgação bacana. Nesse último post, trouxe algumas escritoras queridas que conheço que vão estar por lá. 'Bora conferir?

A Samanta Holtz vai estar no estande da Novo Século para a divulgação do seu mais novo livro, Renascer de um Outono. Não é lindo? Enfim, abaixo você pode conferir as datas e os horários que ela estará no evento.


A autora Leila Rego também estará no evento, no dia 30, no estande do Grupo Autêntica para autografar os seus livros. Não é bacana?


Por fim, mas não menos importante, a autora Larissa Siriani também estará por lá pra autografar seus livros. Eu com certeza vou estar lá, já anotei na minha lista de eventos pra ir, sério.


É isso aí, quase chegando. Pra quem vai na Bienal, que aproveitem bastante e se forem no dia 23, quem sabe a gente não se tromba por lá, provavelmente estarei com a camiseta com o nome do blog. E, se você não vai, não fique triste, terá outras oportunidades, pode ter certeza. Só isso por hoje, nada mais a declarar, fim.

[Bienal 2014 - Eu vou!] Programação - Parte 2.


Olá, olá o/
Bienal ta chegando, é essa semana gente *-* Estou super ansiosa, fazendo mil e um planos, me preparando física e mentalmente pra isso (?). Enfim, aqui no post eu trouxe mais algumas coisinhas que vão rolar lá no evento. Ainda tem mais uma parte sobre as programações que eu escolhi postar aqui e depois, o post sobre como foi meu dia na bienal. Eu acho (?). Vamos lá.

A Novo Conceito liberou os horários dos eventos para todos os dias, você pode conferir na tabela abaixo (só clicar nela que aumenta e assim você pode ler tudo claramente, eu creio, assim espero).


A Rocco também liberou as novidades que vai rolar lá no estande deles, confira. 


Enquanto isso, na Record, não sei vocês sabem, mas uma autora chamada Cassandra Clare, de Instrumentos Mortais e As Peças Infernais, também estará na Bienal nos dias 23 e 24. As senhas serão distribuídas no estande da Record a partir das 10 horas e os autógrafos começaram as 15:30. Mais informações vocês encontram no facebook da Galera.

A autora Patricia Barboza também teve seus horários divulgados.


É isso ai galera, ta chegando, ansiedade a mil. Quem vocês querem encontrar lá na Bienal? Fim.

[Bienal 2014 - Eu vou!] Programação da Arqueiro e Sextante.


Olá lindos leitores o/
Todos estão super ansiosos para a Bienal do Livro? Bom, eu estou. Esse ano vou estar lá no evento no dia 23, assim espero, caso tudo ocorra como eu planejei, oremos pessoal. Então, como está próximo o tão esperado dia, essa semana vou colocar aqui no blog a programação especial que algumas editoras reservaram para nós, leitores. Hoje é a vez da Arqueiro e Sextante, confira.




E ai, estão ansiosos? Que dia vocês estão lá? Me contem. Fim.

O Último Olimpiano (Percy Jackson e Os Olimpianos #5) - Rick Riordan.

Título: O Último Olimpiano.
Original: The Last Olympian.
Autor: Rick Riordan.
Editora: Intrínseca.
Nota: 5/5
Resenha por: Juliana (a irmã)

Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os Titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo titã. Enquanto os Olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem deter o Senhor do Tempo. Nesse quinto e último livro da série, o combate se acirra e o mundo que conhecemos está prestes a ser destruído. O destino da civilização está nas mãos do semideus anunciado na antiga profecia, e Percy está perto de completar dezesseis anos – a dúvida é: o herói será ou não capaz de tomar a decisão correta? (SKOOB)

NOTA DA VANESSA: Então minha gente, deixa eu me intrometer aqui na resenha da Juliana, aproveitando que ela não gosta muito de fazer essas introduções básicas que eu sempre faço. Já tem uma resenha de O Último Olimpiano aqui no blog, que foi dupla, junto com o quarto livro da série, mas essa é da Ju, claro, mostrando o que ela achou do livro. Óbvio, não sei porque estou escrevendo isso, enfim, que comece a resenha.

ATENÇÃO! Essa resenha pode conter spoilers dos livros anteriores da série Percy Jackson e os Olimpianos.

No último livro da série, Percy Jackson e seus amigos, enfrentam a mais temida profecia de quando ele completar 16 anos. Manhattan está sendo destruída e a batalha contra os titãs acaba de começar.

O último livro de PJ é simplesmente demais, gostei bastante da série inteira. Uma história excelente e que tem jus ao conhecimento literário que tem. O enredo do livro se desenrola todo na luta de Percy para ajudar a sua cidade e lutar com seu grande inimigo Cronos. Muitas divergências acontecem e é exatamente isso que deixa a trama ainda melhor. Teve algumas mortes inesperadas, estou me recuperando aos poucos, mas ninguém precisa saber, então sorrio.

