Um Estudo em Vermelho - Sir Arthur Conan Doyle.

Título: Um Estudo em Vermelho.

Original: A Study in Scarlet.
Autor: Sir Arthur Conan Doyle.
Editora: Melhoramentos.
Nota: 3/5

O cadáver de um homem, nenhuma razão para o crime. É a primeira investigação de Sherlock Holmes, que fareja o assassino como um “cão de caça”. Lamentava-se de que “não há mais crimes nem criminosos nos nossos dias”, quando, nesse instante, recebe uma carta a pedir a sua ajuda — o cadáver de um homem foi encontrado numa casa desabitada, mas não há qualquer indício de roubo ou da natureza da morte. Sherlock Holmes não resiste ao apelo, mas sabe que o mérito irá sempre para a Polícia.




Eu comprei os três livrinhos de Sherlock Holmes faz pouco tempo, mas não estava tão animada para ler. Daí eu fui assistir a série, 'Sherlock', e eu adorei, se você não viu ainda vá lá ver e não se deixe intimidar por uma hora e meia de episódio. Vale totalmente a pena, sério, de verdade. De todo jeito, achei uma brecha antes de dois livros de cortesia chegarem aqui e resolvi ler esse primeiro livro do investigador mais famoso do mundo. Sherlock é igual Romeu e Julieta, todo mundo conhece. Se você conhece alguma pessoa que não conhece esses personagens coloque ai embaixo nos comentários.

De todo jeito, Um Estudo em Vermelho é o primeiro livro do detetive e nos conta a primeira aventura dele com seu fiel escudeiro o doutor John Watson. Usando de sua 'ciência da dedução', como ele chama, consegue revelar dados incríveis. Ele sabe sua vida inteira só de olhar pra você. Tenho medo dele de vez em quando, sério.

O livro é bom, mas é diferente o que eu pensei. O Watson é quem narra o livro, o que é bom porque se fosse o Sherlock já iriamos descobrir o assassino na primeira página. De todo jeito, até o meio do livro, mais ou menos, nos é apresentado os personagens e as investigações sobre o crime acontece. Mas você se engana se acha que o assassino só vai ser revelado no final do livro, um pouco depois do meio já nos foi anunciado quem era. Daí você pergunta: mas poxa, o que acontece depois? Depois nos é mostrado - nessa parte é narrado em terceira pessoa e não pelo Watson - a história do assassino e o que o levou a cometer esse crime e como.

Sei lá, não curti muito esse estilo não, mas não posso dizer que foi uma leitura ruim. É muito bacana as partes das investigações e do Sherlock 'adivinhando' tudo. Acho que ele é vidente, não é possível. De todo jeito, eu acabei meio sabendo quem era o assassino porque na série foi meio parecido, mas diferente (?). Mas podem assistir antes de ler, sem problemas - a série é bem melhor e sim, um dia eu vou parar de colocar séries no meio das minhas resenhas então me perdoem se não gostam.

Sobre personagens, complicado falar. Admiro o Sherlock e toda essa brilhante mente dele. Mas achei ele um tanto entediante nos livros. Não sei explicar direito, mas algo nesse Sherlock não me convenceu. Ele não é ruim, só um tanto entediante. Claro que isso não afeta em toda a inteligência dele e sua habilidade para ligar um fato ao outro. Watson é um querido, como sempre. Apesar de eu achar ele meio 'criado' no detetive, né? Mas tudo bem, ele é bacana do mesmo jeito.

Eu recomendo os livros se você estiver interessado em conhecer mais sobre Sherlock, mas ainda prefiro a série e os filmes - pelo menos os últimos estrelados pelo Robert e o Jude (sou super íntima de todo mundo, adoro). De todo jeito meus caros elementares leitores, essa resenha acaba aqui.

24 comentários:

Juliana disse...

Já falei que adoro suas resenha, né, Van? hahahah Pois eu adoro, E NÃO TIRE AS REFERENCIAS ÀS SÉRIES, são lindas ;_;

ENFIM.

Nunca li nada do Sherlock, mas tenho vontade, só porque é o Sherlock - já que eu nem sou fã de livros policiais ><"

E eu morro de curiosidade de vere essa série, a galera fala muito bem *-* Sem contar que o Watson é o Arthur Dent, né, adoro *-* hahahaha

Beijoooo!

Ju
julianagiacobelli.com

PS: Perseveremos com Príncipe Sombrio.

Letícia Iauch disse...

Ei Vanessa!

Então...eu gosto desses livros que tratam sobre quem-é-o-assassino. Gosto mesmo, acho instigante histórias desse tipo. E imagino que eu iria gostar de Sherlock Holmes, portanto.
MAS -embora eu tenha achado interessante isso de contar porque o assassino cometeu o crime-, não curti muito o jeito que o livro pé separado por partes assim :L Seilá kkkkkk
AH, e eu nunca tinha ouvido falar da série (sério, em que mundo será que eu vivo? E olha que eu curto bastante séries! kkkkkk), e estou agora mesmo indo procurar ela para baixar! ;D

Bjoos'
Lets

Bianne disse...

Eu li esse livro faz muito tempo! Nem lembro direito se eu gostei ou não, mas creio ter gostado sim. Adoro os livros de Sir Arthur. Na verdade eu gosto de livro policial como um todo =D



BiahB - Garota Pai D'égua
www.garotapaidegua.com

Unknown disse...

eu gosto bastante de sherlock holes, principalmente porque nem todos os livros são narrados assim, O Cão dos Baskerville por exemplo já tem uma narrativa diferente.. e é meu favorito kkk *-*
Beijooos

blogcabelosaovento.blogspot.com

Luara Cardoso disse...

