Viva para Contar - Lisa Gardner.

Título: Viva para Contar.
Original: Live to Tell.
Autora: Lisa Gardner.
Editora: Novo Conceito.
Nota: 4/5.

Em uma noite quente de verão, em um bairro de classe média de Boston, um crime inimaginável foi cometido: quatro membros da mesma família foram brutalmente assassinados. O pai — e possível suspeito — agora está internado na UTI de um hospital, entre a vida e a morte. Seria um caso de assassinato seguido por tentativa de suicídio? Ou algo pior? D. D. Warren, investigadora veterana do departamento de polícia, tem certeza de uma coisa: há mais elementos neste caso do que indica o exame preliminar. Danielle Burton é uma sobrevivente, uma enfermeira dedicada cujo propósito na vida é ajudar crianças internadas na ala psiquiátrica de um hospital. Mas ela ainda é assombrada por uma tragédia familiar que destruiu sua vida no passado. Quase 25 anos depois do ocorrido, quando D. D. Warren e seu parceiro aparecem no hospital, Danielle imediatamente percebe: vai acontecer tudo de novo. Victoria Oliver, uma dedicada mãe de família, tem dificuldades para lembrar exatamente o que é ter uma vida normal. Mas fará qualquer coisa para garantir que seu filho consiga ter uma infância tranquila. Ela o amará, independentemente do que aconteça. Irá protegê-lo e lhe dar carinho. Mesmo que a ameaça venha de dentro da sua própria casa. Na obra de suspense mais emocionante de Lisa Gardner, autora best-seller do The New York Times, a vida dessa três mulheres se desdobra e se conecta de maneiras inesperadas. Pecados do passado são revelados e segredos assustadores mostram a força que os laços de família podem ter. Às vezes, os crimes mais devastadores são aqueles que acontecem mais perto de nós. (SKOOB)

Comecei a ler este livro para ‘escapar’ de outra leitura e não poderia ter escolhido um livro melhor. Que livro empolgante, misterioso e realmente me prendeu até a última página. Tem mais de 400 páginas, mas li em menos de dois dias. Adorei, de verdade. Vamos à resenha.

O livro conta sobre a detetive D.D. Warren, uma mulher que estava jantando num encontro quando recebeu o chamado de sua equipe sobre um assassinato de uma família inteira. O principal suspeito? O pai. Mas esse caso tem mais a contar do que aparenta. Ainda tem Danielle Burton, uma moça que trabalha na área de psiquiatria infantil de um hospital e foi a única sobrevivente da tragédia que se abateu sobre sua família. Seu pai matou todos na casa, menos ela, e isso a assombra até hoje, 25 anos depois. A terceira é Victoria Oliver, uma dedicada mulher que não consegue se livrar da ameaça em sua própria casa. Como a vida dessas três mulheres se liga? Ai só lendo, não posso fazer todo o trabalho por vocês (?).

Eu já tinha visto bons comentários sobre esse livro, mas sempre que olhava o tanto de páginas, assumo que me desanimava. Agora só me arrependo por não ter lido antes e deixado a preguiça de lado. O livro tem uma trama boa e não te deixa largá-lo até desvendar o mistério. Aborda um tema que não se vê todo dia na literatura, não ultimamente eu creio, que é sobre crianças psicóticas. Gostei muito disso, acho que a autora sobre usar esse tema em diferentes cenários e isso deixou o livro ainda melhor. As partes da detetive são narradas em terceira pessoa e as da Danielle e Victoria em primeira. O modo como as histórias se entrelaçam no final foi surpreendente. Ok, assumo que o final e toda a revelação poderia ter sido melhor ao meu ver, mas pelo menos foi empolgante. Esse foi o único pequeno defeito que eu encontrei no livro e custou uma estrelinha a classificação final, sou exigente para livros policiais já que os últimos que eu li deixaram a desejar.

Os casos são todos cheios de sangue e violência, então se você tem estômago fraco já está avisado, eu acho. Achei todos bem desenvolvidos e fiquei realmente com medo. A frase na capa ‘às vezes, os crimes mais devastadores são aqueles que acontecem mais perto de nós’ ficou na minha cabeça e então percebi o que me intrigava: a frase ‘às vezes’. Os crimes que acontecem perto de nós sempre serão os mais devastadores, já que sempre vai envolver pessoas que conhecemos ou julgávamos conhecer. O quão bem conhecemos as pessoas? Nunca vamos saber a resposta para essa pergunta. Todo mundo mente.

As personagens foram ótimas, duvidei de todas em todos os momentos possíveis. A detetive D.D. Warren não me agradou tanto, algo na personalidade dela me irritou profundamente e não consigo descobrir exatamente o que. Ela é uma boa detetive, apesar disso, sempre olhando para todas as possíveis pistas e indo atrás delas. É um pouco fria às vezes, mas disso eu gostei. A Danielle me confundiu do começo ao fim, não sabia o que achar dela, sempre que tinha certeza de seu caráter, a personagem dizia alguma coisa que me fazia mudar de ideia. Entretanto admiro a força dela para seguir em frente depois de tudo o que aconteceu com a sua família, mesmo que isso ainda a assombre, ela continuou com a vida. A Victoria me deu raiva, sempre queria a chacoalhar e dizer que ela deveria procurar ajuda e que o amor, por mais bonito que seja, não pode curar outras coisas. Mas em outras tinha pena dela e entendia o seu lado, por mais doentio e autodestrutivo que fosse. Tem mais personagens, mas só falarei das principais para não soltar spoilers e arruinar a sua leitura.


Resumindo: leia! Se você gostar de livros policiais, leia pra ontem. Super recomendo e me arrependo por não ter lido antes. Ótima leitura. A Novo Conceito publicou mais três livros da autora que tem como investigadora a D.D. (Esconda-se e Sangue na Neve) e não vejo a hora de poder ler eles também. É isso por hoje, fim.

8 comentários:

thaila oliveira disse...

Lisa é uma diva do suspense! quando ela escreve a gente incorpora a história e juntos tentamos desvendar os mistérios que cercam essa história
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

Beatriz Nathaly disse...

Eu li um ou dois livros da série e gostei bastante, mesmo não sendo meu tipo de leitura preferido. Quando li, também me perguntei porque não tinha lido antes, pois é uma ótima leitura!

Beijinhos!

Bia, Blog Escrevendo Mundos

Cida disse...

Li Esconda-se da autora, que tem a mesma detetive como protagonista, e adorei, dizem que este é ainda melhor e muito perturbador, espero gostar tanto quanto você.

Bjos!!
Cida
Moonlight Books

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Vanessa! Já li Viva para Contar e curti bastante. Também fiquei com medo daquelas crianças psicóticas. Beijo!

www.newsnessa.com

Sil disse...

Eu amei esse livro. As paginas passam e a gente nem nota de tão boa é a história. Eu li ele em dois dias pois não conseguia largar.

Blog Prefácio

Amiga da Leitora disse...

Tbm estava adiando essa leitura por preguiça, mas agora fiquei super curiosa. Tbm estou tentando me afastar de leituras anteriores, e só um novo bom livro para supera-los.

xoxo
http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

Janna disse...

Oi Van,
Gostei muito da resenha, tenho curiosidade de ler os livros da autora...esse lance de crianças psicóticas deve ser bem sinistro.

Beijos!!!
@jannagranado
http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

Dany disse...

Eu fiquei viciada no livro quando comecei a ler, não em como desgrudar dele até chegar ao final.
Gostei da resenha, beijos.

 
Layout de Giovana Joris