Adorei todas as partes de ação, apesar de quase todas me deixarem confusas, dracaenaes esmagadas e muito fogo grego rolando. Ai amo. Os personagens bem humorados até no fim do mundo. Amo os deuses que estão sempre de bem com uns os outros e principalmente os semideuses haha não. Quanto aos personagens em geral: Percy sempre arrasando e quebrando corações por onde passa e claro sendo o superhero da geração. Annabeth sempre cabeça dura, mas muito esperta. Odeio ela. Grover apareceu super pouco nesse livro, apesar de ser um dos meus queridinhos da série, mesmo sabendo que ele não faz quase nada. Choramos, oh, irmãos. Luke sempre vai ser o meu preferidão, o melhor, o rei do mundo. Amo ele, apesar de saber que ele é um bobão, mas meu amor por ele é imenso.

Queria também, chamar a atenção, de uma personagem super importante que ninguém nunca se lembra dela, Calipso. Tenho uma dó da coitadinha (se você leu o 4° livro irá entender). Até imaginei a musica bem sofrida pra ela. Dionísio também, super amável e errando os nomes a toda hora, amigo verdadeiro e sincero. O melhor de todos eles. E por falar nisso, tenho muitos momentos engraçados do deus para compartilhar com vocês.

“- Você precisa salvar o Olimpo, Pedro!”
“[...] você está estragando o meu jogo, Jorgenson!”
- A verdade, Pierre, é...”

Está óbvio que o romance não é o tema principal, mas em algumas partes o PJ da umas 'dicas' pra Annabeth, pra ela sacar o que está acontecendo, e é bem engraçado. Adorei aqueles dois, apesar de serem uns trapalhões.


A trilha sonora não podia ser melhor. Pensei no disco inteiro do The Killers, Battle Born. Nada melhor, né? Até o nome já diz que foi feito para Percy Jackson. Em algumas partes, foram sofridas, porque enquanto eu lia tocava “Big Girls Don’t Cry” da Fergie, me senti um pouco desconfortável, mas passou. Espero que tenham gostado! Ta, tchau.



Dezenove Luas - Margaret Stohl e Kami Garcia.

Título: Dezenove Luas.
Original: Beautiful Redemption.
Autoras: Margaret Stohl e Kami Garcia.
Editora: Galera Record.
Nota: 3,5/5.

Emocionante final da saga Beautiful Creatures, que vendeu mais de 60 mil exemplares apenas no Brasil. Nesse novo volume, após ter se sacrificado para restabelecer a Ordem das coisas e salvar o mundo de um apocalipse iminente, Ethan precisa encontrar uma forma de retornar do mundo dos mortos e reencontrar Lena, seu único e grande amor. Enfrentando velhos inimigos e fazendo aliados improváveis, ele precisa acreditar que o verdadeiro amor conquista tudo. Será? (SKOOB)



Fico tão orgulhosa quando termino uma série, principalmente porque estou sempre atrasada com todas elas. Eu adoro esta série e sempre acompanhei tudo certinho, li os livros logo que foram lançados, daí teve esse último. Eu comprei já faz algum tempo, porém não o li logo de imediato. Acho que estava com medo de terminar a série. Então, resolvi enfrentar esse medo e ler o livro. Confira o que eu achei.

ATENÇÃO! Apesar de ser o último livro, eu tentei fazer uma resenha livre de spoilers dos livros anteriores, mas se ainda ficar com medo, pode pular pro resumindo que dá tudo certo.

Bom, não vou fazer a minha sinopse estranha para não soltar spoilers, então, quem quiser ler, veja a do skoob que coloquei ali em cima como sempre faço, não sei porque estou falando isso.

Nesse quarto e último livro da série As Crônicas Conjuradoras/Beautiful Creatures, como quiserem chamá-la, todos os nossos queridinhos da cidade de Gatlin ainda estão tentando aceitar a situação que ocorreu no livro anterior, esta que foi gerada a partir de algo que aconteceu ainda no primeiro livro. Gosto quando isso acontece, esse entrelaçamento entre as tramas de todos os livros no último volume da série. Me faz pensar que os detalhes que ocorreram nos volumes anteriores tem sim a sua importância, apesar de que infelizmente não é isso que acontece em todas as séries que eu leio. Felizmente aconteceu em Dezenove Luas, então tudo certo na minha vida. Senti saudades da música das luas que acompanhava a trama dos outros livros, entretanto acabei entendendo o motivo de não ter. A narração desse livro foi intercalada em três partes, sendo todas narradas em primeira pessoa: a parte inicial por parte do Ethan, a do meio pela Lena e no final pelo Ethan de novo. Achei que a parte da Lena ia ser complicada para mim, já que não sou a maior fã da personagem, porém acabei me surpreendendo e passei por isso sem problemas.

