Os Meninos de Gateville - Renatho Costa.

Título: Os Meninos de Gateville.

Autora: Renatho Costa.
Editora: Novo Século.
Nota: 3 (bom).

Jimmy, um escritor de sucesso, vivendo um momento de absoluto conflito emocional, sai para uma viagem sem rumo e acaba chegando à Gateville. Lá, o escritor se vê diante do maior mistério que até então vivenciou ou criou em seus romances e, sem que planejasse, assume o compromisso de descobrir o que aconteceu na noite em que o menino Tommy morreu. No entanto, as três crianças que estiveram com Tommy, no dia do crime, deixaram a cidade e Jimmy passa a procurá-las por vários lugares do mundo. Durante a procura pelos meninos de Gateville, a vida de Jimmy vai mostrando um lado que nunca havia sido exposto. Será que descobrir o que aconteceu com Tommy trará a redenção de um passado? É só isso que Jimmy pensa enquanto segue pista a pista, cidade por cidade até chegar ao Brasil.





Eu tava com esse livro faz um bom tempo pra ler, mas vocês sabem, a gente sempre acaba passando aqueles super novos que a gente acabou de comprar e está louca pra ler, na frente dos que a gente comprou/recebeu primeiro. Eu sei, eu sempre faço isso. Mas enfim, esses dias tomei coragem e fui ler o livro.

O livro traz coisas que eu gosto muito como investigação e suspense. James fica totalmente maluco pelo assassinato de Tommy e por ninguém ter conseguido encontrar o culpado, que ele mesmo começa suas investigações. Mas isso vai acabar destruindo a vida dele de uma maneira, que ele nunca mais voltará a ser o James de antes.

A história é muito bom, mas achei que não foi tão bem explorada. O autor deixou muito suspense no ar e isso é muito ruim. O livro tem umas trezentas páginas e até a 280 não tinha nenhuma pista no ar, nenhuma resposta. Suspense de menos é ruim, mas muito suspense é pior. Sério!

Tem poucas falas, é mais narrado e isso torna a leitura lenta. Tirando isso, eu gostei do livro em si, da história, das explicações e do final. A linguagem é fácil, mas tem muitas cenas fortes, palavreados não muito bonitos, vamos dizer assim. Nada que me fizesse desistir do livro, mas tem muita gente que não gosta.

Os personagens não foram muito marcantes e adivinha? Não gostei de nenhuma pessoa. Não é minha culpa gente, tentem entender. James é o único que vale a pena falar. Ele me irritou muito! As investigações estavam acabando com a vida dele, as pessoas perto dele sempre acabavam prejudicadas também e mesmo assim ele estava determinado a encontrar o assassino. Ok, legal da parte dele, mas isso não torna ele menos babaca na minha opinião. Natalie, a 'fantasma', foi a menos chata e provavelmente isso se deve ao fato dela não estar mais viva. Mas como já disse antes, não gostei de nenhum.

Gostei do livro, mas não me conquistou totalmente. Faltou alguma coisa, talvez um pouco mais de ação e menos suspense. O livro foi lançado pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira da Novo Século. E muito obrigada ao Renatho por me mandar um exemplar para a resenha.

22 comentários:

Cadinho RoCo disse...

Sempre penso haver um ponto bastante subjetivo em toda e qualquer leitura. Você pode estar diante de um belíssimo romance, mas se não há aquela magia da ligação leitor leitura, nada feito.
Quero convidá-la pra conhecer Painéis Cadinho RoCo, óleo sobre tela, que comercializo e exponho em fotos no blog que assino.
Cadinho RoCo

Nathália Risso disse...

Oi Van!
Adorei sua resenha, já havia lido algo sobre esse livro e me interessou bastante! Parece ser muito legal, é o tipo de livro que gosto! Vou anotar em minha lista :)
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
Beijos, Nath
@brgnat
Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

Marina Oliveira disse...

Sei lá, esse tipo de livro não costuma atrair minha atenção...
Boa resenha :)
Beeijos

Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

Mariana Ribeiro disse...

Olá, Vanessa!!
Adorei a sua resenha!!
Que pena que este livro não atingiu muito as suas expectativas. Adoro também um bom suspense na história, mas o exagero deixa o leitor ansioso demais pelo desfecho e não acho isso legal. rs
Não pretendo colocá-lo na lista de desejados por enquanto rs.
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Vanessa! Estou ansiosa para ler Os Meninos de Gateville. Beijos!

Nana Barcellos disse...

Oi Van
tudo bom?
Bem interessante a sua resenha, acho que acaba com qualquer pessoa ler algo que promete um suspense para algo grandioso e acaba não acontecendo, né?

Imagino muito bem sobre o que você disse sobre os livros que passaram na frente hahaha aqui está a mesma coisa.

bjs

Nana
Obsession Valley

@whosthanny disse...

Eu adoro a capa desse livro! O gênero em si não me chama muita atenção, mas acho que eu leria o livro. Ia ficar roendo as unhas com tanto suspense HAHAHAHA Gostei do seu ponto de vista :D

xx thanny in wonderland

Evellyn disse...

