A Invenção de Hugo Cabret - Brian Selznick.

Título: A Invenção de Hugo Cabret.
Original: The Invention of Hugo Cabret.
Autor: Brian Selznick.
Editora: SM.
Páginas: 533.
Nota: 4/5.

Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo toma conta dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento da máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato:ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e uma homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura. (SKOOB)

Eu assisti ao filme do Hugo no cinema, mas não sabia que tinha um livro até pouco tempo atrás. Nunca sei de nada, novidade. O fato é que: minha irmã achou um exemplar lá na biblioteca da escola dela e trouxe para que eu pudesse ler. Que lindo da parte dela e que lindo livrinho também.

O livro conta sobre Hugo, um garoto órfão que mora sozinho numa central de trem em Paris e vive a arrumar os relógios do local. Vive sempre a andar pelos cantos, tentando não ser notado pelo inspetor da estação (que leva os órfãos para orfanatos ou para a prisão), roubando alguns aperitivos e arranjando peças novas para continuar um projeto que seu pai não conseguiu terminar. Estava tudo indo muito bem, até que o dono de uma loja de brinquedos e sua afilhada entram na história. Daí a vida dele muda. Só isso.

Adorei o livro. Não é nada de 'nossa, que espetacular!", mas se torna uma leitura muito boa. Tem bastante páginas, só que você acabando lendo rapidinho já que tem muitos desenhos. Esses desenhos que são um mais bonito do que o outro. Acho que isso é que deu um ar diferente ao livro, além de serem lindos. São lindos mesmo, não me canso de falar isso. As partes narradas são poucas, tem páginas que só tem três linhas de narração. Isso não empobrece o livro, só o deixa mais fácil ainda de ser lido. Todos os autores deveria colocar desenhos assim nos livros. Tem livros que minha imaginação não funciona direito para certos personagens ou cenários, então seria no mínimo interessante.

Fala bastante sobre a história do cinema e no final do livro tem até uma parte do autor falando de como ele se inspirou para escrever sobre isso. Eu gosto de cinema, de filmes e tudo mais, só que não sou completamente apaixonada por isso. Só gosto de assistir e pronto. Mas o livro não deixou de ser menos interessante por causa disso.

Um ponto positivo foi o fato de os personagens e as histórias deles se ligarem uns aos outros. Não sei como explicar, porém no final você consegue ver como tudo está se ligando e eu adorei isso.

Adorei os personagens também. Fiquei com muita pena do Hugo e de tudo o que ele passou, coitado. Ele não desistiu enquanto não terminou o projeto em que seu pai estava trabalhando (o autômato, que eu acho que devem ter sido construídos pelo Magistrado, me lembrou muito Anjo Mecânico), foi muito interessante ver isso. O dono da loja e sua afilhada, Isabelle, são duas gracinhas também. No começo não gostavam muito do Hugo, poxa ele é um ladrãozinho! Depois eles se conhecem melhor e tudo fica bem. Final feliz. Como eu disse, as histórias dos personagens acabaram de ligando de uma forma tão interessante que acho que isso foi a melhor parte do livro, pelo menos para mim.

"Vai avistar um menino no meio da multidão e ele começará a se mover pela estação. Siga-o, porque este é Hugo Cabret. Está cheio de segredos na cabeça, esperando que sua história comece."
- Introdução.

Resumindo: foi uma boa leitura e os desenhos são lindos, então isso mereceu minhas quatro estrelinhas. Recomendo sim para todo mundo, acho que vão gostar. Não deixem de assistir ao filme também, é uma gracinha. É isso ai. Fim.

15 comentários:

Luara Cardoso disse...

Acho que o que mais me encanta nesse livro são as imagens. Sério, como eu prezo um livro que tenham imagens bonitas, dá um efeito visual mais do que lindo.
Mas a história em si não me encanta tanto. Sei lá... só é um livro a mais.

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Unknown disse...

eu nao gostei do filme, sem contar q a historia em si do livro nao me encanta muito sabe
mas talvez eu goste das imagens e tudo mais, quem sabe um dia eu de a chance para o livro e o leia.

Aione Simões disse...

