Destino - Allie Condie.

Título: Destino.

Original: Matched.
Autora: Allie Condie.
Editora: Suma de Letras.
Nota: 4/5.

Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

Eu estava ansiosa pra ler Destino, mas como todos os livros que eu crio muitas expectativas eu desanimo, eu resolvi relaxar e ler o livro sem pensar nada sobre ele. Não me decepcionei, é um livro muito bom, apesar de começar um tanto quanto desanimado. E vou confessar, fiquei com medo da Sociedade, pronto falei.

Cássia confia na Sociedade de olhos fechados, aliás eles são a Sociedade que deu certo entre tantas as outras. Eles vivem feliz, em paz, tem uma vida incrível, mas tudo o que fazem são decididos pela Sociedade e ninguém ousa discordar. Cássia acabou de completar 17 anos e teve seu Banquete do Par, aquele que as pessoas com essa idade participam para ver quem será o seu par para a vida toda. Para sua surpresa, o rosto de um dos seus melhores amigos, Xander (não consigo, sempre lembro do Xander do seriado Buffy quando vejo/falo/escrevo o nome dele), aparece na tela e ele será o seu Par. Mas então, quando ela achava que estava tudo certo, o rosto de outro rapaz aparece na tela e depois se apaga rapidamente. Agora ela não sabe no que acreditar, não sabe o que pensar da Sociedade e sente uma vontade tremenda de escolher entre Xander, seu Par perfeito segundo a Sociedade, ou Ky, o outro rapaz da história.

Como eu disse, tentei não ter expectativas sobre esse livro, não tive e não me decepcionei - como já falei. No começo a história estava um pouco devagar, as coisas aconteciam, mas nada de mais. O meio me deixou curiosa e o final me fez querer ler o segundo livro loucamente! Devia ser proibido os autores fazerem finais como esse de Destino. A leitura é fácil, os capítulos são curtos e a escrita da Allie é muito boa. Não fiquei confusa, mesmo pensando que ia ficar já que se tratava de um mundo novo, com regras novas e tudo mais. Mas eu gostei, achei super interessante como ela colocou tudo isso. Apesar de pouca ação acontecer no começo e no meio do livro, a leitura é agradável, você fica querendo saber mais sobre a Sociedade, saber o que eles fazem e ver o que a Cássia vai fazer no final das coisas. Aceitar tudo o que as pessoas dizem que ela tem que fazer ou tomar suas próprias decisões - mesmo que isso acabe com a vida dela?

O que dizer dos personagens? Minha síndrome não está atacada, to gostando dos personagens ultimamente e minhas resenhas saem melhores quando eu gosto dos personagens, eu sinto isso. Cássia (como não podia gostar dela quando ela tem o nome da minha mãe? q) no começo não me interessava muito, mas com o decorrer do livro ela me encantou e eu gostei dela. Ela sabia que o que estava fazendo era errado, mas mesmo assim não se arrependia. Era o que ela tinha que fazer e pronto. Ky é um amor, sedutor e misterioso. Uh, meu personagem favorito. Quero saber mais sobre ele, tomara que conte mais no segundo livro. Xander é bobão, mas que é um amor com a Cássia e sempre ajuda ela. E ele deve, né? É o Par dela, poxa.

E a Sociedade? Medo! Sério, desconfio de todos lá, nenhum Funcionário deles é confiável. E aqueles comprimidos? É, eles carregar três comprimidos, o azul os deixam alimentados por muito tempo pro caso de viagens longas, o verde que os acalma e o vermelho que ninguém sabe o que é. Pra mim é tudo droga, sério. Sei que na verdade não é assim, mas eu não tomaria nenhum. Nunca se sabe.

Recomendo o livro, sem mais, minha resenha já está muito grande. Destino é um dos livros da editora Suma de Letras.

30 comentários:

Patricia Ferreira disse...

Oiii,

Ainda bem que gostou quero muito ler este livro e estou curiosa também, ainda tenho que comprá-lo. UHASUASHUSAH'
É a primeira resenha que leio inteira deste livro.. =X Mas tipo eu acho que não é o tipo de leitura que estou acostumada, mas quero ler, pois eu simpatizei com o livro. Em fim, ótima resenha e ainda bem que gostou da personagem... ;D
Acho que asociei este livro com feios por causa da sociedade que decide tudo e ninguém fala nada e talz... Mas não tem nada a ver um com o outro e acho que se fosse eu também não tomaria estas pilulas.
Estou louca para lê-lo e tomara que não demore neeh!?Caramba que comentário longoo. auhsausashsauhasusahu'

Beijão, Patty
Cartas para Ficção

Juan disse...