Huahua,
ai suas resenhas... adorei.. Sabe eu nunca tive mt vontade de ler esse livro... Sei la talvez eu leia um dia, mas tb acho q a falta de dialogos deixa a leitura meio cansativa... enfim

Mas sabe que essa parte de fantasma eu amei? ando num fase fantasmagorica! rs

bjsss

Carol Espilotro, disse...

Como amo suas resenhas. Fuck yeah UKHSDHKUSDHKUSD Acho que vou ler esse livro, só preciso roubá-lo/pegar emprestado de alguém D: SKDUHSKD Eu odeio Glee, o Bruno é louco. So mais sangue -s

Beijos. world of carol espilotro x

Caue1507 disse...

adoro livros de suspense, mas como vc disse, mto suspense tbm eh dmais! fiqei em duvida se vou gostar do livro ou não.. acho q soh lendo msmo xD

--
hangover at 16

Ana Ferreira disse...

Olá, Vanessa!
Sinceramente, não esperava que esse livro pudesse causar a impressão que, pelo visto, ele lhe causou.
Via um atrativo nele, sem saber muito da história. Julguei pela capa!
Estava esperando que seguisse a linha Uma Crença Silenciosa em Anjos, que tem alguns pontos em comum com Os Meninos de Gateville, mas pelo visto não tantos.
Enfim, né?
Nunca se sabe.
E parabéns por prezar pela honestidade. Sempre.

Beijos,
Ana - Na Parede do Quarto

Carolina Araújo disse...

Ah eu gostei da resenha, e livros com suspense são sempre bons! Concordo que suspense e segredos demais, estraga a história! Tem que ser na medida certa! Gosto de como você resenhou, deu vontade de ler e tirar minhas proprias conclusões! :D
Beijos,
C. Araújo.

Mei Fujioka disse...

Realmente suspense demais cansa e narrativa demais também. A história parece bem interessante, deve ser um estilo Sherlock Holmes, mas é claro que a história dele se desenvolve bem mais rápido.

Lu disse...

olá Vanessa,

o livro não me conquistou não, =/
fiquei desanimada a ler, rsrsrs.
Aff, a história até parece ser interessantes, mas por enquanto vou passar esse. ^^

beijos.

Thaís Varine disse...

Gosto desse tipo de leitura, mas pelo jeito esse não é tão legal assim. quando não tem um personagem de quem eu possa gostar a leitura como a sua se arrasta. Ainda mais quando não tem dialogos! =/


Beijos

Bruna Kitty disse...

oii querida!!

nossa, quando li a sinopse fiquei super entusiasmada, mas sua descrição me desestimulou um pouco.
gosto de livros com muita narrativa e histórias muito lentas me dão uma preguiça super de ler... mas mesmo assim acho que vou dar uma chance ao livro.
muito boa sua resenha =D

megaa bjoo
;**
http://bybrunakitty.blogspot.com

obs: como faço pra ser sua parceira?

Niii disse...

Adoro investigações o/

Regiane Cristina S. disse...

Eu gosto bastante de livros que possuem bastante narração e pouco diálogo. Bom, é claro que depende do trabalho do autor. Livros desse tipo que eu gostei muito e que me lembro no momento foram Perfume: A História de um Assassino e o Arquiteto do Esquecimento.

Nossa quando nenhum personagem é marcante, complica. Eu não me importo se o protagonista não me agrada muito, mas sempre tem que ter algum personagem que atraia minha atenção. Agora se um livro possuir apenas personagens chatos, é praticamente impossível eu gostar.

De qualquer forma, o livro parece ter uma história interessante, pois adoro investigações e suspense ;)

Parabéns pela resenha!
Beijinhos,

Ler e Almejar

O Mundo escuro de Morringhan disse...

Eu quero ler esse livro, mas não sei quando conseguirei fazê-lo. Apesar de ter ficado "com o pé atrás" com sua resenha...Mas preciso ler com meus próprios olhos. Admiro porém, sua sinceridade para com o livro. Gosto de suspense, mas me dá nos nervos que o livro, seja de qual estilo for deixe tudo para as últimas páginas. Por exemplo, um livro que não tem nada a ver com esse. "Crepúsculo", gosto de todos da série, mas se minha amiga não tivesse me instigado a ler "Lua Nova" teria um péssima impressão da série. É porque no primeiro livro, a ação acontece já nas últimas páginas. aff
Mas, como disse, ainda pretendo ler o livro que vc resenhou. Parabéns pelo blog. Kisses ^-^

Entre Fatos & Livros disse...

OI!
Gostei da sua sinceridade!

Ainda não li, mas com certeza lerei. Ganhei o livro de cortesia para resenha, então está garantido.

Vou prestar bastante atenção na leitura e depois eu dou a minha opinião se concordo com seus pontos de vista.

Engraçado, pelo título e capa a gente imagina que as personagens são do tipo fortes, cativantes e cheias de opiniões.


Enfim, vou precisar conferir!

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

MRVentura disse...

Achei o livro bem forte e me surpreendeu bastante.

Adorei a resenha.

Bjs

Mariana Melo disse...

Adorei a resenha, e valeu pela dica: passarei longe desse livro, hahha.. creio que ficatia irritadíssima com tanto suspense.

http://felizvrosparasempre.blogspot.com/

 
Layout de Giovana Joris