Oi querida!
Não li o livro nem vi o filme, mas já vi a diagramação e é mesmo linda!
Olha só, não foi 5 estrelas, mas foi uma boa leitura hein? Até os personagens te encantaram :)
Não sei se tenho vontade de ler hehe
Beijão!

The Lazy Girls disse...

Eu sabia que era um livro e não só um filme, mas nunca assistir e muito menos li ): Mas com certeza vontade é o que não me falta kkkkkkk O livro parece ser muito encantador, do tipo mágico ^.^ Adorei a resenha!

Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

-MicaScarcella

Bianca Sampaio disse...

Oi, Vanessa!
Eu assisti ao filme e adorei! Depois, por coincidência, vi o livro na livraria e achei as imagens muito bonitas fiquei com vontade de comprá-lo, mas acabei não comprando.
Sua resenha me fez lembrar dele e em breve vou comprá-lo :D

E, Vanessa, te convidei para responder uma tag lá no blog, dá uma olhada: http://www.epilogosefinais.co.cc/2012/09/tag-11-perguntas.html

Beijos,
Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

Janna disse...

Oi Van, ainda não vi o filme, e nem li o livro, mas gostaria mto de ler o livro parece ser um livro encantador...

BjOs!!!

http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

Preto no Branco disse...

Acredita que nunca li? Pois é, e confesso que também não assisti ao filme, apesar dos ótimos comentários não consegui ir ao cinema em tempo de assistir :(((
Acho que lerei, os desenhos devem ser mesmo lindos, rs.
Beijo Vanessa :**

Raquel Machado disse...

Oi flor,
Infelizmente essa e uma historia a qual não me chama nadinha de atenção rsrs.
Bjss
Raquel Machado
Leitura Kriativa

Raquel Machado disse...

Oi flor,
Sabe que essa é uma história a qual não me chama muita atenção nem filme nem livro infelizmente rsrs.
Bjss
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com/

Ariane Gisele Reis disse...

Oie Van =D

Não vi o filme ainda, mas eu quero ler o livro primeiro.

A sua é a primeira resenha que eu leio, e pelo o que você descreveu ele parece ser bem divertido o tipo de livro que adoro ler ^^

bjus;***

anereis
mydearlibrary | bookreviews • music • culture
@mydearlibrary

Aline T.K.M. disse...

Quero tanto ler esse livro e não é de hoje! Bobeei demais e não fui ver o filme... Mas o livro parece ser mesmo especial, a capa por si só já é uma graça. Achei legal seu comentário sobre os personagens e as histórias se ligarem, e perceber isso no final demonstra consistência, sinal de que a trama é bem costuradinha.

bj
escrevendoloucamente.blogspot.com

Just Listen disse...

É né, eu super caridosa trouxe para você. Que bom que gostou! Ainda não li, mas vou ler. Grave isso na sua cabeça sister.

Beijos, Juliana.
http://bloggirlpop.blogspot.com.br/

Letícia Iauch disse...

Ei Van!

Eu li esse livro faz pouco tempo, e também adorei! Realmente, não é nada extraordinário, mas o fato de ter ilustrações o torna tão fofo, tão gostoso de ler!
Ainda não vi o filme, mas preciso ver hahaha

Bjoos'
Lets

Nana Barcellos disse...

Hey V
Ah eu comecei a assistir o filme mas nem terminei.
Parece ser uma história bem legal...mas duvido muito que eu leia antes de assistir o filme HAHAHA

Adorei a resenha

beijos
Nana - Obsession Valley

Anónimo disse...

Oi Vanessa! Ainda não assisti ao filme, nem li Hugo Cabret. Confesso que sua resenha me deixou um pouco desanimada, o povo falou tão bem do livro e do filme, dizendo que ele era tão bom quanto o livro e foi um auê danado. Mas, sei lá, a história me pareceu meu bobinha apesar de tudo.
Com certeza esses desenhos são bonitos e admiro muito livros que tem ilustrações assim, dá um "UP!" né?!
Enfim... Gostei da sua resenha, mas não estou com vontade de ler. :/

Beijinhos!

 
Layout de Giovana Joris