O que me incomodou foi a facilidade com que aconteceu tudo. Os três primeiros têm várias páginas e as autoras conseguiram trabalhar bem a trama, mantendo um certo mistério e dificultando as coisas, de um modo que eles tinham que se arriscar mais para as coisas se resolverem. Esse último livro é bem menor e achei que muita coisa foi corrida. Tudo sempre ocorria praticamente sem contratempos, sem muitos mistérios ou aventuras. Claro que o tamanho do livro não significa necessariamente que ele não é bem desenvolvido e criar todo um mistério. Enfim, isso me decepcionou um pouco, estava esperando poder descobrir mais e que eles tivessem mais dificuldades pela frente até chegarem a seus objetivos. O final em si foi banal, mas teve um fato ou outro que me deixou bem triste (pelo fato de ser triste e não por ser ruim).

Eu torcia para tudo dar certo para a Lena e o Ethan, e que eles tivessem um final razoavelmente feliz apesar dos pesares. Não é meu casal preferido, mas mesmo assim. Ethan foi um ótimo protagonista e narrador durante os livros, sendo sempre esperançoso mesmo quando tudo dava errado. Lena mostrou tantos lados diferentes e amadureceu muito desde o primeiro livro, até consegui gostar dela nesse último volume. Senti falta de uma participação maior da Liv e do John, personagens que aparecem a partir do segundo livro. Ridley continua a mesma, nunca consigo prever as ações dela e nem se seus sentimentos são reais. Até mesmo Amma e o querido Link aparecem menos nesse livro, o destaque foi mesmo o casal.


Resumindo: recomendo demais essa série. Fico feliz por ter terminado bem, apesar de poder ter sido melhor. Sei que comentei mais os pontos negativos do que os positivos, mas é que tentei evitar os spoilers, é muito difícil isso. Leiam, leiam, leiam. Só o filme de Dezesseis Luas que eu não recomendo muito não, já que não curti nada no filme. Enfim, essa série termina, mas as autoras estão escrevendo um spin-off da série. Juro, o primeiro volume, Sonhos Perigosos, foi publicado aqui já pela editora Galera Record. É isso ai, mais uma série terminada, aleluia, fim.

O Lado Mais Sombrio - A.G. Howard.

Título: O Lado Mais Sombrio.
Original: Splintered.
Autora: A.G. Howard.
Editora: Novo Conceito.
Nota: 3,5/5.0

Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o superprotetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa... (SKOOB)

Eu não gosto muito da trama clássica de Alice no País das Maravilhas, nunca gostei muito, acho que tinha medo até do Doutor Abobrinha do Castelo Rá Tim Bum eu tinha medo, então...se bem que ele era todo medonho tentando roubar a casa daquelas pobres pessoas. De todo jeito, esse livro parecia ser intrigante, trazendo um Wonderland mais sombrio e perturbado do que o original, além da trama ser mais atual. Além da capa linda, é claro. Vamos à resenha.

O livro conta sobre Alyssa Gardner, uma menina que estranhamente escuta os pensamentos de insetos e plantas, olha só. Ela tenta ignorar isso, mas Alyssa já sabe o seu destino: vai acabar num sanatório como a sua mãe. Isso devido a uma maldição que se abateu sobre a sua família desde sua tataravó, Alice Liddell. Sim, a mesma Alice que supostamente inspirou a história que Lewis Carroll escreveu. Claro que Alyssa nunca acreditou nisso, sempre achou uma bobagem, mas depois de estranhos acontecimentos recentes, ela começa a duvidar dessa sua certeza. Para então quebrar a maldição, ela tem que entrar na toca do coelho e resolver seja lá o que ficou para ser resolvido. E, claro, ainda há tempo para um triângulo amoroso, como sempre, é claro, óbvio.

Eu me surpreendi com o livro de uma forma muito positiva. Não estava com muitas expectativas, achava que seria apenas mais um ‘remake’ literário como os outros que eu já tinha lido, porém a autora conseguiu desenvolver e construir um País das Maravilhas totalmente diferente do que eu estava esperando. E isso foi maravilhoso pra aproveitar o trocadilho bobo. A trama foi muito bem trabalhada em cima da suposta maldição que caiu sobre a família de Alyssa e que está agora a levar as mulheres à insanidade, assim como foi com sua mãe. As partes em que ela está de fato no País das Maravilhas me assustaram um pouco, mas nem por isso deixaram de ser bem escritas. Esse outro mundo tem toda uma magia nova, com personagens diferentes do clássico e muito mais sombrios. Eu senti mais medo deles nesse livro do que eu normalmente sentia com o desenho da Alice (sim, versão Disney, pra mim só existe essas versões, não quero estragar a minha infância) e isso foi inesperado, porém bom para a minha leitura. A autora não só usou os elementos já existentes, mas os modificou. Gostei, very Emma Approved aprovado. Teve também várias reviravoltas, não dava pra saber em qual personagem se podia confiar e se os planos dariam certo para quebrar a maldição. Então são esses meus elogios ao livro.