Eu sou doida pra ler alguma aventura de Sherlock Holmes. Na verdade, chegou um livro de cortesia dele aqui pra mim e eu to doida pra ler. *-*
E você disse tudo, se o livro fosse narrado pelo Sherlock, ia ser tão confuso quanto a mente dele! haha :)
Legal esse livro, bem legal mesmo!

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Lilian Sinfronio disse...

Nunca li Sherlock Oo Sei que isso parece ser pecado, mas é a realidade rsrs
Todos dizem que Doyle era mestre, e de repente a sua estranheza com o livro venha do fato de ter conhecido primeiro a série, vai saber...

Série essa que também não conheço =X hehehe

Amei a resenha, apesar de ter sido um tanto entediante pra você o livro, eu gostei e deu vontade de ler.

Bjs

Ariane Gisele Reis disse...

Oie =) Assim como as histórias da Agatha Chistie, as história do Sherlock são as unicas que gosto neste estilo de leitura.

Ótima resenha flor!

bjinhos
;**

anereis.

mydearlibrary | bookreviews • music • culture
@mydearlibrary

Celle Espindola disse...

Nunca li nenhum livro do Sherlock e é um tipo de coisa da qual me envergonho. Também me apaixonei loucamente pela série, é boa demais. E pretendo ler os livros também, vou tratar de correr atrás deles nos sebos da vida, haha.

Beijos,
Celle
Três Lápis

Thaís Varine disse...

Quando eu fazia inglês a minha professora era apaixonada pelo Sherlock e por isso nos dava o livro em inglês pra ler e fazer prova oral. Eu amava a leitura e por isso sempre me dava bem ;D

Bom demais!

Karine Marinho disse...

Eu amo a série, mas fico com um pé atras no livro. Só li um que foi 'O cão de alguma coisa com B', er. kk'
Pretendo ler mais, mas pesquisando os "preferidos da galera". heh
Beijos,K.
Girl Spoiled

@whosthanny disse...

Desde que vi a série, estou louca para ler os livros! Creio que é no terceiro episódio que Watson está escrevendo o Estudo em Vermelho *-* Enfim, Sherlock é genial, quem sabe lendo eu não fique mais inteligente também? Espero que a forma da narração não interfira em minha leitura.

Beijos,
whosthanny.com

Juh Sutti disse...

Gosto muito de Sherlock, mas confesso que esse eu ainda não li rs... E nem me animei em comprar no momento.
Adoro suas resenhas, são sempre bem escritas.

Beijos :)
Livros e blablablá

Mariana Ribeiro disse...

Olá, Van!
Acredita que nunca cheguei a ler os livros do Arthur Conan Doyle? Sim, sei que é muito shame on me, mas curto muito o universo dos livros policiais, mais ainda em se tratando de Sherlock Holmes.
Pena que o livro não atingiu muito suas expectativas, né? rs
Entretanto, continuo preferindo o investigador Hercule Poirot de Ágatha Christie!
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Milena disse...

Eu sei desse livro por causa da minha mãe, que é professora e falou para os alunos dela lerem.. Não tenho tanto interesse assim em ler, mas sei que vou ler algum dia! :D

Beijos!
http://livrosnacabeca.blogspot.com

Ju disse...

hihi, acho que você deixou bem claro que prefere a série aos livros ;x Eu nunca li nada do Sherlock, só assisti os filmes, inclusive um ou outro mais antigo. Mas ainda tenho curiosidade de ler, mesmo assim.

Beijos

Thais Priscilla disse...

já li um livro desse autor mas esse livro não me interessou muito não D:

Beijinhos,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

Anónimo disse...

Oi Van!

Adorei a sua resenha, gosto da sua sinceridade nelas!
E acho muito ruim, quando um livro é um pouco entediante, mesmo que seja só um pouco. Eu não sabia sobre essa série do Sherlock... e eu queri muito ver o filme!

Beijos!

Marcelle
http://bestherapy.blogspot.com

Marina Oliveira disse...

Ainda não tive oportunidade, mas tenho muita vontade de ler algum livro do Sherlock Holmes... As histórias parecem ser bem interessantes. :)
Beeeijos

Marina Oliveira
http://distribuindosonhos.blogspot.com

Nana Barcellos disse...

Oii
Ah eu catei o pilot da série mas nem assisti ainda
Não gostei muito dessa capa não, muito estranha.
Mas ficaria curiosa pela leitura, por ser fã do Sherlock.

beijos
Nana - Obsession Valley

Samantha M. disse...

Haha, Sherlock Holmes parece mesmo ser vidente! xD~

Samantha M
Word in My Bag

Lu disse...

ei Vanessa,
nunca li nada do Arthur, mas sou doida para ler a saga do Sherlock. ^^
Ainda vou comprar meus livrinhos e espero gostar.
beijos.

book disse...

Nessa *___* Baah, apesar de achar as histórias do Sherlock bem legais, acho que não me encarno muito nos livros :X Prefiro beeeem mais os filmes (gatão do Jude \o ):P E ok, pode me matar, mas nem sabia que tinha essa série Sherlock X.X Vou ver se assisto também haha :D

Beijoca!

www.estantechick.com

Chel Lima disse...

Não acredito que tu não gostou tanto, eu achei so cool. Eu gostei deste Sherlock. O Sherlock do filme é bem rápido e tudo. O fato da narrativa ser do Watson é onde está a graça, no fim das contas. Não vi a série ainda, quero ver *-* Beijos, ness.


Rachel Lima
http://corujando.org

Mariana disse...

Até hoje não li nada relacioando a Sherlock, tenho muita curiosidade, não sei porque ainda não peguei nada para ler. Já vi aos filmes, e também estou querendo ver série, mas a falta de tempo não me deixa D: Obrigada pela resenha, beeijos!

 
Layout de Giovana Joris