Esse é o tipo de livro que eu crio uma certa resistência, mas que com o passar do tempo o positivismo que circunda a obra começa a me chamar a atenção. Li resenhas bem legais sobre esse livro, e essa Sociedade esta me deixando intrigado, então talvez eu ainda leia esse livro.
Boa resenha.

http://sempre-lendo.blogspot.com/

Abraços
Juan

Juan disse...

Esse é o tipo de livro que eu crio uma certa resistência, mas que com o passar do tempo o positivismo que circunda a obra começa a me chamar a atenção. Li resenhas bem legais sobre esse livro, e essa Sociedade esta me deixando intrigado, então talvez eu ainda leia esse livro.
Boa resenha.

http://sempre-lendo.blogspot.com/

Abraços
Juan

j disse...

Desde que vi a capa pela primeira vez já quis o livro.. Ainda não comprei e não li, mas cada resenha que leio me dá mais vontade.
És a primeira que vejo que tem medo da Sociedade! uIAHiua

Beijos
Conjunto da Obra

Thais Priscilla disse...

Sempre tive vontade de ler esse livro mas até agora não tive oportunidade de comprar ainda :/

júpiter disse...

Achei esse lance dos comprimidos muito inspirado em Matrix, haha, com certeza a autora usou como referência.
Tenho visto muito desse livro nos blogues ultimamente mas ainda não animei muito com ele não.

gostei da resenha ^^
bom final de semana
beijos!

Aione Simões disse...

Eu quero muito ler esse livro!
Acho que eu teria medo da Sociedade também!
E que bom que, mesmo com o começo e o meio um pouco parados, o livro é bom e tem um ótimo final!
Também acho que finais que nos matam de curiosidade deviam ser proibidos hehe
Beijos!

Bianca Sampaio disse...

Nunca li nada distópico, mas já assisti a filmes com temas parecidos e acho muito interessante! Adorei a resenha, me deixou curiosa para saber como a Sociedade funciona haha

Beijos, Bianca
epilogosefinais.co.cc

Luciana Mara disse...

Ei Vanessa!
Vc tá msm me surpreendendo gostando dos personagens. o.O
A história parece msm ser bacana, mas acho que vou esperar publicarem mais volumes.
Quero conhecer o Ky =P
Bjins

Marina Oliveira disse...

A cada resenha lida, mais curiosa eu fico sobre esse livro. Estou morrendo de vontade de lê-lo há um tempão. A história parece ser bem interessante e original. Espero poder lê-lo em breve :X
Beeeijos

Marina Oliveira
http://distribuindosonhos.blogspot.com

Angela Graziela disse...

Ainda não li este livro
E tem muita gente falando dele, e a gnt que não le se sente super por fora!
E por isso que estou louca para ler ;)
Beijos

Chel Lima disse...

Eu estou com ele aqui em casa, só enrolando para ler, SUHAUHSUAHS. Mas realmente parece ótimo. Ótima resenha, ness <3

Rachel Lima
http://etcoetra.blog.br

Anónimo disse...

Oi Van!!!

Não gosto muito de livros em épocas diferentes da nossa, futuro ou passado. Fiquei meio assim pra ler Destino por conta das coisas diferentes do mundo em que vivemos hoje. Mas, depois de ler o primeiro capítulo e a sua resenha, estou com muita vontade de ler! rsrs Acontece, né? rsrs

Beijos!!!

Larissa Beraldes disse...

Sei que você não tomaria nenhum comprimido Van! UHASUHASUHASUHASHAUSHAUHS
to louca pra ler esse livro.
Adoro essas coisas de ficção científica e sua resenha só me deixou com mais vontade.
Amei!

Gabriela Morgante disse...

Também gostei muito de Destino!
Minhas expectativas estavam altas por isso me decepcionei um pouco no começo, já que a história lenta... Mas depois as coisas vão melhorando!
Amei o Ky, e também quero saber mais dele *-*
Ótima resenha Nessa :)

Beijos,

Gabi
Mundo Platônico
http://gabiiem.blogspot.com/

Glaucea Vaccari disse...

Quando lançou eu não me interessei muito por esse livro, mas depois de ter várias resenhas positivas acabou chamando minha atenção.
E eu não tenho tantas expextativas, acho que isso é bom então.
Bjo

João Paulo disse...

gostei bastante do livro, da história...sou muito fã desse estilo de livro! li em book tour, nem tenho o livro aqui em casa #chora

J.
-The Eater of Books

Amanda Faustino disse...

