Jogos Vorazes - Suzanne Collins.

Título: Jogos Vorazes.
Original: The Hunger Games.
Autora: Suzanne Collins.
Editora: Rocco.
Nota: 4/5.

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes? (SKOOB)


Eu comprei esse livro faz tanto tempo e só agora realmente tomei vergonha na cara e resolvi lê-lo. Agora não, eu li o ano passado, na verdade essas primeiras resenhas que estou postando ainda são de livros que eu li no finalzinho de 2012. Já vi ótimos comentários sobre ele, somente coisas boas e vários elogios. Não li muitas resenhas sobre JV para evitar criar muitas expectativas (e pegar algum spoiler) e acabei não criando mesmo, só queria ver o que eu iria achar do livro. Bom, eis aqui a minha opinião.

O livro é distópico, já sabem disso. A América do Norte chegou ao fim e deu início a uma nova nação. São doze distritos comandados pela Capital e todo ano um menino e uma menina, entre 12 a 18 anos, de cada um deles é escolhida para o famoso Jogos Vorazes – uma versão dos nossos reality shows só que bem mais sangrenta e divertida. É tudo transmitido ao vivo e todos assistem loucamente em suas casas. Enfim, no dia do sorteio dos tributos, o nome da irmã mais nova de Katniss é chamado. Ela então se oferece para o lugar da irmã, salvando-a assim dessa morte súbita. Katniss é do pobre Distrito 12 e sabe se virar em situações difíceis. O outro selecionado foi Peeta, o mosca-morta filho do padeiro. Se vencer, a garota terá fama e fortuna. Se perder, bom, morre. Até onde ela estará disposta a ir para ganhar os Jogos Vorazes? Sinopse enorme, credo.

Eu gostei do livro. Gostei mesmo. A narrativa é em primeira pessoa, feita pela Katniss. A história é dividida em três partes: “Os Tributos”, “Os Jogos” e “O Vitorioso”.  E em cada uma delas fala sobre... bom, os títulos já dispensam explicações. Achei diferente de todos os livros que eu já li. Também é a sociedade distópica mais louca que eu já vi e a achei muito interessante. Espero sinceramente que não nos tornemos assim no futuro. Tenho medo de livros distópicos com sociedades loucas. Mas enfim, adorei a Capital cheia dos truques durante os Jogos. Espero que apareça mais sobre eles e seus segredos sujos (que eu aposto que tem) nos próximos livros.

Interessante foi o Jogo em si também. É totalmente cruel e tudo mais, entretanto é uma ótima forma deles dizerem que tem o total controle sobre as pessoas dos Distritos. Digo novamente, o pessoal da Capital realmente me encantou. Preciso comprar ou emprestar logo os outros livros. Sinto que todo mundo já terminou essa trilogia, menos eu. É sempre assim.

Achei que faltou um pouco mais de ação e sangue na parte dos jogos. Digo, teve isso, só que poderia ter bem mais. Essa parte não foi o que eu esperava. Fiquei um pouco entediada, assumo. Teve muita narração na parte que a Katniss estava na Arena e muita coisa desnecessária. Queria ter visto mais sobre as outras mortes e queria que a Kat se envolvesse mais, porém ela é muito boazinha pro meu gosto e não teve muita ação e sangue da parte dela.

O final também foi ridículo. Sério, merecia uma coisa muito mais digna do que esse que ele teve. Não gostei, falo mesmo.

Apesar de tudo isso que eu falei acima, teve um ponto negativo que me deixou muito estressada: os personagens. Primeiro, o Peeta é um banana. Que menino bobo e totalmente sem graça. Não aguentava mais nem ler o nome dele no livro que me dava nervoso. De verdade. No final do livro ele até ganhou alguns pontinhos básicos comigo, mas ele ainda está por último no ranking de “personagens favoritos” desse livro. A Katniss é muito boa com o arco e flecha, mas é muito burra em compreender várias outras coisas. Queria dar um soco na cara dela. Não é aquela personagem que eu esperava que fosse. É a garota quente, mas por dentro ela é totalmente gelada. Não vi muitas emoções da parte dela e se vi foram todas fingidas. Tomara que eles melhorem cem por cento no próximo livro, senão vou ficar decepcionada com essa trilogia só por conta dos personagens. Gostei do Gale, apesar de ele ter aparecido muito pouco. Bem mais macho do que o Peeta. Ressalto aqui meu carinho pela Rue, Cara de Raposa (mais ou menos) e pela irmã da Kat, a Prim.

