A Casa de Hades (Os Heróis do Olimpo #4) - Rick Riordan.

Título: A Casa de Hades.
Original: The House of Hades.
Autor: Rick Riordan.
Serie: Os Heróis do Olimpo, #4.
Editora: Intrínseca.
Nota: 4/5.

A tripulação do Argo II enfrenta dias difíceis. Inimigos espreitam no caminho para a Casa de Hades e o moral da equipe está baixo após a perda de dois integrantes importantes em Roma. Para chegar às Portas da Morte e tentar impedir o despertar de Gaia, nossos heróis Hazel, Jason, Piper, Frank e Leo vão precisar fazer alianças perigosas, encarar deuses instáveis e combater os asseclas enviados pela sanguinária Mãe Terra para detê-los. A situação é ainda pior para Percy e Annabeth. Após caírem no Tártaro, os dois passam fome, sede e sofre com diversos ferimentos enquanto são caçados por vários inimigos que derrotaram ao longo dos anos e que agora surgem das sombras em busca de vingança. A única esperança da dupla de voltar para o plano mortal reside em encontrar as Portas da Morte e fechá-las de uma vez por todas. No entanto, uma legião de monstros fiéis a Gaia defende as Portas, e nem Percy nem Annabeth estão em condições de enfrentá-la. (SKOOB)

Eu nunca sei o que esperar dos livros do Riordan, eles sempre me surpreendem de alguma forma. Ou então eu sou péssima em adivinhar as coisas, pode ser isso também, nunca se sabe (?). Enfim, esse livro foi dos ‘excluídos’, aqueles pobres personagens que a gente acha ser só coadjuvante, sabe? Então, eles botaram pra quebrar e sambaram na cara dos protagonistas. Vamos à resenha.

Esta resenha contém spoilers dos livros anteriores, portanto leia por sua própria conta e risco.

O livro começa com os que restaram, Jason, Piper, Hazel, Nico, Frank e Leo, tentando seguir seu caminho até a Casa de Hades. Percy e Annabeth estão tentando sobreviver lá no Tártaro, onde acidentalmente (?) caíram ainda no outro livro. Muitas aventuras e confusões aguardam pela frente. É isso, acho que qualquer outra coisa seria spoiler.

Este livro foi uma leitura muito boa, porém acho que foi o mais fraquinho da série até agora. Continua sendo narrado em terceira pessoa, mas cada capítulo mostra mais a versão de um personagem. Neste livro tem capítulos para todos os personagens, diferente dos outros nos quais sempre algum ficava de fora. Tem muita ação e confusão, é claro, já que os deuses rivais e outras criaturas sempre entram em seu caminho para tentar detê-los. Apesar de ter gostado muito do livro em geral, achei que foi um pouco enrolado demais. Eu entendo que seja o penúltimo livro da série e precisa enrolar um pouco para que tudo aconteça apenas no final e blábláblá, mas mesmo assim, achei que poderia ter sido bem menos enrolado tirando algumas partes que não fariam falta a série.

O final foi um tanto normal, o que me incomodou. Queria algo mais traumático para que eu ficasse ansiosa para o próximo livro. Não me entendam mal, eu estou ansiosa para o último livro, mas ta na cara que tudo vai ficar bem e fim. Todos os livros são assim, não é? Enfim, isso foi o que me desagradou no livro, o resto foi interessante.

Gostei muito do destaque aos personagens mais ‘excluídos’. Hazel, Frank e Piper, eles são os excluídos pra mim e arrasaram nesse livro. Fico feliz por eles, apesar de Hazel ser a única que eu gosto de verdade. O Frank me surpreendeu, eu já estava achando que ele seria inútil e que morreria quando alguém botasse fogo naquele graveto. Porém ele se mostrou um verdadeiro filho de Marte (ou Ares, como é a forma grega) e arrasou nas artes da guerra. Ele que salvou os outros em várias partes do livro. Alguém tinha que salvar já que o semideus principal deles estava lá no Tártaro com a namorada. Piper não precisou de armas de ponto para enfrentar o desafio proposto a ela, só foi preciso de um pouco de amor, e convenhamos que as vezes o amor é a melhor arma (?) – no caso dela foi, sortuda. A Hazel também tinha um desafio proposto por uma deusa e se concentrou nisso no livro todo. Gostei de ver. A única coisa que eu não gosto é do namoro dela com o Frank, eles não formam um casal legal ao meu ver, mas nada posso fazer. Enfim, esses três foram o destaque desse livro e isso me agradou, é fácil para os outros semideuses principais serem sempre os heróis da vez, mas para os pobres excluídos é difícil (?).

Percy está lá no Tártaro junto com Annabeth, por isso não está podendo ajudar seus outros amigos. Eles são fofos juntos, preciso admitir, e se saíram razoavelmente bem ao caírem lá no poço. Claro que estando junto com Annabeth e seus bons planos para sobrevivência também ajudam. Apesar de tudo, eles não se destacaram muito, tudo que eles conseguiram foi com a ajuda de outras pessoas, digo, criaturas. Semideus que é semideus tem que ter contatos até lá no Tártaro, faz o favor (?). Jason ficou um tanto apagado nesse livro, o que eu não achei ruim já que não caio de amores por ele, na verdade já me cansei dele. Ele não é um bom líder, ficou na cara isso. O Frank é muito melhor que ele, falo mesmo. Enfim, ele teve alguns momentos na série e se tornou um pouco mais compreensivo com Nico, o sombrio filho de Hades. Falando no Nico, ele me surpreendeu nesse livro, não estava esperando aquela revelação dele. Eu nunca iria pensar nisso, sério. Nico foi o único que não teve um capítulo só pra ele, pois é muito mais excluído que os outros (?).

