O Príncipe da Névoa - Carlos Ruiz Zafón.

Título: O Príncipe da Névoa.
Original: El Príncipe de La Niebla.
Autor: Carlos Ruiz Zafón.
Editora: Suma de Letras.
Nota: 3/5.

A nova casa dos Carver é cercada por mistério. Ela ainda respira o espírito de Jacob, filho dos ex-proprietários, que se afogou. As estranhas circunstâncias de sua morte só começam a se esclarecer com o aparecimento de um personagem do mal - o Príncipe da Névoa, capaz de conceder qualquer desejo de uma pessoa, a um alto preço. (SKOOB)




Esse foi o segundo livro que eu li do autor, o primeiro foi Marina que eu simplesmente adorei. Não estava com expectativas tão altas, porém mesmo assim minha leitura não foi totalmente proveitosa. Talvez eu estivesse com expectativas um pouco acima da média, sei lá, enfim, acontece (?).

O livro fala sobre Max Carver, um garotinho que se muda com sua família para um novo lugar, uma nova casa, praticamente um novo mundo pra ele. No começo parece um pouco estranho, mas eles começam a se acostumar com tudo. Até que coisas assustadoras começam a acontecer. Sua irmã mais velha tem uns sonhos estranhos, sua irmã mais nova adotou um gato perdido que parece um tanto sombrio e o próprio Max parece ver coisas fora da realidade. E assim começa a aventura deles por lugares que os levarão até o Príncipe da Névoa. É, que sinopse horrível, mas eu não sabia o que falar, vamos ignorar esse parágrafo.

Bom, o livro é voltado mais para o público infanto juvenil, porém não deixa de ter um tom bem sombrio e assustador. A narração é feita em terceira pessoa, onde acompanhamos principalmente os passos de Max, que é o protagonista dessa trama, por assim dizer. A trama é boa e, apesar do livro ser pequeno, consegue se manter assim por quase todo o livro. O começo é bem mais intrigante, com todo o mistério e perguntas sem respostas, porém quando de fato tudo começou a se resolver eu achei que as coisas esfriaram um pouco e pareceu ficar tão cansativo que não via à hora de acabar. De verdade, não estou brincando, sempre falo a verdade. Entretanto, o livro tem pontos muito bons e não foi uma leitura desperdiçada. Gostei muito de toda a história por trás do Príncipe da Névoa, apesar de ter esperado mais, e de como isso se entrelaçou com a de Max e sua família. No começo achava que não seria possível fazer uma ligação entre eles, mas depois foi ficando tudo muito mais claro e achei satisfatório. É infanto juvenil, sei que não deve se esperar algo tão complicado, mas minha mente literária funciona desse jeito (?).

De ponto negativo foi só esse mesmo, que perdeu um pouco o ritmo no meio do livro, quando já estava quase se aproximando do final. O final em si foi bom, eu não estava esperando que aquilo de fato acontecesse, então me surpreendeu de uma forma positiva. Gostei.

Max é um garoto muito corajoso. Ele vai aos lugares e tenta de todas as maneiras descobrir o que está acontecendo ali. Eu não sei se sou tão corajosa assim, acho que só mudaria de casa de novo e acabou. Sou medrosa, sei não. Enfim, achei o personagem muito bacana e sempre prestativo. Corajoso também, como já citei acima. A irmã mais nova dele aparece pouco, já que acontece uma coisa que a impossibilita de aparecer muito, porém achei que ela bem que poderia ter uma aparição maior, gostei dela. A irmã mais velha, Alicia, era mais fechada, sorria pouco e só depois se propôs a ajudar o irmão. Acho que o fato de que Roland, o novo amigo mais velho de Max, ter aparecido e tudo mais, ajudou para que ela fosse descobrir esse mistério junto com o irmão. Gostei dela, Alicia muda do começo do livro até o final e eu fiquei com uma pontada de pena dela no final, tadinha. Roland é uma parte crucial do livro. Ele vira amigo do Max e mostra toda a cidade pra ela, principalmente o farol, onde seu avô fica de guarda o tempo todo. Além do misterioso farol, ainda tem um barco afundado e um ‘cemitério’ de estátuas que é de arrepiar. Fiquei com um pouco de medo desse último.


Resumindo: eu achei o livro bom, apesar de alguns pontos negativos que acabei encontrando, mas no geral foi bacana. Recomendo, claro. Acho que é isso por hoje, nada mais a comentar, fim.  

13 comentários:

Criticando por aí - Caroline disse...