O desenvolvimento da trama foi bom, só tem um pequeno porém, juro. Em alguns momentos senti que ficou um pouco forçado, sabe? Pode ter sido só impressão, só que acabou não me agradando tanto. Então fiquei um pouquinho desanimada, mas já estava quase acabando o livro, então não me deixei abater. O final foi adequado, eu gostei de como tudo se resolveu, sendo diferente de como eu pensei que seria no começo. Fui muito perseverante com esse livro. Eu comecei a lê-lo uma vez, daí parei e li vários livros nesse meio tempo, voltando a ler bem depois. O motivo? O livro é rico em detalhes e a trama é tão complexa que a minha leitura estava ficando cansativa. Talvez eu só estivesse como preguiça, nunca se sabe, estou sempre com preguiça. O importante é que eu finalmente consegui terminar o livro, mais um exemplo de como eu tento de verdade terminar de ler o livro e gostar dele. Eu tento, às vezes não dá certo, graças aos Céus nesse caso deu.

 A Alyssa me irritou um pouco no começo, algumas ações que ela tinha me deixava super estressada. Normal. No desenvolver da trama consegui me afeiçoar mais a ela e a sua causa. Ela convive desde sempre com medo de se tornar igual a sua mãe, presa a um sanatório, e ainda tem mágoas dela por algumas situações no passado, que aconteceram quando ela era pequena. Porém, quando vai descobrindo que as histórias do País das Maravilhas podem ser verdadeiras, ela se empenha na pesquisa para descobrir como pode reverter essa maldição e salvar a sua mãe, que pode não ser tão louca quanto todos pensam. Essa coragem dela de se aventurar em algo tão esquisito e desconhecido me fez gostar dela, toda essa busca para tentar salvar a mãe – e a si mesma também. Continuo não aprovando algumas ações que ela fez, porém estou aos poucos aceitando. Tento ser simpática. Claro que ela não foi sozinha nessa jornada incrível. Jeb é um dos seus melhores amigos, só que ultimamente as coisas não andam muito bem entre eles. O rapaz arranjou uma namorada nova e a Alyssa tem um pouquinho de ciúmes, já que tem aqueles sentimentos malucos por ele, sabe? Claro que ela não diz, porém fica tudo muito claro. Voltando ao Jeb, eu simplesmente o adorei. Ok, em alguns momentos ele era um tanto mandão e podia não fazer muitas coisas úteis, porém eu acabei gostando dele. Gostaria de poder dizer o mesmo para o Morfeu, o guia espiritual de Alyssa pelo País das Maravilhas. Não gostei dele, apesar de admitir que o personagem tem um charme. Mesmo assim, isso não foi o suficiente para que gostasse dele. Portanto, já sabem com quem que eu quero que a Alyssa fique no final. Não sou muito bem sucedida com meus casais literários, mas eu tento torcer pra dupla certa. Tentar não é conseguir, triste verdade.

Claro que os habituais residentes desse local também aparecem no livro. O Chapeleiro Maluco (que dessa vez me pareceu bem maluco mesmo, apesar de não falarem isso), o Gato, o Coelho Branco medonho, todos esses aparecem, só que eu não vou comentar muito sobre eles porque vão sendo introduzido na trama aos poucos e acho que acabaria soltando alguns spoilers. Mas posso falar o seguinte: não vá esperando aquela versão toda colorida e fofinha deles não, já tenha em mente que eles serão sombrios e diferentes.


Resumindo: gostei do livro, porém teve algumas partes que não me agradaram completamente. Mesmo assim, eu recomendo o livro, principalmente para quem gosta dessa história clássica. Vale a pena ler. Se eu não me engano é uma trilogia, então ainda temos ai dois livros pela frente para ver como terminar essa trama. Abaixo estão as capas dos próximos livros, não sei vão ser as mesmas aqui no Brasil, veremos. É isso por hoje, fim.

 

[ALEATÓRIO] Falando sobre Séries - Under the Dome.


Aqui estou eu, com mais um post sobre série de TV. A escolhida da vez foi a série Under the Dome, inspirada no livro homônimo do autor Stephen King. Eu li o livro no ano passado, só que não fiz resenha porque não sabia o que escrever sobre ele, mas eu realmente gostei, então achei digno fazer um post sobre a série, já que a segunda temporada estreou aqui no Brasil recentemente. ‘Bora lá?


Divulgação

O que é?
Uma série de TV, obviamente. Under the Dome é baseada no livro no Stephen King, que também é um dos produtores executivos da série junto com diversas outras pessoas, sendo uma delas Steven Spielberg. A primeira temporada estreou no dia 22 de Junho de 2013 pela CBS, onde passa a série lá nos Estados Unidos e a segunda, 30 de Julho. Aqui no Brasil, a TNT é o canal da TV paga que transmite a série e a segunda temporada começou no dia 28 de Julho.

Fala sobre o que?
Bom, a série trás a fictícia cidade de Chester’s Mill, que em um belo dia se torna cercada por um domo gigante que não permite a entrada ou saída das pessoas que estão lá. Não se sabe como isso surgiu e nem da onde possa ter vindo, só sabe que está lá e agora as pessoas terão que viver nesse ambiente fechado, sem TV, internet e com recursos limitados. Tenso.