Leo é muito amor, eu simplesmente adoro ele, mas não consegui suportar as partes dele nesse livro. Pobre coitado, sinto que ele é o único que fica ‘sobrando’ ali no navio e tenho medo do futuro dele, mas espero que dê tudo certo, vou orar para os deuses do Olimpo.


Resumindo: muito bacana esse livro, porém enrolado demais. Fico então a espera do último livro para saber o que eles vão fazer para deter Gaia e os seguidores dela. É só isso por hoje, nada tenho a dizer mais. Creio que esta seja a última resenha antes do Natal, então como não sei se postarei alguma outra coisa, aqui deixo meus votos de um Feliz Natal para todos, que ganhem muitos presentes e que estejam felizes com seus familiares/amigos nesta data feliz. É isso, fim.

15 comentários:

Clara disse...

Eu amo Percy Jackson, amo o Rick Riordan, mas sinto que os livros de Os Heróis do Olimpo estão meio forçados, como se fosse só pra fazer mais uma série :/ Talvez porque eu esteja grande, não tenha mais a idade de quando li Percy Jackson, mas acho que HDO tá meio fragmentado. De qualquer forma, vou ler, porque fã é fã! Haha

Clara
@mmundodetinta
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

Just Listen disse...

Não li a resenha com medo de pegar algum spoiler!! Mas ainda vou ler o livro..

Beijos, Juliana.
http://bloggirlpop.blogspot.com.br/

Ariane Gisele Reis disse...

Oie Van =)

Acho que nunca vou conseguir ler todos os livros do tio Rick =/

Ainda não terminei de ler a primeira saga, então vou demorar um pouco para começar rs..., mas estou morrendo de vontade de ler viu.

Ótima resenha linda!

Beijos;***

Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary


Rachel Lima disse...

É, ness, não li porque parei em O Herói Perdido. Mas não tem como não gostar dos livros do Tio Rick, são tãao amazing. ♥

Anónimo disse...

Estou ansiosa. Não aguento mais aguardar por este livro e quero muito ler e saber o que vai acontecer.
Acho que as coisas podem parecer não ter muita importância em algum momento, mas acredito que o tio Rick sempre escreva com alguma finalidade...
Enfim, veremos apenas no final.
Beijos.

Sofia disse...

Oi, Vanessa! Simplesmente me identifiquei total com sua resenha, em cada ponto, vírgula e parágrafo.
Eu adoro o tio Rick, Percy Jackson e tals, mas sinto essa nova série dele forçada demais. É bom e tals, mas não me passa a mesma coisa da primeira.
Sobre A Casa de Hades, também senti falta de um final mais TCHAN, mais impactante e tudo mais.
Ahhh, eu nunca gostei do Jason, ele não desce e super me irrita os comentários bajuladores da Piper em relação a ele.
O romance entre Frank e Hazel não desce para mim, meio sei nexo.

Enfim, poderia reescrever sua resenha aqui todinha, haha

Beijão!

Karine Marinho disse...

Eu fiquei com medo de ler a resenha e comer spoilers. KKK Ainda não li o A Marca de Atena, é uma das minhas metas para as férias, mas no ritmo que eu estou vai demooooraar para sair essa leitura. hehe
Beijos,K.
Girl Spoiled

lilian alipio disse...

preciso terminar percy jackson e ainda para começar ler esses tbm
http://blogradioactive.blogspot.com.br

Leitora Online disse...

Olá, tudo bem?
Acredita que nunca li nada do Rick Riordan? Sempre tive muita curiosidade pelos comentários lindos sobre ele, mas nunca peguei pra ler!
Acho que vou mudar isso (:

Ótima resenha!

Beijos,
Leitora Online

Sora Seishin disse...

Oi Vanessa!
Só eu não li os livros do Rick Riordan?! O único que li foi A Pirâmide Vermelha, que nem curti tanto assim... Mas queria ler os da série Percy Jackson.

Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Cida disse...

Eu ainda não li esta série, mas pela mitologia que possui, com certeza vou adorar.
Bjos!!
Cida
Moonlight Books

Bianca Sampaio disse...

Oi, Vanessa!
Como estou atrasada nessa série :/ Só li o primeiro livro e preciso ler o restante!

Feliz Natal!
Beijos,
Bia Sampaio - http://www.epilogosefinais.com/

Angela Graziela disse...

Ainda estou na primeira série do Percy
Mas pretendo ler as demais

~* Boas festas ;)
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com

Amiga da Leitora disse...

Eu ainda não li nenhum livro dessa série, mas vontade é o que não me falta!

xoxo
http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

Ju disse...

Gosto muito dos livros do Rick, porém ainda não tive oportunidade de ler essa série. D:

resenhandopaixoes.blogspot.com

 
Layout de Giovana Joris