Eu ainda morro de raiva, porque eu ganhei esse livro em uma promoção do Burn Book e não chegou aqui em casa e, até hoje morro de raiva.
Já era pra eu ter lido esse livro a tempos, ai que ódio.

Deve ser bem legal...
Gostei da sua resenha.

Beijo,
Amanda Faustino
http://www.bookandcupcake.blogspot.com

Salomé Fernandes disse...

Que bom que vc gostou do livro. Apesar de não ter muito ação eu tbm gosto bastante dele.
É bom ler um livro com expectativa normal, se for alta as vezes decepciona. Ahh, eu tbm fiquei com medo da Sociedade. hasuhas

Beijos;*
http://deliriosdesalome.blogspot.com

Evellyn disse...

Hhaa sua resenha ta engraçada!
ACho otimo qnd vc gosta dos personagens, me da uma confiança a mais no livro..
eu tb acho a Sociedade uma coisa meio creepy (sempre lembro do filme 'A Ilha')
Ai que bom que as coisas não são confusas e a escrita da autora é boa - isso é fundamental! Ainda mais pra algo distópico!
H,.. eu gosto dos bobos, mas do jeito q vc falou acho que vou preferir Ky! hahha

Vou ler um dia!!
bjs
Hey Evellyn!

Ana Ferreira disse...

Vanessa,
Não estou muito a fim de ler esse livro, fico hesitante quanto a ele, acho a história um pouco, como dizer, "batida" haha
Não consigo simpatizar com sociedades distópicas e com essa tal de Cássia. Sinto que ela vai ficar com o Ky sem sequer ter lido.

Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto

Bruno disse...

Não gostei muito de Destino. Em relação à distópicos eu sempre ficarei com Delirium.

Destino é mt mimimi pra pouca sociedade!
Mas sua resenha ficou ótima! haha

Sora Seishin disse...

Oi Vanessa!
Eu já li esse livro e também gostei!
Concordo com você: MEDO da sociedade O_o
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Nathália Risso disse...

Oi Van :)
Estou doida de vontade ler Destino! Comprei há um tempão, mas preciso encontrar uma brecha em minha lista de leituras hehehehe
Van, sua resenha ficou muito boa! Fiquei com uma super vontade de começar o livro agora; deve ser ótimo! Uma leitura totalmente diferente!
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo no blog: Promoção 6 meses
Passa lá :)
Beijos, Nath
@brgnat
Books in Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

Luana Feres disse...

Ah, eu gostei da sua resenha. Eu também faço isso, crio expectativas e me desaponto quando o livro não consegue atente-las. Foda. Mas Destino parece ser bacana, me lembrou Hunger Games, não pergunte porque. A capa é linda, também.

Beijos
Mulher gosta de falar

Thaís Varine disse...

Antes eu era louca pra ler hoje nem estou mais. Se um dia eu conseguir ler tudo bem e se não conseguir vou deixando pra depois. Eu quero ainda ler, mas já não é prioridade. =/

Beijos

book disse...

Ahh Nessa, to doida pra ler esse livro, acho a capa dele tão linda <3
E que bom que tu não se decepcionou com a história, é mesmo uma droga quando a gente espera muito de um livro e ele não corresponde as nossas expectativas D:
E bah, fiquei curiosa com A Sociedade agora #tenso
Adorei sua resenha :D
Beijoca!

www.estantechick.com

Anónimo disse...

"Pra mim é tudo droga!" Faltei morrer de rir quando li esse comentário seu, de verdade.
Quero muito ler Destino.
Tô com ele em mãos, mas é tanto livro pra ler que nem sei qual passar na frente.
Beijão

Estefânia disse...

Olá Vanessa, tudo bem? Eu adorei sua resenha. Há um tempão estou "namorando" este livro e você me deixou mais curiosa ainda, eu adoro ler livros como esse, que abordam temas da sociedade e tal (eu também não tomaria os comprimidos, rs). Já estou participando da sua promo deste livro, quero muito ganhar, claro.

Beijos, Blog Hora da Leitura (bloghoradaleitura.blogspot.com)

Mariana disse...

Eu sei que muita gente amou esse livro, mas eu sinceramente não tenho muitas expectativas para ele. O livro parece ser bom, mas não acho que seja tudo que isso que falaram em algumas resenhas.. mas antes preciso ler (já vou falando antes de conhecer HAUSAHUSAHUSAU mas é que realmente não me chamou muita atenção) Obrigada pela resenha, beeijos!

 
Layout de Giovana Joris