Personagens?
Os principais são um grupo muito seleto. Algumas outras pessoas são introduzidas durante a temporada e que podem ou não sair rapidamente, então não vou comentar sobre elas. A primeira vez que ouvi o nome Barbie na série eu ri, juro. Pensei que tinha escutado errado, mas a minha irmã e minha mãe (que assistem a série junto comigo) também escutaram o mesmo, então ri mais ainda. O nome dele na verdade é Dale Barbara, mas todo mundo chama ele de Barbie, um apelido gentil. Ele estava na cidade só de passagem e estava quase conseguindo fugir dela, daí o domo apareceu e cortou a vaca no meio (cena que eles mostram a todo começo de episódio para recapitular, creio eu, eles gostam dessa cena, eu também). A Julia é uma jornalista e você pode lembrar da atriz, Rachelle Lefevre, como uma das vampiras de Crepúsculo. Adoro ela, só pra comentar. Enfim, na série ela é uma das principais, tentando a fundo resolver as questões da cidade agora em caos e sobreviver. E por último, mas não menos importante, tem o Big Jim, que é o líder do povo, todo mundo adora ele e o cara é o maior pilantra malvado. Ainda tem outros personagens, como a Andie e o irmão dela, o Junior (que é filho do Big Jim) e afins, mas acho que dos três principais eu já falei, então tudo certo.


Divulgação

Série ou livro: qual o melhor?
Eu tenho separar uma coisa da outra, pensar que quando um livro é adaptado, seja para a TV ou para o cinema, mudanças vão ser feitas e isso pode deixá-lo totalmente diferente do livro. Algumas vezes eu não consigo aceitar isso muito bem, mas felizmente com Under The Dome foi diferente. Eu comecei a assistir a série antes e depois li o livro. É bem diferente, diria que chega um ponto em que apenas os nomes de alguns personagens da série são iguais aos do livro, porém isso não chega a ser uma coisa ruim – pelo menos não pra mim. No livro, todo o lance da redoma acontece muito rápido, ela fica na cidade poucos dias e toda a trama é mais focada nas pessoas e nas suas ações, como elas lidam com isso. A redoma fica praticamente em segundo plano, digamos assim. Já na série, eu até diria que o domo é o personagem principal e tudo gira em torno dele. Acontece coisas que são provocadas pela redoma, tem todo um mistério sobrenatural em cima disso e as pessoas estão sempre a sofrer com o que a redoma lhes impõe. Sim, também tem o foque nos personagens, em como eles lidam com toda essa situação inusitada, mas a redoma é mais importante. A trama do seriado é mais dinâmica, tem ações acontecendo o tempo todo e tem mais romances, claro. A trama de alguns personagens foi modificada, alguns que aparecem no livro não foram mostrados (ainda, vai que eles aparecem) no seriado. Não que isso tenha sido ruim, já que tem umas pessoas no livro que são a maldade em pessoa e ficaria feliz se eles não aparecessem na série, obrigada. Resumindo, a série é mais agitada enquanto o livro caminha em passos lentos. Ambos têm suas qualidades e defeitos, mas gosto mais do livro, assumo. A série ainda não me conquistou por completo.

Nomes?
O livro foi traduzido como Sob a Redoma, já que o original é Under the Dome, assim como o nome da série. No Brasil tem duas traduções engraçadas para a série. Na TNT, aparece o nome da série original, mas eles dizem O Domo na tradução quando o episódio começa (pelo menos os episódios dublados que eu assisti). É engraçado. Quando passou a primeira temporada nas madrugadas de um canal aberto aqui no Brasil, o nome era Prisão Invisível.

Observações?
Só uma na verdade. No primeiro episódio da segunda temporada, o King aparece sentado tomando um cafezinho. Olha só! Eu já sabia disso, então quando assisti o episódio fiquei a procura dele e o achei. Enfim, só uma observação curiosa.

Divulgação

O que eu acho?
Eu gosto da série, como já disse, apesar de achar que tem alguns defeitinhos básicos. A primeira temporada foi razoavelmente boa, mas no final eu já estava cansando dela. Juro e olha que só tem 13 episódios. Mas eu gosto da redoma, então quero saber o que vai acontecer. A segunda temporada começou bem, introduziu alguns personagens novos, alguns antigos foram dessa pra melhor e agora vou esperar pra ver no que vai dar. Espero que venham coisas boas por ai, veremos.

Resumindo: Quando passa?
A segunda temporada da série começou no dia 28 de Julho na TNT e contou com dois episódios já na estréia, que lindo. Os episódios novos passam toda segunda às 22:30 e tem algumas reprises, como na terça à tarde. É isso por hoje, espero que tenham gostado do post falando sobre essa série e ainda de quebra aproveitei para falar sobre o livro, só, me contem o que acham da série ou do livro, fim.

Invocação - Kelley Armstrong.

Título: Invocação (Darkest Powers #1).
Original: The Summoning.
Autora: Kelley Armstrong.
Editora: Novo Século.
Nota: 3/5.

