Um Dia - David Nicholls.

Título: Um Dia.
Original: One Day.
Autor: David Nicholls.
Editora: Intrínseca.
Nota: 5/5.


Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida. (SKOOB)

Até que enfim uma resenha, até que enfim dei as caras aqui no blog. Já pedi desculpas e vou pedir de novo. É que final de ano é uma correria e meu ritmo de leitura não estava muito bom, mas enfim, nesse meio tempo li Um Dia e só tenho uma coisa a dizer: porque não li esse livro antes?

Os capítulos do livro mostram sempre o que aconteceu com Emma e Dexter no dia 15 de Julho durante vinte anos. As brigas, desentendimentos, choros, alegrias, namoros e tudo mais o que você possa imaginar. E só para falar antes de começar, podem ler a resenha a vontade pois eu não coloquei nenhum spoiler - não que eu me lembre q

Eu amei o livro, amei de verdade. Vou admitir que tinha um pouco de preguiça de ler porque os capítulos são grandes, mas eu sou preguiçosa então desconsiderem isso. A história é incrível, a narrativa é em terceira pessoa e mostra, em todos os capítulos, como está a vida dos dois - mesmo quando eles não estão juntos. Adorei a forma como ele retratou a vida deles, mostrando que a vida tem seus altos e baixos e que as vezes nem sempre é do jeito que nos desejamos quando somos jovens. O livro também é super engraçado, menos na última parte - pelo fato de eu ter lido ela inteirinha chorando, chorando e chorando. Não é uma história triste, os personagens não ficam se lamentando, não tem taaaaaanto drama amoroso entre o casal principal e gostei disso.

Um dos melhores livros que tive a oportunidade de ler esse ano e novamente levando a seguinte questão: porque não li esse livro antes?

Emma é magnífica. Ok, ela faz uma porção de coisas erradas durante a vida dela, mas isso é o que torna os personagens tão humanos e essenciais para a história. Acho que se os personagens não fossem tão humanos e verdadeiros como eles são, a história não seria a mesma. Personagens muito bonzinhos ou que sempre ganham tudo o que querem, resumindo, muito idealizados fazem o livro ficar surreal. Então sim, não estão lendo errado, os personagens são perfeitos. Não tenho nada a reclamar.

Dexter tem menos juízo do que a amiga. Ele tinha tudo para dar certo na vida. Seus pais tinham dinheiro, ele era bonitão e parecia ter uma vida fantástica pela frente. Mas ele começou a ter um pequeno problema com álcool e isso é bem retratado durante o livro. Tirando isso, Dex é um amor. Sério, que personagem querido/bacana/divertido/daqueles-que-você-queria-ter-como-melhor-amigo-tirando-assim-esse-posto-da-Emma.

Minha resenha não está a altura desse livro, mas eu recomendo, RECOMENDO MESMO! Se você ainda não leu, leia. Vale completamente a pena e quando vocês lerem vão ficar se perguntando 'porque não li esse livro antes?'. Um Dia foi lançado pela editora Íntrinseca já faz um tempinho e mês passado (eu creio) a editora relançou o livro com a capa do filme - que também é fantástico, acho que vou comprar só para ter as duas lindas capas na minha estante.

28 comentários:

Sora Seishin disse...

Oi Vanessa!
Ainda não li o livro, mas você gostou tanto que fiquei com vontade de ler!
Eu também tenho preguiça de ler quando tem capítulos grandes... Na verdade nem é preguiça, é que não gosto de pausar a leitura no meio do capítulo, e capítulos grandes dificultam isso :D
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Evellyn disse...

Entendo Van.. tb ando bem sumida do blog... Fim de ano é uma loucura!!! Mts trabalhos, provas...
Menina, agora lendo sua resenha que vc me lembrou isso> caps enormes (liga não, eu tb demorei a ler... mas acho que Um Dia tem que ser lido devagar mesmo), 3ª pessoa! E eu amo tanto tanto!

Sim, a ultima parte é quando ja tivemos todos nossos sonhos pelo ralo, ai é só tristeza!

Pelo visto tivemos basicamente a mesma ideia sobre Dex e Em... Eles são tão perfeitamente errados.. rs

Eu tb ainda comprarei Um Dia com Capa do filme pq aquela capa é VIDA!

bjbj
Evellyn!

Carol Espilotro, disse...