Vanessa, ainda não li nada do autor, mas tenho uma curiosidade tremenda em conhecer a sua narrativa. Acredito que, assim como você, eu também começaria por Marina :)

Beijos,
Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

Gabriela Morgante disse...

Oi Van! Acho que nunca comentei isso aqui no blog mas sempre acabo rindo com as suas resenhas! kkkk De verdade, acho seus "devaneios" no meio da crítica divertidos, e eles deixam a leitura do blog mais legal e com personalidade!

Enfim, não me interessei muito por esse livro. do Zafón tenho A Sombra do Vento e esse sim eu quero muito ler!

Beijos,

Gabi
Mundo Platônico
http://gabiiem.blogspot.com.br/

Caverna Literária disse...

Bom, não é todo livro que é perfeito né, sempre tem alguns detalhes que acabam enchendo o saco. Tô curiosa pra ler esse livro já faz um tempinho, e fiquei ainda mais com sua resenha; adooro histórias que envolvam mistério, assim como Marina mesmo foi, e gostei bastante também.

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem resenha nova de "Primeiro Amor" no blog, vem conferir!

Sofia disse...

Sou completamente apaixonada por Carlos Ruiz Zafón desde que li "Marina". E por causa deste bendito livro fui lá toda animada e coisa e tal, achei outro livro do autor na livraria (O Palácio da Meia-Noite), comprei. E nessas minhas "andanças" por sites literários, o que eu descubro? Que é o segundo livro de uma trilogia. Dessa trilogia da névoa. Fiquei muito puta'. Não por ser uma trilogia, mas por não ter absolutamente nada no livro indicando que é uma trilogia. Mas enfim.
Como amo a escrita do Zafón, vou comprar "O Príncipe da Névoa", quero me envolver com esse ar todo sombrio que parece ter <3 Ótima resenha (como sempre).

Beijão!

Nana Barcellos disse...

Oi Van,
Eu só li um livro do autor e até gostei.
Pretendo ler mais e mesmo esse parecendo mediando me interessou pelos ponto sombrio.. adoro!

bjs e um ótimo final de semana
Nana - Obsession Valley

(Ava) Amanda V. Almeida disse...

Oi Vanessa, tudo bem?
e chato quando o livro está com um bom ritmo e de repente esfria. Gostei de mais do primeiro livro do Zafón que li, também foi Marina, mas acho que quando ler este, vou com menos cede ao pote.
Abraços,
Amanda Almeida
Você é o que lê

Anna Gabby disse...

Oie! Nunca li nada do Zafón, mas essa história por ser um infanto juvenil com um toque sombrio chama muito minha atenção. Pena esses pontos negativos, mas ainda tenho esperança.
Letras & Versos

Angela Graziela disse...

Não conhecia esse livro, mas gostei bastante da resenha
Me parece ser um livro bem interessante
Já estou seguindo ;)

Beijos
http://pocketlibro.blogspot.com.br

Caline disse...

Oi Vanessa

Os livros dos Zafón são sempre muito elogiados. Alguns são muito outros nem tanto, mas os elogios são sempre em grande quantidade.
Tenho muita vontade de ler qualquer um deles, mas nunca tive a chance. Depois de sua resenha penso que O Príncipe da Névoa não estará em primeiro lugar na minha escolha, apesar de não descartar a possibilidade.

Beijos
mundo-de-papel1.blogspot.com.br

Sil disse...

Também comecei por Marina, mas depois parti para A sombra do vento que foi tão maravilhosos quanto. Eu tenho esse livro mas ainda não li ele. Espero não me decepcionar, pois quando eu vejo livros do autor a minha expectativa já vai lá em cima.

Blog Prefácio

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Vanessa! Já li O Príncipe da Névoa e O Palácio da Meia-Noite e curti bastante. Estou ansiosa para ler As Luzes de Setembro! Beijo!


www.newsnessa.com

Cida disse...

Oi Vanessa! Eu também li Marina primeiro, e achei sensacional, este aqui também é muito bom, mas não tanto como o outro, mas mesmo assim admiro o trabalho do autor, sempre me transporta para dentro de seus livros, sua narrativa é rica em detalhes e muito bonita.

Bjos!! Cida
Moonlight Books

Helana Ohara disse...

Sou suspeita em falar de Zafón, sou uma grande fã das histórias sombrias e boêmias dele.. Minha paixão é A Sombra do Vento!
Li recentemente O Principe da Névoa e gostei muito.

Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

 
Layout de Giovana Joris