Branca de Neve e o Caçador - Lily Blake.

Título: Branca de Neve e o Caçador.
Original: Snow White and the Huntsman.
Autora: Lily Blake (inspirado no filme).
Editora: Novo Conceito.
Nota: 3/5.

Uma nova visão de tirar o fôlego de um conto lendário. Branca de Neve é a única pessoa na terra mais justa do que a Rainha má que pretende destruí-la. Mas o que a perversa Rainha nunca imaginou é que a jovem que ameaça seu reinado vem treinando na arte da guerra com um caçador que foi enviado para matá-la. (SKOOB)



Eu já deveria ter lido esse livro, é tão fininho. Enfim, demorei e terminei a leitura em um único dia. Depois de ver resenhas nem tão positivas para esse livro, fiquei curiosa para ver o que eu iria achar quando o lesse. Bom, aqui está o que eu achei.

O livro conta a história da... Ravenna. Ela é a toda poderosa rainha malvada desse livro, que se casou com o rei (pai da Branca) e o matou no dia do casamento, tomando o reino para si. Enquanto a matança acontecia avistou-se a pequena Branca de Neve e Finn (o irmão da má) perguntou se deveria matá-la. A rainha disse não e então aquilo custou muito caro. Nossa mocinha/protagonista Branca de Neve, ficou mantida presa pela rainha por anos, até que um dia consegue fugir e ir ao longe, tentando buscar quem pudesse ajudá-la - aliás, a rainha estava querendo sua cabeça. Vendo sua preciosa fugir, a malvada contrata o caçador, Eric, para ir até a Floresta Sombria e resgatar a princesa. E o resto é história, parte dele eu creio que já tenham visto no filme original, o caçador fica com penininha e blábláblá.

A Branca não é a minha princesa favorita, na verdade, eu não vou muito com a cara dela. Mas eis que eles teimaram em fazer um filme inspirado nesse clássico. Admito, adoro as músicas que ela canta no original (um diiia, um diiia/eu serei feliz, sonhando, sonhando) e nesse... acho que não tem, não sei, não assisti ao filme. Afinal das contas, nem estou sabendo direito qual a versão da Disney mais, são tantas que surgem - esse, o outro filme da nossa branquela e Once Upon a Time. Enfim, não achei o livro tão ruim, tem seus pontos bons e traz uma leitura um tanto agradável. Não é perfeita, mas dá pro gasto. Um dos pontos ruins foi a narrativa. Achei que, por ser inspirado no filme (leia-se cada cena escrita como aconteceu exatamente, geralmente é assim), acabou ficando superficial demais. Não tinha emoção, não tinha como conseguir se envolver com a história e personagens. Foi como se ela tivesse um tanto exato de páginas para escrever e fez tudo bem abatido, sabe? Se o filme for igualzinho ao livro... sinto muito, não deve ser lá aquelas coisas. Entretanto, ficou até que bom no livro.

Gostei bastante da Ravenna. Apesar de ser a malvada, que geralmente não é tão bem explorada, achei interessante saber mais sobre ela e sobre seu poderes. Pensando bem, ela fez coisas erradas, porém pelo que ela achava que era certo. Às vezes as pessoas fazem isso e acaba resultando em guerras mundiais, por exemplo. Que, claro, é quase o caso desse livro, né? Mas a guerra não é tudo isso não, achei muito fraquinho quando a mocinha e a má se encontraram.

A Bran(quela)ca é bem boba. Não gostei dela, nem um pouco. Digo, ela foi corajosa em vários momentos, só que é fácil ser isso quando se é filha do rei e mocinha. Ela não morre, é imortal, feliz para todo o sempre. Enfim, achei ela corajosa só que não gostei do resto da sua pessoa. Nem o caçador eu achei tudo isso, não. Ele a ajudou e também achei interessante a história da vida dele, saber mais da esposa e essas coisas. Mesmo assim, não foi meu personagem favorito. Achei o espelho, da Ravenna, interessante. Claro que eu só conseguia visualizá-lo na minha cabeça por conta do trailer do filme já que o livro é pobre de detalhes.

Resumindo: a leitura não é de todo ruim só que também não é tremendamente excelente. Acho que vários elementos poderiam ter sido abordados de uma maneira mais profunda e alguns detalhes a mais não iria matar ninguém. É isso ai minha gente. Branca de Neve e o Caçador foi lançado pela Novo Conceito e, além do livro como todos sabem, tem o livro que estreio esse ano com o Thor e a Bella. Fim.

15 comentários:

Ju disse...

Ei Va,não tenho curiosidade de ler esse livro por ser baseado no filme, o último que li assim era muito fraco. Eu gosto da Branca de Neve, mas já estava desgastado, gostei demais mesmo quando peguei a série Once upon a Time, essa sim é boa!

Beijinhos

Janna disse...

Oiii Vanessa, então eu ainda não li o livro, mas assisti o filme, e gostei, claro que não foi tuuuudo aquilo que achei que fosse ser, mas até q gostei da história (e babei no caçador hehe a melhor parte do filme)...
Espero logo ler o livro e tirar minhas próprias conclusões...