Tudo o que Chloe Saunders desejava era uma vida normal, como a de qualquer outra adolescente: ir à escola, fazer amigos e, quem sabe, conhecer um garoto. Mas quando ela começa a ver espíritos, e se comunicar com eles, percebe que sua vida jamais será como a das outras garotas. Em pouco tempo, os fantasmas estão por toda parte, exigindo sua atenção. Após seu primeiro surto, Chloe é enviada a uma instituição para crianças problemáticas. A principio, a Casa Lyle parece razoável, mas assim que conhece os demais internos – o charmoso Simon e seu sinistro e nada sorridente irmão Derek, a antipática Tori e Rae, que tem uma “quedinha” por fogo – Chloe começa a achar que algo estranho e ameaçador os reúne ali. Algo além de crianças com problemas comportamentais. E eles estão prestes a descobrir que a Casa Lyle não é mesmo um lar como outro qualquer... (SKOOB)

Esse foi o terceiro livro que eu li na Maratona Literária que participei. Minha fé estava nele, sabe? Os dois primeiros livros que eu li não foram nada bons, então eu necessitava que esse fosse pelo menos razoavelmente satisfatório. Não posso dizer que não foi, porém esperava um pouquinho mais dessa trama que tem muito potencial. Roda a vinheta (?) que vai começar a resenha.

O livro conta sobre uma adolescente chamada Chloe Saunders. Estava tudo razoavelmente normal na vida dela, na medida do possível, até que um dia ela surtou na escola após ver um fantasma, ou o que ela achava que era um fantasma. Após esse episódio, o pai e a tia dela resolveram mandá-la para uma instituição que cuida de crianças problemáticas, a Casa de Lyle, lindo nome. Lá ela conhece os demais internos e logo começa a suspeitar de que talvez aquele lugar seja algo mais estranho e assustador do que ela pensa.

É bom, na medida do possível. A narrativa é feita em primeira pessoa, sendo a nossa narradora a personagem principal, Chloe. Ela não é de ficar de mimimi e vai direto ao ponto, então isso foi uma das coisas que me agradaram. A trama é boa, eu adoro esse lance sobrenatural de fantasmas, instituições para pessoas problemáticas, pessoas problemáticas, então eu realmente estava feliz com essa minha escolha de leitura. No começo as informações são jogadas para o leitor, fiquei até um pouco confusa, tudo aconteceu muito rápido e, apesar de gostar disso, ficou estranho. Tinha a sensação de que a autora escreveu tudo correndo para enfim chegar logo a parte da menina lá na instituição, enquanto ela poderia ter trabalhado mais essa parte inicial. Aos poucos vamos descobrindo mais sobre essas visões da Chloe e porque ela foi parar nessa casa, será que ela está mesmo vendo fantasmas ou é só uma doença mental, como os psicólogos da Casa de Lyle acham? Então eu gostei disso, dela explorar as possibilidades dessa condição dela e aos poucos introduzir elementos que acabem a levando na direção da verdade. Nossa, que linda essa frase.

Fiquei um pouco carente de mais explicações, achei que a autora quis colocar coisas mais superficiais nesse livro e deixar as respostas para os próximos, já que é uma trilogia. Mas mesmo assim senti falta de algo mais, não sei. Creio que nem os personagens tinham essas respostas que eu estava querendo, enfim, sou meio apressada. O rumo que a trama levou até o final não me agradou tanto, alguns pontos poderiam ter sido tirados, apressado mais os acontecimentos e tudo mais. Como eu disse, sou apressada. O final foi bom, de verdade. Estava esperando uma coisa e no final a autora fez outra. Apesar de eu já estar esperando algo assim, ela acabou me surpreendendo quando eu estava achando que a trama não ficaria mais animada, então ta valendo (?).

A habilidade da Chloe poderia ter sido mais explorada. Fiquei esperando mais explicações sobre isso e todo o mundo novo em que ela se vê inserida, porém creio que só vá encontrá-las no próximo livro. Isso me irrita um pouquinho, normal. Tem diversas partes em que podemos ver o que ela faz e como entra em contato com esses fantasmas, apesar de ela ainda estar se aperfeiçoando nisso. A personagem aceitou tudo numa boa, fiquei até surpresa com isso, pensei que ela ia ficar paranoica, eu ficaria se bem que eu já sou. Isso me incomodou um pouco também, sou muito incomodada, mas depois superei. A Chloe é corajosa, no início ela fica espantada com esse lance de fantasmas, mas depois que percebe o que pode fazer, tudo ocorre as mil maravilhas, apesar de poucos fantasmas aparecerem de fato no livro. Gostei dela, não ficou de mimimi, tentava de tudo para descobrir as coisas, brigava mesmo com o garoto medonho da instituição, então pelo menos a protagonista não foi um ponto fraco no livro, não a meu ver. Apesar de ter dois garotos na jogada e um gancho pra um triângulo amoroso, o romance passa longe desse livro. Não me incomodou tanto, acho que até gostei, ultimamente os triângulos amorosos tem me entediado um pouco, sempre a mesma coisa, inovem! Enfim, tem o Derek, que é super sinistro e parece sempre estar de mal humor. Apesar disso, ele se mostra bem disposto a ajudar a Chloe quando necessário. O irmão dele, apesar de não serem irmãos de sangue, Simon, também está lá na instituição. Ao contrário de Derek, Simon é todo charmoso e sorridente, sempre disposto a conversar com a Chloe e jogar seu charme. Às vezes achava que isso era um tanto forçado da parte dele, mas acho que o coitado é assim mesmo, sempre de bom humor.

