A Marca de Atena - Rick Riordan.

Título: A Marca de Atena.
Original: The Mark of Athena.
Autor: Rick Riordan.
Série: 3º livro de Os Heróis do Olimpo.
Editora: Intrínseca.
Nota: 5/5.

Annabeth está apavorada. Justo quando ela está prestes a reencontrar Percy - após seis meses afastados por culpa de Hera -, o Acampamento Júpiter parece estar se preparando para o combate. A bordo do Argo II com os amigos Jason, Piper e Leo, ela não pode culpar os semideuses romanos por pensarem que o navio é uma arma de guerra grega: afinal, com um dragão de bronze fumegante como figura de proa, a fantástica criação de Leo não parece mesmo nada amigável. Annabeth só pode torcer para que os romanos vejam seu pretor Jason na embarcação e compreendam que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão ali em missão de paz. Os problemas de Annabeth não param por aí - ela carrega no bolso um presente da mãe, que veio acompanhado de uma ordem intimidadora: Siga a Marca de Atena. Vingue-me. A guerreira já carrega nas costas o peso da profecia que mandará sete semideuses em busca das Portas da Morte. O que mais Atena poderia querer dela? O maior medo de Annabeth, no entanto, é que Percy tenha mudado. E se ele já estiver habituado demais aos costumes romanos? Será que ainda precisará dos velhos amigos? Como filha da deusa da guerra e da sabedoria, Annabeth sabe que nasceu para liderar; no entanto, também sabe que nunca mais vai querer viver sem o Cabeça de Alga. (SKOOB)

Eu estava completamente louca por esse livro. Depois que terminei O Filho de Netuno, queria ler este terceiro livro imediatamente. Ok, talvez todas as expectativas que eu tinha para A Marca de Atena não foram alcançadas e talz, fiquei um pouco chateada, mas o final... ain, vamos a resenha.

ATENÇÃO: Esta resenha pode ter alguns spoilers dos dois primeiros livros da série, portanto, leia por sua própria conta e risco. Quem avisa, amigo é (?).

Bom, no final do segundo livro, o Argo II estava se aproximando do Acampamento Júpiter com quatro semideuses a bordo, Annabeth, Leo, Piper e Jason. Mas gregos e romanos nunca se deram bem, então não é de se estranhar que rolou um bafão e eles entraram em uma guerra. Pois é, como se os nossos queridos heróis já não tivesse coisas suficientes para enfrentar. Annabeth teve uma conversa séria com sua mãe e ela lhe pediu para achar a tal Marca de Atena e vingá-la. Piper anda vendo coisas sinistras na sua adaga. E Léo se pergunta quem é esse tal Sammy que Frank e Hazel acham parecido com ele. Muitas aventuras, muitos raios, tempestades e água (?). É isso, leia e você saberá do que eu estou falando.

Como eu já mencionei ali em cima, o livro não alcançou todas as minhas expectativas. Eu fiquei bem chateada em relação ao lance do Sammy e Hazel, sabe? Pensei que teria algum destaque maior, estava super esperando por isso e... não foi tudo isso. Achei que o livro foi um pouco arrastado no meio, parecia que eles estavam rodando em círculos e nunca chegava em lugar nenhum. Mas depois fiquei tudo maravilhoso e tive que classificar com cinco estrelinhas. Bom, vamos começar do começo, eu sou muito afobada e já começo a falar das coisas que eu não gostei muito.

O livro é narrado por quatro semideuses dessa vez, Annabeth, Percy, Piper e Léo. Não é exatamente narrado por eles, já que o livro é em terceira pessoa, mas os capítulos tem mais destaque para aquele cujo nome está lá (?). Tem muita ação, como sempre. Os nossos heróis não tem muito tempo para diversão, já que sempre que estão de boa algum monstro aparece para acabar com a farra. Porém, nesse livro teve mais momentos românticos entre nossos casais. Annabeth e Percy eram dois pombinhos apaixonados. Eu assumo que não gosto muito deles juntos, não acho um bom casal, mas eles estão fofos juntos. Piper e Jason não eram tããão assim, mas eles tiveram seus momentos casal (?) também. Acho bacana ter também um pouco de romance, desde que não atrapalhe as cenas de cabeças rolando, é claro.

Teve bastante detalhes da mitologia romana, já que eles estão indo para Roma e talz, porém a grega não deixou de aparecer. Apesar de as duas serem basicamente a mesma coisa, os romanos são mais tensos do que os gregos, que na minha opinião são mais inteligentes. Ou talvez eu apenas goste mais dos gregos, vai saber, sou sempre suspeita para comentar essas coisas.

