Em Chamas - Suzanne Collins.

Título: Em Chamas.
Original: Cathing Fire.
Autora: Suzanne Collins.
Editora:Rocco.
Nota: 4/5.

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente. (SKOOB)

Raiva. Essa foi a minha sensação após terminar de ler esse livro. Muita raiva, eu até arrisco dizer. Mais isso não fez com que o livro deixasse de ser sensacional – apesar de toda essa raiva sem limites.

Pare ai leitor! Cheque antes se você já leu o primeiro livro da trilogia, Jogos Vorazes, pois essa resenha contém spoilers. Se optar por ler, o caminho a seguir é recheado de cenas que podem estragar sua leitura. É isso (?).

Ganhar os Jogos Vorazes não foi o suficiente para que a vida de Katniss e Peeta voltasse ao normal. Na verdade só piorou. O Presidente Snow está de olho em cada movimento deles após o episódio final dos Jogos no qual Katniss acabou por desafiar a preciosa Capital mesmo sem ter intenções de fazer isso. Eles têm que fazer a Turnê dos Vitoriosos e tentar não fazer as pessoas botarem mais lenha na fogueira que eles mesmos ajudaram a acender. Tudo isso com o Snow de olho para mantê-los na linha, mesmo que isso signifique jogá-los de novo naquela arena maligna.

UAU! É isso que eu pensei desse livro depois que meu sentimento de raiva passou. Não tinha curtido tanto o primeiro livro, mas essa continuação é de tirar o fôlego. A narração é em primeira pessoa, feita pela Katniss e ainda bem que ela não é uma protagonista chata, senão seria insuportável ler essa trilogia. A trama é super envolvente. Nesse segundo livro podemos ver mais sobre a Capital e o Presidente Snow, esclarecendo do que eles realmente são capazes de fazer. As pessoas da Capital me deixaram muito nervosa e mais uma vez pude perceber a clara crítica que a autora faz a nossa sociedade de verdade. Quem tem esbanja e não dá a mínima para quem não tem nada. Então, quando eles passaram pela Capital na Turnê, fiquei enojada com todos eles.

Gostei de tudo que aconteceu, principalmente das pessoas finalmente acordando para a realidade. O que me deixou com mais raiva foi o final. Acho que fiquei com raiva porque a Katniss estava com raiva, não sei, só sei que ao terminar a leitura esse sentimento tomou conta de mim. Apesar disso, achei o final bem pensado e estou me preparando para a leitura do último livro. Pode demorar um tempo ainda, eu nunca consigo me recuperar rapidamente (?).

A única coisa que me incomodou no livro foi todo o lance dos Jogos do Massacre Quartenário. Esse deveria ser o ponto forte do livro, mas eu sempre fico pensando que poderia ser melhor, apesar deste ter sido melhor do que os Jogos que aconteceu no primeiro livro. Mas enfim, não consigo ver a graça nisso (e não tem, mas vocês me entenderam), só para mostrar aos pobres moradores do poder que a Capital exerce sobre eles, como se eles já não soubessem.

Personagem que me surpreendeu nesse livro: Peeta. Ainda não gosto dele, mas o garoto se mostrou bem mais amadurecido e sempre apostos para dizer a coisa certa, principalmente para consertar as bobeiras da Katniss. Sério, merece meus elogios pela evolução dele. A Katniss está mais ‘emotiva’ nesse livro, se importando mais com as pessoas e como suas ações podem afetá-las drasticamente. Ela é corajosa, esperta e não tem mais paciência com a Capital, gosto dela. Fiquei com tanta pena dela quando foi anunciado o que teria de novo nos Jogos do Massacre Quaternário daquela vez. Sério.

Tem o Finnick, um garoto sedutor e em quem Katniss não sabe se realmente pode confiar. Gostei dele, mas só, não achei nada de tão espetacular. Gale aparece pouco e continua como sempre (?). Falando nele, foi legal ver a Katniss pensando nos seus sentimentos sobre ele e também sobre Peeta. Gosto dos dois juntos, apesar de achar que a Katniss deveria terminar sozinha (?) e saber que isso não vai acontecer já que todos os casais que eu gosto nunca ficam juntos no final. Haymitch (quem eu carinhosamente chamo de Hobbit) está insuportável, não quero falar sobre ele. E por último, mas não menos importante, tem o Presidente Snow. Ele me dá medo! Sério, principalmente quando a Katniss fala que ele tem cheiro de rosas e sangue ele deve ter gengivite, na certa (?). Achei digno um ‘vilão’ como ele, gostei.


Resumindo: eu super recomendo! O primeiro livro foi meio parado em minha opinião, mas esse segundo melhorou e creio que o terceiro deve estar ainda melhor. É isso galera, nada mais a declarar, fim.

2 comentários:

Leitora Online disse...

Ah, o melhor livro da triologia! Sem dúvidas (:

Beijos,
Leitora Online

Janna disse...

Oi Van, gostei da sua resenha, mas discordo quando diz que o primeiro livro foi parado, eu adorei o primeiro livro e mais ainda o segundo e o que achei parado foi o terceiro livro, leia logo para eu ler sua opinião sobre ele.

Beijos!!!

@jannagranado
http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

 
Layout de Giovana Joris