Eu sumo, você aparece. Você some, eu apareço. ASSIM NÃO DÁ! Mas sei como é x3 Estou lendo esse livro neste exato momento, na real, comecei hoje na escola. Espero gostar tanto quando você, porque tenho maior medo de não curtir pelo gênero :/

Beijos, World of Carol Espilotro x

Thaís Varine disse...

Com esse livro vai acabar acontecendo a mesma coisa que aconteceu com Cidade dos Ossos. Todo mundo já tinha lido e resenhado e eu só comprei quando teve uma ótima promoção; depois fiquei gamada no livro. Espero gostar desse também!

Beijos

Thais Priscilla disse...

Eu amei esse livro.
Achei perfeito.

Quero muito ver o filme.

Unknown disse...

Lá vem essas resenha do livro Um Dia só para me deixar mais triste ainda de não ter lido ahuahuaha. Brincando, adorei sua resenha, a cada resenha que leio sobre esse livro sinto mais e mais vontade de ler e espero que ano que vem eu consiga isso, porque para esse a lista está bem cheia.

Bjsss
www.frozenlivros.blogspot.com

Sobre Meus Livros disse...

Todo mundo fala super bem do livro, mas ainda não li, só morro de vontade )= K

Beijos, Bárbara.

Juan disse...

A estória parece ser interessante, mas acho que não consigo vislumbrar espaço para encaixar esse livro em minhas leituras. Boa resenha!

http://sempre-lendo.blogspot.com/

Abraços
Juan

Angela Graziela disse...

Ainda não tive oportunidade de ler este livro
Mas a resenha me chamou atenção no intuito de dar uma oportunidade ao livro
Mas essa ideia de capitulos grandes não me agrada muito "/
Beijos

Luciana Mara disse...

Ei Van!
Para quem estuda fim de ano é mesmo uma loucura (ainda bem que já passei dessa fase).
Então, eu tb quero mto, mto, mto ler este livro.
Vi uma ou outra crítica, mas no geral só leio elogios.
Quero comprar o livro com a capa nova.
Bjins

Juliana disse...

NHAAAAAAAAAA, eu concordo com TUUUUDO. EU amei, amei, amei esse livro com todas as minhas forças <3

Também quero a capa do filme, porque é a coisa mais linda do mundo *-*

Também chorei no final, nem achei graça. Mas acho que o livro se torna real exatamente por causa disso, né? EU achei completamente genial <3

Beijããão!!

Ju
julianagiacobelli.com

♥ Rafaella Vieira ♥ disse...

Oiii Van, como vai? Ahh eu to loooooouca pra ler esse livro, mas me segurando pq pela sinopse é meio parecido com um livro meu (q estou terminando de escrever) e eu tenho medo de ler e depois ficar meio cismada, daí lerei lá para fevereiro! Tb to louca p ver o filme, amo a Anne e o Jim (químca forte)!!
Bjossss bjosss

Jéssica disse...

Faz tempo que teve a "enxurrada" de resenhas desse livro logo que foi lançado, mas confesso que essa foi a primeira que li e acabei me interessando. É tanto livro, tanta informação de tanto lançamento que é difícil acompanhar tudo porque senão eu vou querer todos também rsrs
Acabei me interessando por ele na sua resenha, nem sei quando vou poder ler, mas é sempre bom deixar na lista :p

Leitura Entre Amigas disse...

Sou louca para ler esse livro, cada resenha positiva que vejo, dá mais vontade de ler *-*
E quero assisti ao filme também!
Beijos!

Elidiane - Leitura entre amigas

Luana Feres disse...

Eu entendo seu lado, também. Fim de ano sucks. Já li esse livro a um tempinho e não fiz resenha, não sei porque diabos. Ele é incrivel, Em e Dex são.. Dex e Em. Esse livro é extremamente bem escrito e, apesar da estória não ser uma daquelas que a leitura é rapida, não é cansativo. É só que temos muito o que absorver.

Beijos

Luara Cardoso disse...

Nossa, esse livro tem sido tão falado desde o lançamento pela Intrínseca que eu realmente quero muito ler esse livro!
Mas sabe como é, você quer comprar, mas cadê o dinheiro pra isso? É complicado... E agora lançou com a capa do filme (que também é linda) e como eu fico? É uma super indecisão!
E sua resenha ta ótima! :)

Um beijo,
Luara - @luuara
http://estantevertical.blogspot.com/

Lari Pancieri disse...

Ahh, eu tinha visto a resenha desse livro já. Mas a pessoa falou tanto mal dele que eu logo me desinteressei. Mas sei lá, eu ando meio preguiçosa pra livros novos, daí estou numa época meio épica HDOIUFHSDIUOFH :3
Beeijo!

www.quasedescolada.com

Anónimo disse...