BjOs!!!

@jannagranado
http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

Unknown disse...

Olá Vanessa.

Concordo contigo em cada ponto e em cada virgula. A história é tão superficial que foi uma grande decepção pra mim. Quando eu cheguei nas últimas páginas só queria simplesmente jogar o livro longe e ficar emburrada porque nada foi como eu imaginei e ainda criei MUITAS expectativas.
Enfim, o trabalho da editora me agradou muito e o livro estava lindo, mas minha vontade de matar a autora foi imenso.
Espero ver o filme e gostar mais (o que não será muito difícil!).

Beijos,
Samy Aquino
http://samyaquino.blogspot.com

Aione Simões disse...

Hey Van!
Não li o livro ainda, e nem tenho muita vontade, pra falar a verdade.
Acho que ficarei no meio termo como você!
A Branca de Neve também não é minha favorita, mas adorei a versão de Once Upon a Time!
Beijão!

Luara Cardoso disse...

Oi Van!
Não estou nem um pouco curiosa para ler esse livro. Não tem motivo... só não estou com vontade, sabe? :(

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Vanessa! Estou ansiosa para ler Branca de Neve e o Caçador! Beijos!

Ariane Gisele Reis disse...

Oie Van =D

Ahahahahahah!! Eu achei a Ravenna tão fraquinha kkkkkk, na verdade o livro todo é fraco e superficial. É bom para passar o tempo, já que como vc mesmo disse ele é fininho e vc lê em poucas horas.

Não curto a Branca de Neve =P, mas até que aqui ela está um pouco mesmo irritante rs...

Ótima resenha florzinha!

bjus;***

anereis

mydearlibrary | bookreviews • music • culture
@mydearlibrary

Raíssa Lins disse...

Nunca li nenhum livro que fosse baseado em filme, mas a impressão que eu tive é que o livro não foi só baseado no filme, né? Parece que ele foi "copiado" do filme. Acho que por serem coisas diferentes, o livro poderia desenvolver melhor os personagens e tudo o mais. Não gostei muito do filme e, provavelmente, não vou ler o livro.
Beijos - trouxesteachave.wordpress.com

Milena disse...

Oi, Vane! Eu adoro a sua sinceridade nas resenhas!! Hahaha.. confesso que não estou esperando muito desse livro não exatamente por ser baseado no filme. Tenho trauma com livros baseados em filmes exatamente por causa dessa superficialidade com que eles constroem a história, não nos emocionando quase nunca. Tive a mesma "decepção" com Jennifer's Body (esqueci o nome em portugês!), o livro é totalmente preso ao filme e foi como se eu tivesse lendo o filme, ao invés de assistí-lo.

Beijos, Milena.
Livros na Cabeça

Caverna Literária disse...

Não tem as músicas, mesmo porque é bem diferente do original, é mais... Amadurecido. E sei la, eu gostei do filme, embora voce nao ter apreciado muito na leitura...

xx carol

The Lazy Girls disse...

Eu tentei ver o filme e não deu pra mim rsrs (Talvez pela escolha da atriz q faz a Branca, ou talvez pq eu fiquei comparando com OUAT q pra mim é perfeito) Então não tenho grandes interesses em ler o livro. Ainda mais depois de vc ter achado ele bonzinho rs

Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

-PatyScarcella

Anónimo disse...

Comecei a ler o livro hoje. Acho que não vou gostar tanto por ser a adaptação de um roteiro. Não consigo gostar de livros dessa maneira, mas... Vamos ver no que vai dar, certo?
Beijos.

Brenda Lorrainy disse...

Oi Vanessa!

Mesmo não comentando sempre, gosto bastante das suas resenhas. Porque mesmo criticando um livro você me diverte pra caramba com isso. haha
O livro é bem o que eu tava esperando mesmo. Raso e sem sal. Vou atrasa-lo na fila de leitura kkk.
Nunca confio mesmo em livros que vieram de filmes :x
beijoo
Brenda Lorrainy
cataventodeideias.com

Letícia Iauch disse...

Ei Van!

Eu tenho preconceito de livros que são baseados em filmes. Exatamente porque não passa emoção, igual você falou.
Mas tenho vontade de ler esse porque 1) eu adoro a Branca de Neve depois que comecei a assistir Once Upon a Time; 2) a capa é liiiinda; 3) eu não ui ver o filme no cinema e fiquei frustrada com isso. HSUUHASUHAUH
Muito boa a resenha ;)

Bjooos'
Lets

Samantha M. disse...

Olá, Vanessa!!


Também senti falta de alguns detalhes nesse livro. Ele ficou muito descritivo e com poucas emoções. :T

Branca de Neve também é minha princesa preferida e não gostei dessa adaptação, não fiquei nem um pouco com vontade de ver o filme. :T

Beijos,

Samantha Monteiro
Word In My Bag
http://wordinmybag.blogspot.com.br

 
Layout de Giovana Joris