Cintilante e borbulhante como sempre, Effie Trinket encaminha-se para o palco e lança sua marca registrada: - Feliz Jogos Vorazes! E que a sorte esteja sempre a seu favor!”. (Página 26)

Resumindo: sei que devo ter citado mais pontos negativos do que positivos, mas isso não quer dizer que eu não tenha gostado do livro. Gostei, é muito interessante toda a trama, só não acho que esse primeiro livro tenha sido tão perfeito quanto eu ouvi as pessoas falando. Espero que eu possa falar mais pontos positivos nos próximos. É isso ai, não me apedrejem por causa dessa resenha. Fim.

20 comentários:

Thais Priscilla disse...

Os pontos negativos que você mencionou, foram os que eu também notei. Não fiquei tão estressada com a Katniss porque ela foi criada assim, e parece ser parte dela ser essa pessoa fria e tal.
Agora o Peeta me dava nos nervos haha.
Lendo a trilogia, passei de team Gale no primeiro livro, para um outro team no segundo livro - o personagem mais lindo de toda a trilogia *o* não vou falar quem porque ainda nao apareceu e só aparece no segundo haha. Espero que você goste dele.
Mas depois no terceiro livro me reconciliei com o Peeta apesar de não ser assim tão fã dele :)

Enfim, gosto da trilogia, mas meu livro preferido ainda é o primeiro. Sei lá, tem mais emoção por toda a descoberta do Jogo e da entrada da Katniss nele.

Beijinhos,
Thais Priscilla
http://thaypriscilla.blogspot.com

Aione Simões disse...

Oi Van!
Que bom que você gostou do livro! E sério que você achou que faltou ação? Eu mal respirava, de tão eletrizante que achei quando li!
E eu discordo de você sobre os personagens. Tanto adoro o Peeta quanto a Katniss e não acho que ela seja gelada, acho que ela é prática, e a forma dela de sentir é diferente exatamente porque é a maneira que ela tem de se defender. Vejo essa característica dela como auto-defesa... Mas é aquilo né, cada leitura funciona de um jeito pra cada pessoa!
Ah, e esse final vai ter uma repercussão depois, ele não foi a toa ;)
Enfim, continue lendo que você está certa, a Capital esconde muito segredo sujo!
Beijão!

Camila Deus Dará disse...

Oi, estou passando para agradecer o comentário que fez sobre Ninho de Fogo, lá no blog da Isie. Obrigada!

Adorei seu blog, e já estou seguindo...

Jogos Vorazes é um dos meus livros favoritos, tenho resenha dele também, mas fiz dos 3 livros juntos...

Grande beijo :)

Bianca Sampaio disse...

Oi, Vanessa!
Gosto bastante da trilogia, mas ainda não terminei, falto ler A Esperança.
Em relação a finais, o final de Em Chamas me deixou sem fôlego, fiquei super agoniada com ele haha.

Beijos,
Bianca - www.epilogosefinais.com

Unknown disse...

Preciso ler todos os livros dessa série!
=)
Rizia - Livroterapias
http://livroterapias.blogspot.com.br

Ariane Gisele Reis disse...

Oie Van!

Eu até gostei de Jogos Vorazes, mas não achei tudo aqui que falavam ...

Em minha opinião faltou a autora explorar mais a ação dos jogos mesmo. Tem umas partes muito paradas e chatinhas rs ...

Ótima resenha linda!

bjus;***

anereis.
mydearlibrary | bookreviews • music • culture
@mydearlibrary

The Lazy Girls disse...

Oie...
Sério que vc não gostou do final?
kkk tá eu entendo e respeito sua opinião
eu li o livro depois de assistir ao filme e adorei acho que é uma das melhores adaptações que já fizeram pro cinema e estou louca pra ler o próximo =)
Obg pela visita lá no blog!
Tem resenha nova lá se vc quiser ir lá e deixar um coment...
-fallen In Me
Bjão

Ju disse...

UIAHuiahUIAH
Peeta é um banana! rsrs Mas eu gostei dele mesmo assim. E achei uma pena que Gale tenha aparecido tão pouco.
"Tenho medo de livros distópicos com sociedades loucas." Eu também.

Beijos

Unknown disse...

Concordo com muita coisa do que você falou, menos a parte do Peeta. Eu simplesmete adoro o Peeta, mas talvez você mude de opinião, ainda há mais dois livros e o ultimo é o melhor (na minha opinião).

Se quiser eu te empresto kkk

Beijos
Marta
<a href="http://aspalavrasfugiram.blogspot.com.br>As Palavras Fugiram</a>

Amanda Faustino disse...

Li há pouco tempo e amei. Não pensei que eu ia gostar tanto e virar já virar super fã da trilogia. Nesse exato momento estou lendo A Esperança, só espero que esse livro que fecha a trilogia não me decepcione.

Beijos,
Mandi - Book and Cupcake.

Letícia Iauch disse...

Ei Van!