Como sempre, tem aquela menina chata que irrita a mocinha. Nesse livro é a Tori, que se acha a rainha do lugar e se irrita quando Chloe chega, fazendo com que tudo ‘gire’ em torno dela. Sempre assim com as novatas. Ainda tem a Rae, que tem uma obsessão pelo fogo. Ela é divertida, ajuda a Chloe nas suas missões loucas. Gostei dela. Ainda vale ressaltar a loucura que é a Casa de Lyle. Não literalmente, já que o local tem suas regras, aulas, as atividades sempre monitoradas. Mas, obviamente, tem toda uma história por trás disso tudo e me parece bem sinistra. Então fiquei curiosa para descobrir mais, acho que terei de ler os dois livros restantes.


Resumindo caros leitores: eu gostei do livro na medida do possível. Teve alguns pontos que me deixaram entediada e confusa, porém no geral foi um livro bom. Conseguiu, ao menos, salvar a minha maratona literária. Recomendo, claro, mas não vá esperando muita coisa logo nesse primeiro livro, é mais como uma introdução, eu creio. A trilogia Darkest Powers já tem todos os livros publicados aqui pela Novo Século, sendo Despertar e Confronto, respectivamente, o segundo e terceiro livro. É isso por hoje queridos, até mais, fim.

Seis Anos Depois - Harlan Coben.

Título: Seis Anos Depois.
Original: Six Years.
Autor: Harlan Coben.
Editora: Arqueiro.
Nota: 4,5/5.

Jake Fisher e Natalie Avery se conheceram no verão. Eles estavam em retiros diferentes, porém próximos um do outro. O dele era para escritores; o dela, para artistas. Eles se apaixonaram e, juntos, viveram os melhores meses de suas vidas. E foi por isso que Jake não entendeu quando Natalie decidiu romper com ele e se casar com Todd, um ex-namorado. No dia do casamento, ela pediu a Jake que os deixasse em paz e nunca mais voltasse a procurá-la. Jake tentou esconder seu coração partido dedicando-se integralmente à carreira de professor universitário e assim manteve sua promessa... durante seis anos. Ao ver o obituário de Todd, Jake não resiste e resolve se reaproximar de Natalie. No enterro, em vez de sua amada, encontra uma viúva diferente e logo descobre que o casamento de Natalie e Todd não passou de uma farsa. Agora ele está decidido a ir atrás dela, esteja onde estiver, mas não imagina os perigos que envolvem procurar uma pessoa que não quer ser encontrada. Em Seis Anos Depois Harlan Coben usa todo o seu talento para criar uma trama sensacional sobre um amor perdido e os segredos que ele esconde. (SKOOB)

Apesar de gostar muito do gênero de suspense e desse autor escrever livros assim, eu só tinha lido um livro do Harlan Coben, Cilada. Esse então foi o segundo e esperava gostar mais do que gostei do outro. De fato gostei, esse livro me surpreendeu e agora entendo o porque de tantos elogios a ele.

O livro conta sobre Jake Fisher, um simpático rapaz que conhece uma moça, Natalie Avery, no verão. Os dois logo se apaixonam, obviamente senão não teria muita história pra contar. Eles se conheceram num retiro, ela estava em um para artistas e ele, para escritores. Tudo estava lindo na vida deles, então Jake ficou sem entender quando Natalie terminou com ele e disse que iria se casar com um ex-namorado, Todd. Oi? Pois é. Ele vai ao casamento ainda, olha o sofrimento, e a moça ainda pede que ele se afaste, que não volte a procurá-la, fez o cara prometer. Que ingrata. Enfim, apesar de estar com o coração partido, ele continua sua vida como professor de uma universidade e mantém a sua promessa, durante seis anos. Jake acaba por ver uma notícia de obituário sobre Todd e resolve procurar Natalie, ver com ela estar, talvez dar um ombro pra coitada chorar. Só que durante o velório o cara descobre que a viúva do Todd não é Natalie, na verdade ninguém a conhece, e ele logo percebe que o casamento dos dois foi uma farsa. Mas por quê? Onde estaria Natalie agora? Então ele decidiu que vai a procura dela, enfrentando todos os perigos pela frente e correndo sério risco de morrer pelo caminho. A força da paixão meus caros, lindo.

