O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald.

Título: O Grande Gatsby.
Original: The Great Gatsby.
Autor: F. Scott Fitzgerald.
Editora: BestBolso.
Nota: 4/5.

Obra-prima de Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby é o romance americano definitivo sobre os anos prósperos e loucos que sucederam a Primeira Guerra Mundial. O texto de Fitzgerald é original e grandioso ao narrar a história de amor de Jay Gatsby e Daisy. Ela, uma bela jovem de Lousville e ele, um oficial da marinha no início de carreira. Apesar da grande paixão, Daisy se casa com o insensível, mas extremamente rico, Tom Buchanan. Com o fim da guerra, Gatsby se dedica cegamente a enriquecer para reconquistar Daisy. Já milionário, ele compra uma mansão vizinha à de sua amada em Long Island, promove grandes festas e aguarda, certo de que ela vai aparecer. A história é contada por um espectador que não participa propriamente do que acontece - Nick Carraway. Nick aluga uma casinha modesta ao lado da mansão do Gatsby, observa e expõe os fatos sem compreender bem aquele mundo de extravagância, riqueza e tragédia iminente. (SKOOB)

Eu não costumo ler muitos livros clássicos apesar de gostar deles e, assumo, que se não fosse pelo interesse da minha irmã de ler esse livro, eu provavelmente não o teria comprado. Triste história, eu sei (?). Enfim, o lance é que eu comprei e só recentemente li esse clássico. Resultado: me surpreendeu, de verdade. Nada sabia dessa trama e a achei incrível.

O Grande Gatsby fala sobre um cara chamado Gatbsy, juro. O narrador da história é Nick, um rapaz que se muda para uma casa ao lado do cara. Gatbsy é um festeiro. Sua casa está sempre cheia de pessoas e têm festa todos os dias. Mas ele é raramente visto aproveitando toda essa felicidade. Eis que então um dia Nick descobre o por que... e eu não vou falar mais que isso, eu acho que tudo é spoiler, nada digno, desculpe (?).

Eu não sabia nada sobre esse livro. Sério, só assisti ao trailer do filme e ele nem é tão revelador. Então, quando comecei a ler nada sabia e isso foi saudável (?). O livro é narrado em terceira pessoa e não, não é o Gatbsy quem narra. A trama me surpreendeu, mesmo que eu já estivesse esperando por algo do tipo (??) já que alguns clássicos são assim (?) nem eu entendi essa frase, mas tudo bem. O que mais gostei foi que a trama pode ser encaixada nos dias de hoje, apesar de já ter sido escrita há algum tempo. O que prova, pelo menos para mim, que o mundo/pessoas dificilmente muda para melhor, só pioram mesmo. Mostra o quanto a maioria das pessoas só liga para coisas materiais e são amigas apenas quando tudo está um mar de rosas; poucos são os que ficam com você nos tempos ruins. 

Então, tudo isso que foi mostrado no livro e o quanto as pessoas (algumas) são horríveis, me impressionou por ter segmento nos dias de hoje e fez esta leitura já entrar para o top dos melhores do ano. E sim, eu sei que o ano ainda está no começo, mas já sinto que ele estará na retrospectiva de final de ano, podem fazer suas apostas.

A única coisa que eu não gostei foi o final, sei lá, esperava algo mais TCHAM. Acho que exijo demais dos livros, triste história da minha vida literária (THMVL, abreviando essa última frase). E, também, queria que tivesse mais páginas. Logo que estava toda enturmada com a trama, ela acaba. Normal, acontece com os melhores livros (?).

Tirando esses pequenos detalhes citados no parágrafo acima, nada conseguiu abalar minha leitura. Nem mesmo o vendaval e o apagão que aconteceu quando eu estava lendo (?). Leitura rápida, li em um final de semana, um dia e meio para ser mais exata. Orgulho de mim (?).

As personagens foram bem escritas. O narrador é Nick, um cara simples que se muda para a casa ao lado de Gatsby. Tinha minhas dúvidas sobre ele no começo, mas depois acabei gostando dessa personalidade estranha e sem muitas expressões diretas de sentimento dele. Nick se vê amigo de Gatsby e passa a frequentar sua casa, mas ele se mantém longe das tentações e riquezas desse círculo social privilegiado. Ele tem uma prima, Daisy, que mora com seu marido, Tom, próximo dali. Fiquei com dó da Daisy no começo, já que nos é revelado logo de início que Tom tem uma amante e ela sabe disso. Porém, logo fui criando uma aversão a ela e pronto, a odiei. Simples assim. Fútil, não acho outra palavra que possa descrevê-la. Tom é um machista e racista. Tudo nele é simplesmente odiável, principalmente as ações deles com sua mulher e amante. Insuportável e adjetivos ruins para descrevê-lo. Ainda tem Jordan, a amiga de Daisy pela qual Nick logo tem uma quedinha. Ela não é tão ruim quanto os outros parecem ser, mas mesmo assim algo não me incomodou na pobre mulher.

E tem o Sr. Gatsby, é claro, a incógnita que dá nome a esse livro. Nada se sabe dele no começo, apenas que dá grandes festas, e vamos descobrindo mais ao passar da trama. Achava que ele iria ser arrogante e se acharia o top dos tops, mas acabei me enganando. Ele é uma pessoa sozinha a procura do que todos nós buscamos: amor.


Resumindo: recomendo, é claro. Não consegui fazer essa resenha ser boa e séria o suficiente acho que nunca fiz uma resenha série, THMVL para ficar a altura desse livro, mas tentei. É isso por hoje, fim.

3 comentários:

Paola Severo disse...

Estou morrendo de curiosidade de ler, está na pilha de leituras já. Gostei da sua resenha, e já tinha ouvido falar que o final pode ser um pouco decepcionante, então vou tentar não criar muitas expectativas!

Beijos, Paola
uma-leitora.blogspot.com

Raquel Machado disse...

Oi flor,
Sabe que quando vi esse filme no cinema não me chamou tanta atenção assim mas depois de falar com alguns amigos comecei a considerar a obra. Com sua resenha posso dizer que fiquei instigada com toda a trama. Com certeza se puder darei uma chance ao livro.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com/

Janna disse...

Oi Van, ok o livro não é engraçado, mas você torna sua resenha engraçada, me divirto com suas divagações no decorrer da resenha rsrs. THMVL foi demais rsrs.
Uma vez lembro que li uma resenha desse livro e a pessoa não tinha gostado e por se tratar de um clássico eu nem me animei a ler, vai que começo e empaco na leitura, mas agora vendo que você achou o livro bom e apenas o final não te agradou, eu posso voltar a pensar em ler esse livro.
Parabéns pela resenha, você tem um jeito único de retratar a sua opinião, fazendo a resenha ficar super divertida e gostosa de ler.

Beijos!!!

@jannagranado
http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

 
Layout de Giovana Joris