Quando conheci Um Dia, imaginei que fosse um livro meio estranho com essa história re retratar apenas um dia, entende? Mas depois que comecei a ler mais resenhas, passei a me acostumar com isso.
Hoje, sou louca pra ler. Graças a Deus já tenho o meu (com a capa original porque não gosto de capas de filmes, rs).
Beijão

Aione Simões disse...

Também foi um dos melhores livros que eu li no ano!
Amei demais e acho que a melhor coisa nele é a realidade de tudo. O livro é intenso sem ter nenhum exagero. É real, é simples, é verdadeiro, é incrível!
Também fiquei fascinada pela Emma e, muitas vezes, quis bater no Dexter!
Enfim, estou louca pelo filme, agora!
Beijos!

Lipe Ralf disse...

Oi Vanessa, tenho muita vontade de ler este livro desde que vi uma resenha de um blog internacional.
Esse livro parece ser O LIVRO.
Muitas resenhas falam positivamente ele, inclusive a sua.
Vou ver se leio o mais rápido possível este livro, claro que com a edição da capa do filme.

Lipe Ralf
meus-erros.blogspot.com

Karine Marinho disse...

Vou simplificar a coisa toda: PRECISO DESSE LIVRO AGORA! Fim. kkkk' Sério a resenha foi ótima e todo mundo fala bem desse livro! :D
Beijos,K.
Girl Spoied

Carol Ardente disse...

Eu amei esse livro! O Dexter foi muito babaca em algumas partes. Queria só aprontar e não valorizava a amizade e tudo que ele tinha para se dar bem. A Emma é muito fofa, mas também me irritei com ela em algumas partes. O final é muito triste. Não acreditei que o David fez aquele finsl. Deu até vontade de tacar o livro no chão, ams claro que não fiz isso. HUAHUA. Eu demorei mais de uma semana e meia para acabar o livro, porque tinha algumas partes que eu lia com calma e até chatas, e outras que me prendiam. É um livro lindo! A nova capa lançada ficou linda e também quero!
Adorei a sua resenha!
Beijos ;*

Ana Carolina
http://loucospor-livros.blogspot.com

Mari disse...

Eu ainda anão tive oportunidade de ler o livro mais li as resenhas estou louca pra le-lo

Oi estava visitando alguns blogs e encontrei o seu blog adorei...
Já estou seguindo

http://marifriend.blogspot.com/
@Storieandadvic
Espero sua visitinha, adoraria que você seguisse também.
Beijo

Amanda Faustino disse...

Ain, tenho muita vontade de ler esse livro. Mas não sei se leio, ou assisto o filme. Ai, ai.

Beijos, Book and Cupcake

Mariana disse...

Eu conheci esse livro primeiramente pela Anne Hathaway, assistindo ao trailer do filme. E com trailer eu fiquei sabendo que era baseado em um livro e logo ele já entrou na minha lista de próximas leituras. Eu to querendo muito ler, mas o preço ainda não deixou.. esses dias eu encontrei de promoção, mas aí no mesmo dia descobri que iriam lançar com a capa do filme, agora to esperando chegar com a capa do filme *-* (besta, eu sei!! AHSUAHUSAHUS). Obrigada pela ótima resenha, beeijos!

Carolina Mello disse...

Eu já comecei a ler esse livro há séculos e fico enrolando, não que o livro seja ruim, isso também aconteceu com A Menina Que Roubava livros e eu o amo, eu que sou lerda mesmo e enrolona e também andava meio sem tempo (3o ano). Eu começo a ler, aí paro e vou ler outro. Mas dessa vez, eu juro que termino!
Ele é muito bom mesmo...
Beijos, Carol.

www.perdidanaestante.blogspot.com

Anónimo disse...

Senti a mesma coisa que você! E também estou afim de comprar outro só pra ter um com a capa do filme também, a capa realmente está linda. Um dia é um dos melhores livros que eu li nos últimos tempos, e umas das coisas que mais me encantou: não precisou de artimanhas pra isso! Só precisou ser uma história incrivelmente real, romântica, cômica e as vezes terrivelmente triste.
Beijos, Hope.
@HLavelle

Flavia disse...

Quero muito ler esse livro, ja vi muitas resenhas positivas sobre ele , a historia deve ser linda , e parabéns pela resenha ! Bjinhsss

 
Layout de Giovana Joris