Eu já terminei a trilogia, e tudo o que você falou eu concordo em número, gênero e grau.
Também tenho medo de livros distópicos porque cada vez mais o nosso mundo não está longe do que é descrito neles. Ainda mais no último livro de Jogos Vorazes, a Katniss fala umas frases que me deixaram chateada por ser humana, rs.
Acredite, nos próximos livros tem bem mais ação e bem mais sangue do que neste primeiro. Eu amei em particular o segundo,"Em Chamas", porque mesmo as pessoas dizendo que é uma releitura quase idêntica de Jogos Vorazes, me deixou bem mais tensa e trouxe bem mais ação. A Esperança nos traz muitas e muitas mortes, é tristemente triste.
Ah, e eu passei a não suportar a Katniss também, pode tirar o cavalinho da chuva porque ela só piora na minha opinião :/ hahahha Sério, ela fica mais lenta ainda D:
Adorei a resenha, como sempre super sincera ;)

Bjoos'
Lets

Sora Seishin disse...

Oi Van!
Eu amei esse livro! E você não é a única que não leu a trilogia ainda, pra mim falta o livro 3 :P
Morri de rir da sua descrição dos personagens! Mas eu simpatizei com Peeta e Katniss, sei lá, gostei deles. Mas também gostei bastante da Rue.
O livro 2 é um pouco diferente, espero que você goste ^^

Beijos,
Sora * Meu Jardim de Livros

Anónimo disse...

Oi!
Acho que por você esperar mais ação, vai acabar gostando mais do segundo e do terceiro. Isto é, o terceiro é como se fosse mais a teoria, o segundo a prática, o primeiro a introdução. Acho que você vai gostar da trilogia como um todo. É bem bacana.
Super beijo.

Anónimo disse...

Oi Van! Eu já li muitas resenhas positivas (e muita gente loucamente apaixonada) de JV. Assisti o filme algumas vezes e gosto bastante, mas tenho certo receio de não gostar muito do livro - sério, (quase) sempre que todo mundo gosta de um livro, eu acho um lixo -. Enfim, a proposta é super bacana mesmo.
No filme, gostei da atuação da Kat, mas achei o Peeta uma lerdeza só. Não gostei dele e o achei mil vezes falso. CREEEEDO!
Enfim, já tenho toda a triologia aqui (graças a Deus ganhei numa promoção, porque não teria grana pra comprar, é) e vou tentar ler antes do final desse ano.

Beijinhos!

Michelle disse...

Os pontos negativos que você citou são verdadeiros, tirando a parte de que eu gosto do Peeta, acho que Em Chamas a gente consegue conhecer mais dele.
Gostei muito de JV e também tenho medo que a nossa sociedade se transforme em algo desse tipo no futuro, já que do jeito que as coisas vão é realmente possível.
Bom, a narrativa é envolvente e eu gostei bastante do modo como a Suzanne tratou de assuntos que se aplicam a nossa realidade, como desigualdade, fome, como as pessoas acabam virando as costas pra esses tipos de problemas, já que não é da conta delas, senti bastante isso vendo o divertimento do povo da capital vendo os jogos.
Gostei bastante da resenha, leia os outros logo sim! Também tenho que terminar Em Chamas, mas fico com um pouco de medo do que a Suzanne pode aprontar >.< haha
Comentário enorme, mas é isso!
Beijinhos

Yara Andrade disse...

Eu adoro esse livro e a trilogia, sei que tem pontos negativos, mas ainda assim eu gostei bastante. Adorei a parte que você falou que o Gale é bem mais macho do que o Peeta kkkkkk. Adorei a resenha e adorei a sinceridade.
Beijos

http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

Thalyta Nunes disse...

ADOREI sua resenha, muito divertida. já li a série toda de HG, e apesar de eu discordar de você em alguns pontos, eu super concordo em outros. Peeta É um banana, e Gale É muito mais macho que ele! <3 HIEIHOEIOHEHIO
e agora, parando para pensar, a Katniss é mesmo bem fria por dentro... /hum nunca tinha pensado por esse angulo. sempre achei a frieza dela meio compreensivel... enfim. adorei mesmo :)

beijos,
Tha Nunes - MemoryBox.com.br

Unknown disse...

Confesso que ainda não li, mas lerei em breve!
Super legal a resenha
Beijos
Rizia-Livroterapias
http://livroterapias.blogspot.com.br/

Lu disse...

oie.
Não tenho vontade de ler esse livro, ele definitivamente não me atrai. =/

beijos.

Lu - http://www.leiturasedevaneios.com.br



Raíssa Lins disse...

Bom, tivemos opiniões bem diferentes a respeito do livro, mas ambas gostamos dele. Lembro que li JV de uma vez só e adorei tudo no livro, me encantei à primeira lida mesmo. Gostei muito de Peeta, mais ainda no segundo livro, Em Chamas. Continue lendo a série, eu adorei a trilogia. Vale a pena.

 
Layout de Giovana Joris