Eu não estava esperando muita coisa, achei que seria mais um suspense, coisa normal, nunca fico esperançosa com livros que todos estão elogiando. Eis então que fui surpreendida por uma trama bem escrita e montada, com descobertas novas e intrigantes a cada capítulo. Sério, que isso gente. Adorei. Ok, talvez eu já tivesse ligado alguns pontos logo no começou, sou muito Sherlock Holmes só que não, entretanto o autor conseguiu me prender na trama, surpreendente. Desculpa, eu fico feliz quando gosto muito de um livro, é difícil isso acontecer! Enfim, o livro é narrado em primeira pessoa pelo Jake, esse pobre homem tão apaixonado por essa mulher que o largou que enfrenta tudo e todos. Se você encontrar um cara que faça por você tudo o que ele fez pela Natalie, case querida, imediatamente, não desperdiça essa chance. A trama é bem feita e, apesar de já ter imaginado os motivos da fuga dela, tem surpresas novas a todo instante. Eu não sei como esse cara não ficou louco depois de tudo o que ele acreditava ter sido virado do avesso, deixando ele sem saber no que acreditar. Fiquei com dó dele, mas o cara é incrível e foi com tudo pra descobrir o que estavam escondendo dele, mesmo que isso possa matá-lo.

Esse ritmo eletrizante do livro conseguiu me prender e em dois dias já tinha terminado o livro. O fato de ele ser fininho também ajuda nesse quesito, assumo. Os capítulos são razoavelmente curtos, mas mesmo que fosse grande, eu iria ler um atrás do outro já que eles sempre acabam com uma descoberta e você fica tipo ‘o que? Como assim? Que isso?’. Sério. Em alguns momentos eu fiquei um pouco entediada, quando o ritmo diminuiu um pouco, porém isso não conseguiu estragar nada. O que deixou a desejar foi o final. Achei digno, claro, só que estava esperando outra coisa, não sei, cobro demais dos pobres livros. Tirando isso, o resto foi muito bom mesmo. Toda a trama, como começa pequena e depois vai tomando proporções gigantescas. Às vezes o autor pode se atrapalhar quando cria algo assim, que vai crescendo aos poucos, pode se enrolar com tantos fios soltos, mas eu acho que o Harlan Coben conseguiu interligar tudo de uma maneira boa e me deixou feliz. Gostei. Releria esse livro, sério.

Personagens foram muito bem construídas, eu não sabia em quem confiar, ficava ansiosa cada vez que o Jake resolvia ir atrás da pista que alguém deu a ele. Ele é muito apaixonado gente, acho que nunca vi um personagem tão apaixonado como ele. Quando descobriu que foi enganado pela Natalie, ao invés de ficar raivoso, ele ficou é confuso e quis saber o que tinha acontecido com ela, porque fugiu daquele jeito e o fez acreditar que tinha se casado/apaixonado por outro cara. Mesmo sabendo que as conseqüências poderiam ser trágicas, ele não ligou, tudo o que queria era saber como a Natalie estava e tirar ela de perigo. Lindo. Ele vai viajando com seu carro, indo procurar todo mundo que ela conhecia e levando muita surra. Fiquei com dó dele em várias partes, ele sempre machucava a cabeça, já estava ficando desconfiada da narração dele, mas deu tudo certo, na medida do possível. A Natalie, a razão para esse livro existir, eu diria, aparece no começo do livro e durante as lembranças dele durante a trama. Não dá pra dizer muito sobre ela, já que é um enigma tão grande e não vou falar muita coisa para não revelar spoilers.

Incrível. Eu não sei mais o que falar. Tem outros personagens também, que vão aparecendo durante a trama, revelando seus segredos e sua importância, então não falarei sobre eles. Mas todos são bem desenvolvidos, cada um com sua contribuição para a causa do Jake, mesmo que de uma maneira negativa.


Resumindo: espero ter conseguido mostrar nessa resenha o quanto eu gostei desse livro, de verdade. É muito genioso, não espere mesmo seis anos para lê-lo, como diz o selo na capa do livro. Não dei cinco estrelinhas por causa de uns defeitinhos muito bobos, mas eu sou assim mesmo, não se espantem, o livro é ótimo. Super recomendo, leiam, leiam. É isso por hoje, fim.

[LANÇAMENTOS] Agosto - Arqueiro e Novo Conceito.


Olá o/
Eis então que Agosto começou, queridos, daqui a pouco estamos a cantar músicas natalinas já desse jeito. Passa muito rápido. Enfim, aqui trago alguns lançamentos desse mês de duas editoras, a Arqueiro e a Novo Conceito. Eu vou colocando aos poucos, sou preguiçosa pra fazer esse post, não tenho vergonha de admitir, mas aos poucos vou me acostumando, pode deixar. Confiram aí e sintam o bolso doer com tantos livros bons para comprar.






E aí, qual estão desesperados para ler? Eu já li Se eu Ficar, mas a minha opinião só vão saber quando eu postar a resenha aqui, que vai ser logo logo. E vocês, já leram/compraram algum? Me contem. Fim.

 
Layout de Giovana Joris