Os momentos de ação foram bem interessantes. Os monstros estão ficando cada vez mais fortes e estranhos já que Gaia está ficando forte. Poucos deuses apareceram, mas o Sr. D ou Lorde Baco já que estava em sua forma romana, reinou geral. Achei muito bacana ele gostar de Coca Diet na sua forma grega e de Pepsi na romana. Apesar de estar um pouco sem graça nesse livro (diferente do Sr. D que é mais que demais na minha opinião), não deixou de ser o melhor. E, claro, o final. Eu não estava esperando mais nada de tããão espetacular no livro, pensei que ia simplesmente acabar tudo bem e pronto, vamos para o próximo livro. Só que o Rick tinha uma carta na manga e... meu coração doeu, sério. Como ele pode acabar desse jeito? E se... ain, não sei se devo ter mais esperanças depois de saber sobre as Portas da Morte e talz. Só nos resta torcer e esperar pelo próximo livro.

Percy é meu favorito, sabem disso, né? Então eu adorava as partes que ele narrava. Ele ainda faz as coisas erradas, se culpa por isso e tenta salvar seus amigos a qualquer custo, apesar de uma certa deusa já ter dito que isso não era bem uma qualidade. Ele e Jason meio que tem uma briga e ao mesmo tempo não tem (?). Os dois são filhos de deuses poderosos, então um sempre fica com um pouco de ciúmes quando o outro salva o dia. Minha opinião? Desculpa ai Jason, mas o Percy ainda é o melhor, beijos. Annabeth foi uma surpresa para mim. Assumo que não vou muito com a cara dela, acho ela um tanto exibida a sabichona, sério. Porém, nas partes em que ela precisou atuar sozinha, a garota deu um show. Mostrou que a inteligência pode ser a maior arma que uma pessoa pode ter, não precisa de grandes poderes mágicos (?). Gostei, ganhou meu respeito apesar de ainda não ir com a cara dela.

Piper está muito chata. Não lembro da minha opinião sobre ele no primeiro livro, mas neste ela está muito mimimi. Sei lá, não gostei, espero que ela esteja mais legal no próximo livro. Hazel não teve o destaque merecido. Ela é muito boa, super poderosa e talz, só que foram poucos os momentos em que ela teve algum destaque. Espero que no próximo ela volte com força total. E o Léo, por favor Rick faça um livro no qual ele seja o principal e fale muito sobre o Mundo do Léo. Sério, ele é muito bom, talvez o melhor dos coadjuvantes (?). Tomara que ele 'narre' no próximo livro, senão vai ser muito sem graça, ele é o mais engraçado de todos.

" - Lorde Baco, lembra-se de mim? Eu o ajudei com o leopardo desaparecido em Sonoma
Baco coçou o queixo com a barba por fazer.
- Ah... sim. John Green?
- Não, Jason Grace." (Página 104)

Resumindo: LEIAM essa série imediatamente. Muito boa, sem mais comentários. Fico então a espera do próximo livro e torcendo para que tudo dê certo. É isso, fim.

4 comentários:

Maisa Gois disse...

Eu estou gostando desse livro, apesar de realmente no meio ele ser bem lento, achei ele o mais lento de todos, mas digamos que com tio Rick não importa se esta lento ou não, ele é incrivel de qualquer jeito! hahaha

Milena disse...

Ai. Meu. Deus. Me bate por favor? Acredita que eu só li o primeiro livro dessa série? :( Simplesmente porque ainda não encontrei/comprei os outros livros num preço mais legal e também pq minha mãe anda me proibindo de comprar mais livros, hehehe. Sério, tenho mais de 50 livros sem ler aqui em casa! UHAEUIOAEIO Não vejo a hora de voltar pra essa série :(

Beijos, Milena! :D
Livros na Cabeça

Ariane Gisele Reis disse...

Oie Van =D

Mas vc é mesmo TeamRickRiordan em fia XD

Eu só li dois livros do autor, mas confesso que ainda não me encantei com a escrita dele.

A Maldição do Titã me espera o/

Beijos linda e um ótima semana;***

Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary

Just Listen disse...

Eu ainda estou em PJ e não pretendo ler os heróis do olimpo enquanto não tiver terminado.. porque, soube que você pegou um spoiller lendo um livro antes de terminar PJ, não posso me arriscar..

Voltei com o blog o/
Beijos, Juliana.
http://bloggirlpop.blogspot.com.br/

 
Layout de Giovana Joris